terça-feira, junho 07, 2005

Não me querendo intrometer...

na luta (no bom sentido e saudável como todas deveriam ser) sobre as questões que dizem respeito ao concelho de Guimarães (não por não ser lá residente, mas antes por não ter conhecimento das matérias), duas coisas destaco por razões de semelhanças com o que se passa no meu concelho, Vila do Conde (aquela terra onde vai desaguar toda a lixeira que as indústrias vimaranenses e outras produzem).

1.ª - Os socialistas vêm sempre com o discurso que a nossa terra está como nunca esteve no passado. É verdade, mas as câmaras governadas por socias-democratas também evoluiram positivamente. Na faixa litoral, não conheço uma terra onde as pessoas digam que estão pior do que o que estavam à 10, 15 ou 20 anos. Com isto quero dizer que faz parte natural do desenvolvimento nacional o desenvolvimento local, porque será a soma destes que gerará o primeiro. A questão está em saber se os políticos locais que estiveram no poder durante as últimas duas décadas poderiam ter feito melhor.

2.ª - Parece-me prática comum das câmaras socialistas esbanjar dinheiro com obras de fachada, visualmente apelativas para quem visita a cidade, mas inconsequentes na melhoria das condições de vidas dos habitantes locais. Para cidadãos minimamente sensatos, que têm uma visão de modernidade onde associem o progresso ao desenvolvimento sustentado, não é admissível que continuem a existir zonas do país sem saneamento básico nem água potável.

Nós recebemos milhões da UE ao longo dos últimos 20 anos... É caso para perguntar, que é feito dessa massa toda?

Há populações que das duas uma: ou simplesmente não enxergam (o que acho pouco provável) ou o poder tem os seus tentáculos bem estendidos a toda a sociedade controlando-a e mantendo-a sobre domínio.

Os portuenses à 4 anos deram uma grande lição de maturidade democrática...

1 comentário:

Pavão disse...

Não sendo minhas as palavras, pois eu não fui capaz de o dizer tão eloquentemente, assino por baixo cada uma delas!