sexta-feira, junho 03, 2005

Trat(m)ado

Depois do PS e PSD chegaram hoje a um entendimento para a revisão da Constituição, o Presidente da Republica lamentou, e muito bem, que este processo da revisão constitucional sirva apenas para resolver um problema pontual.

A presente revisão constitucional só pode ser entendida como mais um arranjo dos partidos do centro de forma a apenas os portugueses se pronunciem em referendo sobre o processo de integração europeia na mesma data das eleições autárquicas.

Mas eu continuo a dizer que votarei NIM, pelas que razões que já expressei aqui no blog. Cada vez mais considero inadmissível a realização do referendo no mesmo dia das autárquicas.

Com a vitória do NAO na França e na Holanda, está cada vez mais hipotecada a constituição Europeia, mas ainda não percebi muito bem o que acontecerá agora e porque ainda será feito os restantes referendos. Será que alguém vai obrigar a França a aceitar a constituição? Alguém acredita numa Europa mais forte e mais coesa sem a França? A França não é o nosso Portugalinho, quer a nível Económico quer a nível politico.

Mas pelo menos agora, muita gente do PSD vai defender a minha ideia da separação das autárquicas do referendo, pois hoje o Cavaco Silva, defendeu que o referendo deveria ser adiado pelo menos dois anos de forma aos líderes europeus fizessem uma pausa e parassem para reflectir. Afirmando ainda que prosseguir com os referendos tem um elevado risco e pode fragilizar ainda mais o projecto da União Europeia.

Pelo menos assim, muitos simpatizantes/militantes do PSD que ontem defendiam que não deveria haver referendo sem ser noutro dia para alem das autárquicas, amanha já defendem um adiamento ao referendo, enfim.

Mas o desejável e aconselhável seria começar pela criança, isto é, em vez de referendar a constituição Europeia, deveria ser feito um esforço para explicar o processo da constituição da União Europeia e as suas vantagens e só posteriormente referendar o Tratado de Nice, sim , sim, o Tratado de Nice.

Será que não teríamos uma surpresa? Será que até este referendo seria recusado por quem mais ordena (o Povo)?
Nunca saberemos.

4 comentários:

despertador disse...

Concordo plenamente. (Hoje estou para concordar com tudo) :).

Pavão disse...

E eu discordo parcialmente... hehe

Até estou de acordo que se possa adiar o referendo por diversas questões, desde logo para que haja mais informação sobre o mesmo, mas se ele coincidir com as autárquicas não me choca absolutamente nada e continuo a pensar que o Povo saberá fazer a devida distinção entre as coisas em causa, apesar de cada vez mais me convencer que desta vez o Povo errou ao dar a maioria ao Sócrates porque o fez contra o Santana e não por bondade ao Sócrates, isto é, foi um voto de "raiva" que deu a maioria e a raiva nunca foi boa conselheira de ninguém, pelo que agora estão a levar em cima com o castigo de tal acto...

Mas cada vez mais me convenço que o momento ideal para o referendo seriam as eleições presidenciais, porque obrigaria os candidatos a assumirem posições e falarem do assunto, que até tem tudo a ver com as funções para as quais se candidatam.

"Fernando Pessoa" disse...

Eu não disse que o pessoal do PSD já estava de acordo com o adiamento do referendo...:)

Mal por mal, referndo nas eleições presidenciais.

XanaeR disse...

o referendo nunca pode ser ao mesmo tempo que as eleiçoes autarquicas! como se fara o debate com campanha eleitoral em curso? vamos por os nossos presidentes de junta a falar da Construção Europeia?! pelo amor de Deus:ganhem juizinho!

o problema é que os partidos politicos pensavam k eram favas contadas: fazer o referendo e toca a andar pk os "pacovio" votam todos "sim". julgo que se vao enganar...

e se o "nao" tem tido uma dimensao que, sem duvida alguma!, fragiliza a Europa a 25, não podemos dizer k o voto no "não" é apenas a tal arma de castigo aos Governos dos paises em causa. para mim é a simples saturação dos cidadãos em ver uma Europa tão burocrática e afastada dos reais problemas das pessoas, constituintes essencias da dita Uniao Europeia.