quarta-feira, junho 08, 2005

quem não sente não é filho de boa gente

não sou eu que o digo. é o POVÃO, que eu muito prezo e estimo.

peço desculpa, mas não posso deixar de defender aquele que tem sido o meu trabalho, a nivel local e perdoem-me, mas vou ter que dizer algumas coisas. eu sei que devemos observar o cósmico, mas eu quase que me transformo numa supernova se não desabafar e já!

nem vou falar da Assembleia Municipal, não vale a pena.

mas esta expressão merece um Óscar! qual deles não sei, mas na categoria de "Ficção Cientifica" alguma coisa deve haver para premiar este escrito:

"É uma realidade efectiva que: a água e saneamento já chega a cerca de 90% das casas, um que para um concelho como Guimarães é obra".

vou passar por cima, o Nuno ja esgrimiu argumentos com o Despertador, mas é um assunto que não morrera tão cedo. o que me fez escrever este post é o acento tónico das questiunculas autarquicas ser colocado no dinheiro. é natural? talvez.

porque o desenvolviemento de um concelho, seja ele qual for, carece obrigatoriamente de dinheiro para investir. mas nem tudo precisa de milhares, milhões ou ate mesmo centenas de euros. dou exemplos, do trabalho da JSD Guimaraes, da qual faço parte:

- Assembleia Municipal de Juventude: foi proposto ao Dr. Mota Prego, presidente da Assembleia Municipal. a ideia tem como objectivo trazer as associações jovens, associações de estudantes e juventudes partidárias para o debate politico e o pensamento civico e social. o funcionamento seria identico a uma assembleia municipal. REJEITADO porque: era um projecto de "dificil concretização" e porque, na optica do Dr. Mota Prego, o CMJ existe para o mesmo objectivo;

- Cartão Jovem Municipal: proposto pela JSD Guimarães e alguns meses depois a CMGuimaraes atraves da comunicação social noticia a assinatura de um protocolo com a MoviJovem para a criação de um Cartão Jovem Municipal. a JSD nunca foi ouvida nem achada no processo... ESTADO DE EVOLUÇÃO DO PROJECTO: gaveta...

- Programa de Ocupação dos Tempos Livres: consistia numa serie de protocolos que permitisse aos jovens das escolas de Guimaraes a practica de desportos diferentes dos leccionados em Educação Fisica nas horas livres dos horarios escolares, como hipismo, tenis, etc. Nunca obtivemos resposta...

Programa Guias: a ideia é utilizar o voluntariado jovem para prestar auxilio/informação aos turistas em alturas de grande afluencia de visitantes ha nossa cidade, bem como dinamizar alternativas de roteiro turistico (citania, rota dos vinhos verdes, etc), como existe em grandes cidades europeias. ate hoje, nada...

como estes projectos, houve muitos mais que se foram perdendo no tempo. e não eram precisos milhoes para concretizar estes projectos que podiam fazer de Guimaraes um concelho pioneiro em politicas de Juventude e não só.

mas ha certas coisas que o tal dinheiro não compra...

2 comentários:

despertador disse...

Sempre considerei que em certos pontos a JS e a JSD poderiam unir esforços em determinados assuntos, sem que isso impeça que se oponham no campo político. A vossa primeira ideia, parece-me, realmente, de difícil concretização, admitamos, não é fácil. Agora uma coisa que eu apoiava era modificar por completo o CMJ, isso sim. Ainda não percebi a real função daquilo.
A segunda ideia, desculpa, mas quando vós viestes para a Comunicação Social, já a Câmara tinha, há muito, pedido o processo do Cartão Jovem Municipal para a Movijovem, o queal, diga-se, a Movijovem nunca mais enviou apesar de se pedir, e pedir, e pedir.
O POT, não conheço, mas depois envia-me um e-mail a explicar esse e o Guias, se não te importares. (gfxavier@gmail.com), ou então, vamos tomar um café um dia destes.
Abraço.

despertador disse...

Outra coisa, que já me ia esquecendo. Os 90% de saneamento ainda não são reais, mas já vai em cerca de 80%, mais "%" menos "%".
Abraço.