sexta-feira, junho 17, 2005

Sei que não não faço parte dos Cósmicos de Direita, mas gostaria de dizer uma ou outra coisa sobre a "Manif contra a Criminalidade", promovida por alguns criminosos.
Primeiro, um dos principais problemas que existe na nossa Sociedade é quando desvalorizamos este tipo de acções. Quando dizemos que são apenas tantos. Creio que o problema é já serem tantos, independentemente do número. Um dos maiores problemas que a Alemanha atravessa é o aumento de neo-nazis que só se deve ao facto de se ter fechado os olhos a isso até agora. Há que olhar estas situações com cuidado. A passividade leva a que este tipo de ideias tenham eco na sociedade. Primeiro é preciso apostar na segurança do país, acabar com os gangs e fazer com que qualquer um de nós se sinta seguro em Portugal. A insegurança motiva desconfiança e medo. Daí à adesão a este tipo de grupos é um passo. Em Lisboa e no Porto existe essa desconfiança para com os negros, noutros locais é para com os Ciganos, mas como estes se afastam, também, de nós e são em muito menor número, não ligamos muito. Por isso, primeiro, SEGURANÇA.
Segundo, criar as condições necessárias para que todos consigam uma integração social. Para isto é necessário criar nos bairros complicados uma rede educativa (desde creches a escolas secundárias) que possibilitem essa integração e que tenho autonomia de acção. Não pode caber na cabeça de ninguém que com crianças sem bases familiares sólidas (pois, normalmente, os pais passam o dia todo a trabalhar, por exemplo) e propensas a marginalidade, não vendo, na escola, grande futuro, que existam turmas enormes com 27 ou 28 alunos. Como é que o professor as pode cativar sem uma personalização do ensino? E, claro, a escola deve ser um local seguro, nem que seja preciso estarem os PSP's ou GNR's à porta e lá dentro. O Sistema Educatido acaba por não conseguir dar resposta pois gira muito à volta do Capital Cultural considerado erudito, o que faz com que estes alunos se distanciem completamente. Existem outros factores a ponderar, como, por exemplo, o apoio de instituições do estado aos pais para que os filhos não fiquem na rua. A criação de instituições como, por exemplo, a Casa Pia em locais como estes são importantíssimos, pois normalmente funcionam como família o que permitirá aos miúdos estarem ocupados de manhã à noite, nestes locais, seja praticando desportos, seja aprendendo, seja trabalhando, etc. Só assim é possível evitar que sejam iniciadores de ou recrutados para gangs.
Existe todo um conjunto de medidas mais, mas como o meu conhecimento sobre a matéria é pouco não quero dizer muitas asneiras.

Agora que a extrema-direita, se continuarmos assim, obterá respostas positivas da sociedade, isso acontecerá.

3 comentários:

despertador disse...

As causas são a exclusão social, não só, mas acima de tudo.

XanaeR disse...

e porque não repatriar os emigrantes clandestinos, para acolher decentemente os emigrantes legais?

notem nas diferenças entre as primeiras gerações de emigrantes das nossas es-colonias e as gerações de hoje, 3º ou 4º geração.

ha certos problemas que não passam por escolas e creches nos bairros. para que vamos colocar os miudos na escola, se chegam a casa e tem um pai diferente de 15 em 15 dias, se a mae com 17 anos ja vai para o 3 filho, se moram numa casa sem condições, etc, etc? mais do que isso: o professor não é um substituto dos pais! essa é uma concepção errada que se apoderou do nosso sistema de ensino.

este tema mexe muito comigo, sou sincero. assumo que tenho posições relativas a emigração que me pode conotar como radical, mesmo não o sendo. agora, não posso aceitar que se façam lavagens cerebrais em pleno seculo 21.

despertador disse...

Caro Xanaer, nunca disse que o professor deve substituir os pais, até porque discordo completamente dessa ideia. E acredita que não se apoderou do Sistema de Ensino. Mas, em relação ao ensino, este é uma forma de integração, logo deve estar pensada para cada situação. Autonomia para as escolas. Repatriar os ilegais? Mas o que achas que é feito quando se encontram emigrantes ilegais? O problema é que nem os legais recebemos decentemente, daí que a criminalidade, na maior parte dos casos, seja cometida por filhos emigrantes, ou seja, por cidadãos nacionais. O único problema é a forma como os recebemos. Nos ghetos, como, por exemplo, a Cova da Moura, instituições sociais têm tido muito sucesso, porque evitam, até determinado ponto, a entrada dos miúdos, em idades fortemente influenciáveis, para o mundo clandestino, porém é sempre pouco, porque nem o próprio Estado ajuda a isso.
Não me pareces ser radical, sinceramente.