terça-feira, junho 07, 2005

Discordâncias

É uma realidade efectiva que: a água e saneamento já chega a cerca de 90% das casa, um que para num concelho como Guimarães é obra, sei-o porque vivo entre Famalicão e Guimarães e o saneamento, assim como o alcatrão já cá chegaram há um tempinho. Mas há mais, o parque escolar é dos melhores existentes no distrito e até no país. Quanto às sedes Junta, talvez seja preciso fazer melhor em algumas, mas acredita que não são na maioria, pois já visitei cerca de cinquenta. Por isso, por aquilo que conheço, pois quis conhecer, esta é a realidade.

Quanto às obras faraónicas, todo a gente discorda, mas são as melhores que o país tem. Esse discurso do: como é que se gasta dinheiro nisto e naquilo e não no saneamento e em mais não sei o quê, já foi chão que deu uvas. Uma câmara não pode passar quatro anos a investir só em saneamento e não fazer obras algumas que dinamizem a vida social da cidade. É minha opinião, com certeza discordas.

Se esdtás preocupado com os erros que as pessoas do PS dão, então tens muita gente para corrigir na tua bancada. Abraço.

1 comentário:

Pavão disse...

Isso não sei dos 90%. O que sei é que Leitões, Oleiros, Figueiredo, por exemplo, não têm. Como grandes partes de Brito ou de Ronfe. Ou Gonça. Ou... São quase 30 freguesias, meu caro. E muitas das casas servidas não estão ligadas. E porquê? Porque alguém achou que valores como 200 contos (ou mais...) é razoável para fazer a simples ligação da casa ao sistema público... E o resultado? A fossa que funciona há tantos anos é quase de graça...
Quanto a ser chão que já deu uvas, eu diria que as obras faraónicas é que já deram o que tinham a dar... É claro que há quem ache razoável e normal gastar 15 milhões de euros (3 milhões de contos) num centro cultural sem haver um programa ou sequer ideia de quanto vai custar manter esse equipamento com programação constante nos próximos, vá lá, 5 anos. Eu não acho. Eu acho que há a coisas mais importantes como remodelar os decrépitos TUG, criar transportes alternativos ao automóvel de ligaação das vilas à cidade, fazer atl's e creches e centros de noite em muitas freguesias, aumentar a capacidade pré-escolar do concelho, etc. São opções. Eu penso em todos. Nas elitres culturais da cidade mas também nos 350 habitantes de Castelões, nos 500 de Figueiredo, etc. Porque esses não são menos do que os outros e não querem multiusos nem centros culturais, mas querem um médico num posto de saúde mais perto de casa, um atl ou creche para deixar o filho, uma ligação melhor à cidade ou à vila mais próxima, melhores telefones (sabes que em Leitões e Figueredo não há ADSL?), coisas simples...
Quanto à minha bancada, ela será renovada e corrigida, com toda a certeza. E a tua?