segunda-feira, junho 06, 2005

vou tentar responder

parece-me claro que PS e PSD vão utilizar o argumento do "...o teu primeiro-minitsro também se foi embora!" nos proximos 100 anos! não quero nem comparar a saida de Durao Barroso à do Engenheiro: é, pura e simplesmente, incomparável.

ainda bem que o Despertador tocou. e tocou numa questão que me parece essecial para uma verdadeira reforma do sistema politico, que é muito mais que a mera limitação de mandatos. o voto para a A.R. tem que ser utilizado de forma diferente. a criação de circulos uninominais é de uma importancia vital para a aproximação do eleitorado ao seu representante institucional. defendo os circulos uninominais porque desejo que o sistema politico "ressuscite" de uma morte anunciada ha muito tempo.

quanto há experiencia com governos "laranja queque" e "rosa choque": vamos a factos.
cavaco silva fez o que mais ninguem fez pelo desenvolvimento de Portugal (em quase todos os campos), coisa que mario soares nunca tentou (remember bloco central...?).
antonio guterres fez o que ninguem pensava que fosse possivel, mas sobre isso ja se falou tudo o que havia a falar.
durao tentou endireitar o que ja estava muito torto e santana deixou-se corroer pelo proprio partido e pela falta de preparação que tinha para ser primeiro ministro.

por fim: Socrates. Socrates, o Engenheiro II, tem agora a oportunidade que o PS merecia que lhe fosse dada pelos portugueses: Arranjar aquilo que descompuseram enquanto o Engenheiro e "sus muchachos" (des)governaram o País.

e eu espero que o componham mesmo, porque sou Português e o meu partido é Portugal.

1 comentário:

Tuca Maia disse...

Na minha opinião o Durão Barroso foi bem pior que o Guterres, pois foi um oportunista. O Guterres nada saiu a ganhar com a saída, bem pelo contrário, deu a oportunidade aos seus adversários para o espezinhar mais ainda, sem se poder defender. O Durão foi um espertalhão, ao ver que mais ninguém queria pegar na presidência da comissão europeia pegou na oportunidade e fugiu do caos que o seu governa se tornara em tão pouco tempo, fugindo assim à avaliação do Povo. Ou seja, O Guterres assumiu a sua incapacidade e erros e deixou que os Portugueses escolhessem outra pessoa para governar o país. O Durão, além de não ter tido a frontalidade de assumir o caos que o seu governo se tinha tornado em tão pouco tempo, não teve a coragem de entregar o governo ao seu nº2, que era da sua confiança, ou então pedir eleições antecipadas, o espertalhão…
Entre um “Nabo” que assume os seus erros e um “espertalhão” que o que quer é tratar da sua vidinha, condeno mais o segundo.