segunda-feira, junho 06, 2005

Boas novas para Setembro...

...assim o anunciou hoje em plena Assembleia Municipal o deputado socialista José Lopes, também chefe de gabinete do Governador Civil.

Não estou a exagerar nem a gozar, mais observadores cósmicos lá estiveram e ouviram o mesmo que eu.

Daquilo que pude descortinar do emaranhado de ideias soltas e muito genéricas que apresentou, retive que o programa VIA (como foi apresentado em Novembro naquela camara) e agora PIAVE (como foi denominado na portaria que o tornou realidade e permitiu aos empresários e aos trabalhadores terem uma ferramenta de 60 MILHÕES DE EUROS à disposição para modernização, formação e alteração de produção foi um flop de execução (por acaso o deputado José Lopes não reparou que tendo o mesmo sido criado em Janeiro e tendo o Governo mudado em Fevereiro/Março, a boa ou má execução do PIAVE é quase inteira responsabilidade do actual Governo que não promove nem utiliza esta ferramenta?) apesar de ter muitos instrumentos plenamente válidos E ÚNICOS até à data porque nem o Governo nem a Câmara Municipal apresentaram até à data qualquer proposta exequível para minorar os efeitos da crise no Vale do Ave?

Por outro lado, a outra coisa que retive foi o deputado José Lopes ter tomada a inteira responsabilidade pelo facto de os sinais que a economia apresenta serem tendentes a que em Setembro (será mesmo o de 2005?...) as coisas já estarão bem melhores.

Sejamos claros: se o rídiculo pagasse imposto, o nosso défice estava salvo nesta Assembleia Municipal! Como não paga e, pelo contrário, esta Assembleia foi extraordinária para discussão da economia e estado social do concelho de Guimarães e apenas o PSD lançou propostas para discussão (sendo que os convocantes fizeram apenas discursos miserabilistas nacionais e cumulados qual cereja no topo do bolo pelas "pérolas" previsionistas do deputado José Lopes) e que tendo todos os presentes sido pagos à razão de cerca de 70 euros cada e seriam uns 137 deputados mais 11 vereadores mais a 3 da mesa, vejam só o que não piorou o nosso défice nestas 3 horas!

E é isto a qualidade geral do PS neste concelho. Excluíndo alguns técnicos razoáveis como o Eng. Martins Soares e alguns políticos interessantes como o meu amigo César Machado, é o total deserto de ideias naquela bancada "yes-man". O que é de lamentar, porque aqueles senhores e senhoras são os nossos representantes, são a voz do Povo.

E se assim vai o Povo, explicada está a crise que nos assola...

1 comentário:

despertador disse...

Concordo contigo na apreciação que fazes do discurso do José Leite, em quase tudo... Já me disseram que gosto sempre de ser do contra :).