domingo, junho 26, 2005

Por falar em música...

Depois de alguns dias de afastamento quase completo desta vida cósmica (mesmo o meu Raíz está em velocidade cruzeiro) voltei, pois sinto-me incentivado pelo post do nosso "camarada" (desculpem o tique esquerdista) Pires.
Por falar em música, ultimamente tenho andado a ouvir música portuguesa, da verdadeira música portuguesa, daquela música feita por nós e para nós, em que cantar em inglês não era moda... Todos esses grandes músicos e grandes poetas, da geração libertadora, estão esquecidos, infelizmente. Sérgio Godinho, José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Janita Salomé, Vitorino Salomé, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Manuel Freire, António Gedeão e o grande José Afonso. Há muitos mais, mas se estes já andam esquecidos em Portugal, então os outros que aqui faltam, muito mais.
Aquele que me faz ficar mais entristecido pelo esquecimento a que foi prostrado é José Afonso. Poeta e músico acima da média, bem acima da média. No entanto, infelizmente, a posição política dos nossos mortos há-de persegui-los durante muitos anos... Antero de Quental, por exemplo, fundador do Socialismo em Portugal, um dos melhores poetas portuguesas, aproximando-se bastante de Pessoa e Camões, é outro que cada vez mais se esquece. Ary dos Santos, não é bom lembrar.
No entanto, ouvir a música portuguesa que se fazia naquela altura, faz-me dar valor à liberdade. Não faço como muitos, que criticam a revolução, que criticam o PREC, que criticam o 25 de Novembro, não critico, agradeço a liberdade que tenho, agradeço a liberdade que me deram sem me pedirem nada em troca. Porém, sinto a obrigação de tentar merecer essa liberdade. Sei que não é o dia, mas "Viva o 25 de Abril!" E, já agora, Abrila é REVOLUÇÃO!!!

1 comentário:

despertador disse...

Concordo e bato palmas. :)