segunda-feira, janeiro 16, 2006

Porto+Gaia?

Uma vez que muitos dos participantes deste blog são destas margens do Douro (eu também sou, apesar de transferido para Guimarães...) e este começa a ser um tema a suscitar o interesse da comunidade da blogosfera, gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o assunto.

Pessoalmente, julgo que isso era uma excelente iniciativa, a vários titulos.

Em primeiro porque demonstrava a muitas outras terras do país que é possivel a união territorial de forma a criar concelhos e freguesias mais fortes, com mais massa critica e peso orçamental e eleitoral, esse sim o factor essencial reivindicativo junto do poder central.

Em segundo porque iria permitir criar um núcleo urbano muito forte, não só do ponto de vista espacial que já existe (e se prolonga pela Maia e Matosinhos) mas também do ponto de vista político, importante para se confrontar com os fortes núcleos galegos em formação (em esepcial Vigo, Compostela e Corunha).

Em terceiro porque internamente iria criar uma cidade com peso político próximo ao de Lisboa, importante para mudar o tipo de crescimento que os poderes políticos pós-25 de Abril apostaram (fortalecer Lisboa).

Em quarto porque a política aconselhada pelos actuais estudos urbanisticos, geográficos e sociológicos vai no sentido de se apostar nas cidades-médias e na criação das cidades-região, conceito que uma cidade Porto+Gaia iria cumprir na perfeição. Afinal, ambas são separadas por um rio apenas, coisa que na maior parte das grandes cidades europeias serviu para unir ambas as margens numa grande metrópole (por exemplo, Hamburgo, Budapeste, Roma, Paris, Londres...).

4 comentários:

Renato Ribeiro disse...

Antes de mais...deixem-me dizer: ADORO o Porto!!!
Mas...sou 1 Gaiense de Gema...e como tal, não posso estar mais contra essa ideia da junção de Porto e Gaia.
São muitas e variadas as razões para o meu "NÃO" e prometo que em breve deixarei 1 texto no blog sobre este assunto com a minha posição.
Por agora só direi: Não queiram arruinar a identidade de 1 povo e de 1 cidade em prol de ideias, quem sabe com outras intenções, de alguns politicos.
Gaia e Porto podem conviver lado a lado, formando a tal metropole dinamica e progressiva, mas sem nunca terem de abdicar da sua propria vida e identidade...a todos os niveis: cultural, social, empresarial, etc..etc...etc
Em breve deixarei o meu texto com a minha opinião.

"Fernando Pessoa" disse...

Nuno, pensava que eras um vimaranense q tinha nascido no porto...desculpa o engano, afianal apenas foste trnsferido para Guimaraes...:)

Mas concordo com o geral da tua ideia, a mesma deveria ser extensiva a outros concelhos como:
Povoa+V.Conde
Guimarães+Braga....:)

Pavão disse...

Pois, já estava à espera do Guimarães+Braga... Mas cada caso é um caso... Porto+Gaia e Povoa+V.Conde apesar dos bairrismos que são sádios podem unir-se (como muitas outras terras) porque desde já implicam uma continuidade espacial, territorial urbana, que no nosso caso com Braga não sucede. Para além disso, há diferenças sociais, culturais e etnográficas (por exemplo, o fólclore de Braga é diferente do nosso) que nos separam muito, ao contrário do que sucede com os exemplos citados. Não digo que daqui a 100 anos isso não seja possivel, Guimarães+Braga. Hoje, no entanto, tal não me parece viável ainda. Muito mais próximo de nós, cultural, espacial e urbanisticamente são as cidades de Fafe e Vizela, pelo que qualquer aglutinação concelhia de Guimarães deverá sempre passar por estas cidades. Mas essa é minha humilde opinião, de um "estrangeiro" transferido do Porto para Guimarães... ;)

Renato Ribeiro disse...

miguel carvalho:

respondo à tua pergunta com outra pergunta...

Porque não começar com essas super regiões com a junção e a união de Guimarães e de Braga?
Era interessante...