sexta-feira, junho 17, 2005

Extrema-Direita?

Depois dos lastimosos acontecimentos do fim-de-semana passado na paria de Carcavelos, que o Cósmico Johny já fez referência, e depois do Diário de Noticias noticiar uma subida de 460% da criminalidade por grupos gangs nos últimos 7 anos, os Nacionalistas da Frente Nacional apelaram a uma manifestação para Sábado em Lisboa, “um protesto contra a Criminalidade”.
Lamentavelmente a generalidade da Comunicação Social divulgou a iniciativa na esperança de encontrar qualquer tipo de acção xenófoba ou racista. Parece que já estou a ver na TV, as 3 televisões em directo do Martins Moniz a fazer cobertura a uma manifestação de meia dúzia de Skinheads.

Mas eu pergunto aos Cósmicos colocados à minha direita, será que estes fundamentalistas de extrema-direita tem condições de ganhar espaço na nossa sociedade?

Eu amo Portugal, mas o amor tem limites, as obsessões nunca deram bom resultado.

2 comentários:

Tuca Maia disse...

Geralmente os extremos nunca são solução. Quando se fala em Criminalidade, deve-se falar em geral e não apenas destes casos recentes. Quando se descobriram todas as manobras do Guedes do CDS com a Portucale, esta malta de extrema direita nãos se quis manifestar?? Qual dos crimes será pior??

São estes pormenores que dão um certo ar de xenofobia a este tipo de manifestações...

De qq modo, concordo que a nossa justiça está necessitada um abanão, pois geralmente o criminoso é mais protegido que a pessoa assaltada.

XanaeR disse...

discordo plena e sinceramente das vossas opiniões. estou a preparar um post decente acerca do tema, que tem como fundo a mais recente campanha anti-racismo ou algo do genero.

o problema do racismo em portugal não é com os brasileiros e ucranianos. sejamos sinceros e encaremos a realidade: o racismo existe e é para com os pretos. mas é bidireccional ja que eles nos odeiam tanto ou mais do que nos.

prova disso é a forma como falamos dos "coitados" dos ucranianos e como falamos dos "criminosos" dos pretos. a verdade é uma: são culturalmente diferentes e isso acaba por se notar...

por favor, não tentem tapar o sol com uma peneira.