terça-feira, junho 07, 2005

Discordâncias II

Creio que existe alguma confusão sobre as competências da Câmara e as competências de empresas privadas e do Estado (Posto Médico e ADSL...). Quanto ao posto médico, esta câmara sempre defendeu que se mantivesse o Centro de Saúde que foi substituído pelo de Urgezes e o que fez o Governo PSD-PP... fechou um e abriu o outro, era mesmo necessário fechá-lo? Quanto à ADSL, não trabalho na PT ou na Novis, não sei.
200 contos ou mais para fazer ligação poderá ser caro, mas não nos esqueçamos que estamos a falar de preços (disponíveis no sítio da Vimágua) e que são calculados através das distâncias pelas quais terá que ser feita a ligação, isto não é aos 200 contos para todos os casos. Os 200 contos são daquelas generalizações que se tenta colar. Claro que a Câmara podia pagar tudo, mas já agora, por que não também a água, ser tudo gratuito? Quanto a Ronfe, moro cá à beira, e acredita, falta muito pouco. Brito, idem idem. As ligações dependem da vontade das pessoas em ligar. Se me disseres que convém sensibilizar, que os Presidentes de Junta devem ser os primeiros a sensibilizar, que para quantias altas deve haver um apoio, concordo, mas não se generalize.
Concordo contigo nos TUG e nos centros de Noite. Nos ATL's e nas creches, discordo. Não estou com isto a dizer que já há suficiente, não há, mas quase todas as freguesias que visitei têm um, se não têm pelo menos há um muito próximo. Podia ser melhor, mas, não sei se sabes, Guimarães é dos concelhos que mais tem investido neste tipo de infraestruturas, não tenho aqui os dados concretos que me arranjaram (voltei a pedí-los ao César Machado, mas entretanto ele teve aquele problema). Se falasses no abandono escolar, concordaria. Realmente, neste âmbito há muito para ser feito. Claro que eu já sei que enquanto há uns 8 ou 10 anos o vosso discurso era virado para o centro, pois diziam que o PS só queria saber das vilas, agora mudou, nós não queremos saber das vilas. Eu tenho a sorte de viver bem fora do centro de Guimarães, pois permite-me saber o desenvolvimento social que as freguesias têm tido e, acredita, a fatia de dinheiro que é gasta, por ano, em obras do género das que focaste nas freguesias, é muito maior que o que por ano se dá a Vila Flor ou ao Multiusos.
Acho piada a esse discurso do "eu não penso só nas elites", eu sei que não, mas ninguém pensa, nem o PS, acredita. Esse vosso discurso não pega, pois não é com os votos do centro da cidade que o PS ganha as eleições, nunca foi. Já se questionaram por que é que é com os votos das vilas? Por que é que uma junta pode ser PSD, mas dá uma larga maioria ao Presidente de Câmara? Eu sou professor e quando o sucesso dos meus alunos é menor ou maior eu tenho que reflectir também na minha praxis. Claro que é fácil dizer que a culpa é deles e ficar por aí, mas a maior parte das vezes não é. Quando um partido perde (ou ganha) a culpa não é da capacidade mental dos eleitores, mas do partido que perdeu. Quando não se sabe perder, diz-se que o árbitro roubou.

Quanto ao discurso de isto agora está bem melhor, é sempre esse em todos os partidos. Também o faço, admito. Creio que quando somos poder, fazêmo-lo sempre. Agora, o facto de estar melhor não implica que não possa estar bem melhor, nunca disse isso. Acredito que daqui a quatro anos o há-de estar. Agora, que o PS torna a ganhar as autárquicas em Guimarães, torna. Estamos a falar de uma cidade que teve Pres. da Câmara do PS e do PSD (António Xavier - de quem por vezes pensam que sou familiar), não falamos de Braga que só viu um presidente de câmara até hoje. Se o Povo soube mudar quatro vezes demonstra maturidade política. Agora, também o há-de saber fazer quando for necessário.

Sem comentários: