sexta-feira, janeiro 27, 2006

Visão RAIO X

Para ser sincera, nunca fui muito selectiva no que concerne a amizades pois acredito que, sendo nós seres humanos, temos que nos dar com os nossos pares da melhor forma possível. Mesmo que isso nos faça, por vezes, engolir alguns sapos para que tudo fique bem e não ocorram situaçoes de conflito. Mas confiava que este esforço era recíproco e as outras pessoas, em determinadas situaçoes, também o faziam e, assim sendo, a compreensão e paciência cresce e desenvolve-se nas duas partes pois ninguém é perfeito.
"Eu entendo-te porque reages assim e tu também entendes porque reajo desta maneira".
Comecei a sentir, com uma frequência que me deixava angustiada, que quem tinha de entender sempre tudo era eu. A empatia ocorria maioritariamente num sentido unidireccional. Sempre apelando à minha paciencia, que é bastante diga-se de passagem, chamava a mim mesma uma espécie de personificação do verbo de encher. E fui assim durante muitos anos. Mas felizmente as pessoas crescem, experimentam situaçoes diferentes e conhecem outros sentimentos.
Através do recurso a monólogos interiores, muito do escuro se torna claro e, quando nos afastamos das situaçoes concretas numa tentativa de análise do nosso comportamento, tendo sempre presente as nossas respostas aos comportamentos dos outros - e vice versa - comecei a ver que me punha sempre em 2' plano. Que nao me importava de apanhar por tabela se isso fizesse com que o outro se sentisse bem. Assustei-me pois aí apercebi-me que os meus niveis de autoestima estavam muito aquém do que era suposto. Não, nem pensar numa coisa destas... As pessoas que me desculpem mas antes de gostar muito de alguém ou ajudar alguem tenho que gostar imenso de mim e ajudar-me a mim mesma. Caso contrário, nada funciona ou ha sempre qualquer coisa que falha. E era isto que estava a falhar. Eu fazer notar a minha posiçao, ao invés de encolher os ombros e, sorrindo, mostrar que estava sempre tudo bem! Tendo habituado muitas pessoas a este comportamento, ao me tornar mais EU (e, se fosse preciso, dar dois berros para que se lembrassem que eu estou ali) criei algumas inquietaçoes em quem não estava à espera desta mudança de atitude.
Ao ver estas reacçoes, sou sincera... sinto-me a pessoa mais feliz do mundo. Nao por, para determinadas pessoas, me ter tornado uma espécie de persona non grata (o que nao é motivo de felicidade para ninguem) mas porque assim vejo, com mais facilidade, quem se apelida de meu amigo familiarizando-se com a minha maneira de ser e de estar e não porque, ao usar o termo amizade sem sequer saber o que é, pensa que isso lhe trará benefícios em qualquer coisa. E esta amizade que tem em vista uma espécie de payback posterior, infelizmente, foi o que mais encontrei vida fora.
Mas nem tudo sao más noticias.
Tive azar nas pessoas de quem me aproximei mais... Mais e demais! Mas outras amizades se encetaram e, por incrivel que pareça, de quem menos estamos à espera. A amizade é algo que se constrói uma vida inteira. O processo não tem a duraçao de um ano, de um trabalho, um projecto, um semestre. A sensaçao de ser um pião e alguem puxar a corda e rodarmos, rodarmos, rodarmos (sem saber bem quando vamos parar) aconteceu-me várias vezes. Tendo algumas delas me deixado deveras tonta... tanto que raramente me sentia sobria, estando a minha mente numa constante doença acompanhada por nauseas próprias do enjoo.
Foi no acumular de alguns destes pensamentos que fiz um "pause" no filme da minha vida e pensei recorrendo maioritariamente à razão em detrimento do coração. Concluí que a culpa dos enjoos e do mau estar era toda minha!
Como ser humanos que somos, temos a tendência de deixar a culpa morrer solteira já que ninguém quer ficar com ela... Mas seria cobardia de minha parte lavar as mãos em todo este processo. As pessoas sao todas diferentes e ainda bem que o sao. Nós somos seres inteligentes, temos a capacidade de discernir ou, pelo menos, decidir o que queremos para a nossa vida. Mais importante que essa decisão é a capacidade de sabermos o que não queremos. Eu sei bem aquilo que não quero mas se tiver que conviver com o que não quero, hei-de faze-lo, sem nunca voltar a cair no erro, outra vez, de esquecer a minha individualidade e mostrar quem e aquilo que sou. Ninguém é mais importante que eu.
E se os outros nos fazem sentir mal ou infelizes com alguma coisa, a culpa é nossa porque lhes demos espaço para isso!


ps- esta viagem surgiu após uma conversa com uma amiga. Esta sim, AMIGA. "Dizemos tantas vezes gosto de ti, adoro-te (e os mais ousados dizem até Amo-te)... Para quando dizermos mais vezes gosto de mim, adoro-me e amo-me?"
E nao, nao se confunda aqui amor próprio com narcisismo... Se bem que o Narciso dá uma lição de vida a muita gente.

1 comentário:

Renato Ribeiro disse...

Menina, volto a pedir: POR FAVOR ve se me arranjas dessa cena que andas a fumar...lolol

Em relação a mais este magnifico texto só queria dizer 2 coisinhas rápidas, pois isto dava pano para mangas!

1- Feliz ou infelizmente, devido a várias circunstâncias, politicas, desportivas, associativas e outras, posso dizer que conheço e relaciono-me com centenas de pessoas. Mas ao ler o teu texto lembrei-me de 1 coisa que há muito já sei mas que por vezes fica esquecida de tão "banal" e natural que se tornou!!! é que fazendo o rastreio, fico com 2 VERDADEIROS AMIGOS, daqueles que me acompanham desde que me conheço, que sabem os meus mais profundos segredos, receios, etc...
É engraçado, se calhar até imcompreensivel, mas posso garantir aqui que, a par da minha familia mais directa, eu daria a minha vida se necessário por eles!!! e sem querer ser convencido, penso que eles fariam o mesmo...
Sei que pode ser dificil para alguns entenderem isto, eu próprio já tive de ultrapassar muita coisa com eles, nem sempre boa, mas nada mesmo nada nunca nos afastou!!! Só espero que continue sempre assim, pois posso considerar que tenho 3 irmãos em vez de 1.

2- Em relação a mim mesmo e a maneira como olhamos para nós próprios e como isso pode ou não ser importante, gosto de utilizar uma simples frase que alguem me fez o favor de incutir, que penso resumir tudo: "Sei quem sou e isso é o mais importante"

Beijinhos ;)

P.S.- Se um dia me desviar do caminho e não for suficientemente forte para o perceber, espero que os meus "irmãos" estejam lá para me voltar a colocar nos carris...