quarta-feira, janeiro 25, 2006

A minha nova agência de viagens

Pois, isto dos vícios... tem muito que se lhe diga! E ceder a eles entao... mas que tentação ingrata essa. Deixam de ser tentação quando lhes dizemos que sim... Peso na consciência porque o fizemos... Mas satisfação ímpar pelo acto feito!!
De tantos vícios que tenho -adianto já que são muitos, a começar pelo vício da vida- um que aparece imediatamente a seguir caso os listasse é, sem dúvida, o de pensar. Uso o pensamento como objecto de prazer, de sabor, de alienação e construo um mundo longe deste que piso trocando-o por outro, em que levito. E este vício, quem o experimenta, sabe que é terrível. Prende-nos de tal forma que chegamos a sentir estímulos esquizofrenicos várias vezes ao dia, testando o pé na profundidade do mar em que naufragamos. "Ah! Ainda chego fundo... Posso avançar mais!" E lá vamos nós... a sorrir, de olhos fechados e a respirar fundo! Viajo por mundos inteiros, este e tantos outros que nunca vi, que nunca lá estive mas conheço-os bem... pelo cheiro, pela sensação que me causam quando sei que entro neles. As sensações são várias... diria até múltiplas.
Fico-me grande parte das vezes pelo acto de pensar...
Quando o escuro do fechar de olhos desaparece... os pés já estão bem na terra. Sinto-me bem assente no chão - e pufff... A bolinha de sabão rebentou... e as sensações diluiram-se no champô. Ooohh, quero voltar lá. Sentir aquilo outra vez. Vá lá, só mais uma vez. Mas agora nao posso. Tenho de seguir os passos dos terráqueos porque também sou um... disfarçado! Se ao menos tivesse os relatos das minhas viagens num livro sempre podia viajar sempre que quisesse e me apetecesse nesta minha urgência. Sinto-me capaz de ser pioneira de uma agência de viagens com destino apenas a estes mundos. - Foi para dar resposta a este vício de pensar que nasceu o vício de escrever.
São irmãos.
Não gémeos porque nao apareceram ao mesmo tempo mas quase. A escrita ajuda o pensamento na sua organização. O pensamento ajuda a escrita na fantasia e divagação que lhe é intrínseca. Irmãos simbiontes é o que são. E eu sou a mãe destes dois irmãos. Dos meus apenas. Porque filhos destes... já vi que aqui há muitos. E não, não são filhos orfãos.
Tomando esta comunidade como uma bola gigante de sabão, espero contribuir para a leitura assídua de muitos viajantes que, nao podendo sonhar ou andar de olhos fechados o dia inteiro possam, aqui, de olhos bem abertos, ter constantes bilhetes de ida e volta para aqueles mundos que nos fazem tirar os pés do chão.
Como boa cokeina que sou... pura, purinha... a DDR* (dose diária recomendada) será equilibrada. Longe de mim querer provocar overdoses...

K

3 comentários:

Renato Ribeiro disse...

MAGNIFICO!!!

Antes de mais…Bem-vinda Kei (Raquel)!!!

Eu sabia, quando na minha cabeça surgiu a ideia que tu serias uma boa adição a este blog, não resisti e só me arrependi de não te ter convidado mais cedo! Não podia estar mais certo.
Tenho a certeza absoluta que tal como eu, todos os cósmicos (nome que carinhosamente damos a quem escreve neste blog), bem como todos simples observadores cósmicos que por aqui vão passando, vão deliciar-se com os teus textos e vão com toda a certeza querer embarcar nas viagens que nos vais oferecer.
Para mim já sabes…marca o meu lugar! Quero 1 bilhete em primeira classe, se possível ao lado do Comandante.

Meninos e meninas cósmicas, fiz a minha parte… convidei a Raquel para escrever no blog, por várias razões e mais uma… e quanto mais não fosse acho que este blog precisa de “ar fresco” e de mais mulheres que penso serem capazes de o trazer.
Espero que também vocês convidem mais “sangue novo”.

Kei: Estás desde já convidada para o próximo Jantar/Tertúlia do Blog (podes ver o texto referente e comentar), serias muito bem-vinda como novo “membro”.

Abraços e Beijinhos a todos

P.S.- Nuno, obrigado mais uma vez pela ajuda na inscrição da Cokeina no Observador.

"Fernando Pessoa" disse...

Welcome Cokeina,

Aguardo a tua dose diaria, mas espero não ficar viciado em ti...:)

De uma overdose, desconfio, pois ficarei sempre na expectativa de não te consumir muito.

:)

Renato Ribeiro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.