terça-feira, janeiro 17, 2006

Gaiorto ou Portaia?!?

Eu gosto do Porto, realmente gosto muito do Porto!!!
Razões para isso não me faltam…a começar pelo seu vinho, que é rotulado do Porto mas produzido no Alto Douro e engarrafado em Gaia.
Só quem não conhece realmente o Porto, é que não pode gostar dele… de esquina em esquina, de cada escada de pedra mal acabada até ao beco mais recôndito, o Porto “sente”, “vibra”, e “ensina-nos” sempre coisas novas! É mesmo verdade, sinto-me muito bem no Porto.
Mas…sou e sempre serei Gaiense… daqueles que, sentado na Ribeira do Porto, por entre uma conversa de amigos, olha para a outra margem e admira a sua cidade, que se estende desde a Serra do Pilar até ao velho casario…
Já não é novidade nenhuma a ideia de alguns políticos, entre eles os Presidentes das Câmaras das referidas cidades, da união entre Porto e Gaia. Mas, cuidado que o povo já não se ilude e há muito que aprendeu a distinguir entre aquilo que é encenação politica e aquilo que é a verdadeira necessidade de ambas as Autarquias travarem entre si um dialogo aberto e leal na procura de tão desejada e benéfica cooperação.
Numa época em que a fusão de empresas, está na ordem do dia, e em que a regionalização fracassou, importa que haja bom senso e que não se deixem de lado aspectos da maior importância como são a identidade e a história de uma comunidade, assumindo que os Municípios não são empresas e que a historia nos ensina que, muitos deles até são fruto de duras lutas pela sua emancipação.
De forma muito sintética quero só referir alguns pontos interessantes e indispensáveis da história da “minha” cidade, Vila Nova de Gaia:
- Em 1255, Gaia, recebe de D. Afonso III o seu 1º Foral com o nome de “Mea Vila de Gaia”;
- Em 1288 recebe de D. Dinis o seu 2º Foral com o nome de “Vila Nova do Rei”
- Em 1384 o Mestre de Aviz, futuro D. João I, sujeita Gaia à dependência do Porto
- Em 1518 recebe de novo e agora de D. Manuel I o seu 3º Foral com o nome de “Vila Nova e Gaia”
É em 16 de Maio de 1832, pelo Decreto nº23 que a Rainha D. Maria II cria definitivamente o Município de Vila Nova de Gaia, ficando constituído pelas freguesias que presentemente o formam à excepção da Afurada, de Guetim que hoje pertence ao Município de Espinho, e de Crestuma (a minha freguesia), Avintes, Sandim e Grijó, uma vez que na época eram elas mesmas um Município próprio.
Finalmente, em 28 de Maio de 1834, tomou posse a 1ª Comissão Administrativa do actual Município de V.N.Gaia, presidida por António Rocha Leão, que ao longo dos anos se tem afirmado, sempre e cada vez mais, como um dos maiores Municípios de Portugal.
Gaia e Porto são duas cidades gémeas que obviamente têm “muito a dizer” uma à outra, mas cada uma delas com a sua personalidade própria, as suas genuínas características e as suas variadas potencialidades.
Todos sabemos que o Porto em si, não tem mais para onde crescer, e é realmente urgente, uma união de esforços, entre Gaia e Porto, em sintonia com os restantes Municípios da Área Metropolitana, para que se crie uma autêntica e poderosa “Região” a todos os níveis. Mas isso não pode ser feito à custa de uma qualquer “anexação” sem geopolítica, fazendo com que Gaia e não só sejam ainda e cada vez mais um mero dormitório do Porto. Gaia tem e merece ter cada vez mais “vida própria”.
É pela Área Metropolitana do Porto, constituída pelo conjunto dos seus nove Municípios, que passa todo o desenvolvimento equilibrado, harmonioso e justo desta Região e nunca pela simples junção/anexação de dois Municípios.
Mas, se a tal junção das cidades é mesmo assim tão benéfica como alguns proclamam, então quero deixar uma proposta no ar: porque não começar por unir, por exemplo, o F.C. Porto, o Boavista F.C., o Vilanovense e os Dragões Sandinenses para que se consiga uma super equipa Europeia?!?
E já agora, se algum dia essa ideia da junção for em frente, proponho que, em vez da futura cidade se chamar Vila Nova do Porto, como sugeriu em tempos o Sr. Presidente da Câmara da Invicta, se utilize uma coisa talvez mais moderna do género “dois em um”, tipo:
Gaiorto ou Portaia…
Fica à consideração!!!

Sem comentários: