quinta-feira, maio 26, 2005

Doeu, doeu.

Venho aqui penitenciar-me perante vós, pois Sócrates aumentou o IVA. Eu dizia que talvez não, mas aumentou. Votei no personagem, fiz campanha e tudo e, sinceramente, o primeiro sentimento que me invadiu o corpo foi o de traição. Depois comecei a reflectir, a ouvir que outras medidas se tomaram e gostei.
Claro que o aumento do IVA me está aqui entalado. Para quem muito criticou Durão Barroso (comecei por lhe dar o benefício da dúvida), receber uma medida semelhante do governo do partida em que milito, depois de tudo o que foi dito é, realmente, pensar que "eles" são todos iguais. Talvez sejam.
Nisto, valorizo todas as outras medidas que tentam distribuir o problema por todos os portugueses. Concordo que se acabe com a progressão automática da função pública, concordo que se equipare a idade da reforma entre o privado e o publico, o mesmo com o subsídio de baixa. Concordo particularmente, com um novo escalão de IRS para as grandes riquezas e com o retirar de alguns benefícios aos políticos. Quem aperta mais o cinto são os mesmos, mas pelo menos parecerá que a coisa é para todos.
Agora o IVA, custa-me muito, porque "é o caminho errado" - afinal não é? Que falta de coerência e de bom-senso. Concordo com o Nuno Leal, não devia ter prometido, ou, pelo menos, salvaguardava-se.
Isto agora é que o dinheiro não vai chegar para nada.

Sem comentários: