sexta-feira, junho 24, 2005

"Dia Um de Portugal"



Em 24 de Junho de 1128, dá-se em Guimarães a Batalha de S. Mamede. Esta batalha é travada entre as hostes de D. Afonso Henriques e as de sua mãe, D. Teresa e do Conde de Trava de Galiza, em que os primeiros defendiam a independência do condado face ao reino de Leão. Esta batalha é vencida por D. Afonso Henriques marcando assim os alicerces da nação Portuguesa.

Por isso hoje é feriado em Guimarães, ao contrário do que muita gente pensa o feriado municipal de Guimarães é o 24 de Junho o “Dia Um de Portugal” e não se comemora o dia Sº de João, como em muitos concelhos de Portugal. Em Guimarães, comemora-se apenas o primeiro grande acontecimento susceptível de criar uma nação independente que se chama hoje "Portugal", A Batalha de S. Mamede.

A batalha consagra, o afastamento definitivo entre Portugal e a Galiza, marca o início da independência portuguesa.

Obrigada D.Afonso Henriques
Viva Guimarães
Viva Portugal

2 comentários:

Pavão disse...

Apenas uma rectificação, caro amigo. A batalha não marcou em definitivo a separação com a Galiza pois durante alguns anos várias vezes D. Afonso tentou entrar na Galiza antes ainda de iniciar a sua conquista do sul. Aliás, pelo que pude ler na biografia que Freitas do Amaral escreveu, fiquei com a nitida sensação que a opção "sul" só o foi porque era claramente mais fácil e potencialmente menos perigosa que a opção "norte". Mas fora isso, estou em total sintonia.
Viva D. Afonso Henriques.
Viva Guimarães.
Viva Portugal.

despertador disse...

Convinha ir para Sul, para ter a independência e sermos reconhecidos pela Igreja na luta contra os Mouros.
Viva D. Afonso Henriques
Viva Guimarães
Viva Portugal