segunda-feira, junho 06, 2005

Concordâncias I

Caro Xanaer,

Quando me referia aos governos "laranja-queque", o laranja já se sabe de quem é e o queque é do CDS-PP. Não me referia ao Governo do Cavaco Silva, apesar de já se começar a ouvir algumas vezes discordantes sobre o grande progresso económico do país nesse momento. Afinal o défice tem cerca de 15 anos.

De resto, dou-te razão, o que interessa é o bem de Portugal, nada mais.

Quanto à limitação de mandatos, nem acho que o do Jardim deva ser limitado. O povo da Madeira é que sabe. Se só com artimanhas é que ele vai lá, então o povo é que deve ver isso, eu apenas falo de como votaria. Em Guimarães, votaria e voto Magalhães. E se ele ganhou e ganhará, para além de ser por mérito próprio é-o também por alguma incompetência da oposição, a falar verdade. Nenhum outro Presidente da Câmara fez mais por Guimarães. Se outro faria melhor, talvez, mas não, com toda a certeza, Rui Vítor Costa. Quanto aos vimaranenses, se votarem PSD, não me verão chamá-los de inocentes, de que foram enganados. A democracia é assim mesmo, vamos a votos. O que aqui digo, aplico-o ao Alberto João, já por isso o seu declínio começa a ser notório, mas se os madeirenses votarem nele foram enganados?

Por isso, creio que os bons governos acabaram com o primeiro mandato do Engenheiro I (gostei da denominação que deste ao Sócrates, desculpa-me o plágio). A partir daí, têm sido fracos. Quanto ao Sócrates, desejo o mesmo que tu.

1 comentário:

Pavão disse...

Não sei se o Rui Vitor Costa faria ou não melhor com as mesmas condições que o actual presidente teve (mais de 150 milhões de contos ao longo destes 16 anos de mandatos...) mas tenho a certeza que está muito melhor preparado para ser presidente de camara hoje do que o actual presidente quando foi eleito em 1989 e que consegue fazer melhor com as condições que se apresentam hoje, de clara contenção. E sei que tem uma equipa muito melhor hoje com ele do que aquela que ainda hoje, grosso modo, acompanha o actual presidente - com mais formação, com mais imaginação e rasgo e com outro conceito de sociedade e democracia que se coaduna com este novo século XXI.
Se os vimaranenses não o quiserem eleger e quiserem renovar o mandato ao actual presidente não vou dizer que eles são inocentes e que foram enganados. Porque para mim enganados já são há muitos muitos anos e a inocência já está perdida há muito muito tempo...
A democracia, sendo o melhor sistema até agora que conheço, não é perfeito e pode ser melhorado. A limitação de mandatos, nos governos como nas autarquias parece-me, num país com a nossa cultura, não só necessário como uma excelente forma de melhorar a própria democracia.
E não me acredito que seja só pela competência que muitos sejam re-eleitos. As provas são muitas, a comneçar aqui ao lado em Felgueiras, onde a amiga Fátima conseguiu ser re-eleita, não foi?...