domingo, junho 12, 2005

Fim de semana cultural...

Na sexta fui à Feira do Livro no Porto. Voltei com algumas BD's (sim, ainda tenho a mania da BD, desde o "proscrito" Manara até ao Spirou, passando pelo Tintin, Astérix ou Michel Vaillant, Batman e Homem-Aranha...) e com três livros, que recomendo mesmo antes de os ter lido (tipo Marcelo ;) ).

Anjos e Demónios, de Dan Brown, o autor do célebre Código da Vinci, que nas últimas férias de verão devorei em 3 dias, simplesmente não conseguia parar de ler. Para quem gosta do autor, este é um livro do mesmo género.

O Nome da Rosa, de Umberto Eco, celebrizado pelo filme estrelado por Sean Connery. Este livro, conhecendo eu a história a partir do filme, julgo que me vai agradar muito pois sempre que li um livro depois de ver o filme, adorei - exactamente o contrário de quando leio o livro antes do filme, normalmente detesto o filme depois porque o livro tem normalmente muito mais pormenor e intensidade que as 2 horas de pelicula conseguem proporcionar.

Por fim, trouxe ainda o décimo livro da série Roma Sub-Rosa de Steven Saylor, intitulado A Sentença de César. Para quem gosta de romances históricos, neste caso no tempo dos romanos, de Sula a César, que misturam a ficção com a realidade dos factos que chegaram aos nossos dias, numa escrita rápida de capitulos curtos, um pouco tipo Dan Brown, então deverá ler esta colecção que começa no Sangue Romano, tal com eu tenho feito. E despachem-se pois no verão sai o décimo-primeiro, e talvez último livro da série, já que o protagonista, um detective privado da Roma imperial chamado Gordiano, o Descobridor, deve estar quase a morrer...

Para além disso, ainda fui DUAS vezes ao cinema. Na sexta vi o filme baseado na obra hómonima de Frank Miller, um dos maiores desenhadores de BD do século, Sin City, com um dedo na realização do Tarantino e um bom desempenho do Bruce Willis, numa filmagem de sequência complicada onde são narradas 3 histórias que decorrendo simultaneamente e interferindo umas nas outras, são apresentadas à vez numa pelicula muito preta mas sem ser a preto e branco, fazendo claramente recordar a BD americana de série B a duas cores, preto e uma cor primária (o amarelo, o vermelho ou o azul). Muito engraçado, mas apesar de tudo muito pouco comercial.

Ontem, sábado, dediquei duas horas e meia a ver o nascimento do maior vilão da história do cinema, Darth Vader!, em Star Wars - A Vingança dos Sith. E valeu a pena. Agora quero ver o 2 e depois quero então ver o 1. Acho que só assim faz sentido. Uma vez que estamos a andar para trás no tempo, devemos recuar um episódio de cada vez... Sempre fui fã do Star Wars, mas ainda não tinha visto nenhum dos "novos" episódios. Fui ontem e sai rendido à eficácia do George Lucas e à sua mestria no controle e produção de efeitos digitais. Não fico rendido ao seu génio pois não o acho genial, como o é muito mais o Scorcese, o Spielberg ou Clint Eastwood. Mas quando se propõe fazer um projecto, é capaz de lhe dar uma espectacularidade e encenação como só um Cecil B. De Mile, por exemplo, o fazia antigamente.

Só tenho pena é que este deve ter sido o meu último fim de semana "livre" para mim até às férias...

Sem comentários: