segunda-feira, maio 16, 2005

Para Começar...

Depois de tão honroso convite, achei-me na obrigação de escrever. Decidi fazê-lo mal vi esta notícia sobre Estaline: Comunistas 'reabilitam' o mandato de Estaline.
Não sei por que razão foi, mas tive curiosidade em dar uma vistinha de olhos pelo artigo. Ora ficámos a saber que Estaline é descrito, no Avante! como um revolucionário e um homem que deu tudo à Rússia sem pedir nada em troca. Para além do mais, ele, segundo parece, enquanto as burguesias ocidentais deixavam crescer o nazismo, já ia dando luta aos alemães.
Tudo isto para dizer que estas coisas parecem os livrinhos da primária do Estado Novo. Eu não consigo perceber como há pessoas que acreditam piamente nestas coisas. E não se trata de ser ou não comunista, é apenas uma lavagem ao cérebro incompreensível. Depois são aquelas fabulosas saídas do: "tenho dúvidas se a Coreia do Norte não será uma democracia".
Como me pediram para não bater muito no Marques Mendes, aqui vai. Este discurso Comunista só é equiparável a uma frase do Marques Mendes no congresso PSD (antigo PPD/PSD ou PSL), que correspondia a: "só nós somos capazes de governar o país" (corrijam-me se estiver errado, pois não me lembro das palavras exactas). Conseguem compreender as semelhanças no discurso?

Um abraço,
Obrigado pelo convite.
Ass: Xavier Gonçalves
P.S. - Pires, desculpa lá a do Marques Mendes. :)

Sem comentários: