sábado, maio 28, 2005

Não concordo contigo, Miguel, quando dizes que as "jotas" dos PS e do PSD são iguais. Sei que foi a mim, principalmente, que "pisaste os calos", logo, tenho que me defender. A JSD e a JS são feitas de modo completamente diferente. Poder-se-á até dizer que a JS e a JSD demonstram mais as diferenças existentes entre o PS e o PSD. A JS, actualmente, é liderado por um "camarada" abertamente mais à esquerda do que a Jamila Madeira o era. Isso faz muita diferença em relação à JSD. A JSD, normalmente, tem sido liderado por pessoas mais à direita do que a génese do PSD (talvez o Pires me corrija nesse ponto, mas pelo menos ajudar-me-á).
A JS "fundou" o Bloco de Esquerda. A regulamentação da prostituição e do casamento entre homossexuais, a legalização das drogas leves, a descriminalização da IVG, entre outras, tudo isto eram bandeiras da JS, que foram faladas pela primeira vez pela JS. Logo, em comparação com a JSD, já vez que a nossa posição política é diferente.
Nada, dentro de um partido, te impede de votares noutro. Não podes ser castigado por isso. Eu sempre votei PS, mas já pensei que talvez fosse votar BE ou PC. Não votaria PSD porque estou mais à esquerda do que o próprio PS, logo, tento procurar um programa que me agrada dentro da ideologia em que acredito. Todos somos livres de votar em quem quisermos, de outra maneira os partidos seriam fascistas.

4 comentários:

Pavão disse...

Efectivamente, as jotas são um caso à parte, e entre as nacionais e as locais também. Por exemplo, a JSD nacional sempre foi mais de esquerda que a JSD de Guimarães, mais conservadora. Mas em muitos aspectos, a JSD é quase sempre à esquerda do PSD mas à direita do PS. Já a JS costuma estar muito à esquerda do PS de poder mas dentro da ala esquerda do prórpio PS, muito próxima do PC e do BE. Confuso? :)
Já entre os séniores, se enquanto programa eles se assemelham muito, concedo que sim, enquanto forma de fazer normalmente diferem totalmente, desde logo porque o PS é socialista (primazia do Estado sobre o Cidadão) enquanto o PSD é personalista (primazia do Cidadão sobre o Estado). E só isso já faz toda a diferença...

despertador disse...

Não, nada confuso. Entendo onde queres chegar e dou-te razão. Se bem que alterava a tua comparação entre PS e PSD e em vez do "Primazia do Estado sobre o Cidadão" para o PS, "primazia do Cidadão sobre o Estado" colocava, pois me parece mais exacto. "Primazia do social sobre o económico" (no PS), "primazia do económico sobre o social" (no PS). Claro que cada vez mais esta diferença se esbate. Infelizmente. :)

Pavão disse...

Admito que no PS até possa ser o social sobre o económico, mas o que me transparece é que o social no PS é o Estado, cabe ao Estado o papel primordial na economia, no ensino, na sáude, etc. Eu não partilho dessa ideia, penso que o Estado deve ser apenas um regulador e deve deixar aos Cidadãos a parte da execução, porque entendo que nós, Cidadãos, fazemos mais e melhor que o Estado com os mesmos recursos. Mas o PSD não se trata de economia sobre social, por definição programática o PSD é social democrata, logo com preocupações sociais, mas PERSONALISTA, isto é, dá o primado à pessoa, ao Cidadão, sobre qualquer outra coisa, logo sobre o Estado. E isso, faz toda a diferença sobre a forma de actuar, apesar de os aproximar quanto aos obejectivos a atingir: ambos querem um Portugal na Europa, moderno, com qualidade de vida superior, etc.

despertador disse...

Não discordo.A verdade é que o problema entre o PSD e o PS é terem os nomes errados. O PS é o PSD europeu. o PSD é o PP europeu. Nós temos uma realidade política muito própria. Estas são as diferenças entre o PS e o PSD, o PSD só é social democrata de nome (no espaço político está próximo do PPE e não do PSE).
Há certas coisas onde considero que só o estado pode oferecer um serviço com qualidade que seja aplicável a todos os cidadãos: como na saúde, na educação, na justiça, entre outros. Nestas situações se assim não for, geram-se discriminações como são bons exemplos a Inglaterra e os EUA. Estas são as diferenças entre o PS e o PSD.