quinta-feira, janeiro 26, 2006

Abstenção como Arma

Vou afirmar aquilo que venho dizendo há algum tempo a esta parte: "Nunca mais irei votar enquanto não existir uma forma de garantia do cumprimento dos programas eleitorais".

Caros observadores cósmicos, sou um democrata convicto, um liberal, quase anárquico, não o sendo na totalidade por saber das perversidades da condição humana e da impossiblidade da manutenção da ordem, da paz e da justiça com semelhante característica associada à nossa espécie. Apenas gosto de dizer quase anárquico como reforço dos valores liberais, quer no campo económico quer no campo das questões sociais, morais e éticas.

Sou um defensor da democracia e como tal não mais pactuarei com a sua morte lenta. As mentiras sucessivas e sem consequências para quem as afirma retiram credibilidade e confiança ao sistema.

Seria muito fácil encontrar um mecanismo de controlo e que garantisse o cumprimento das promessas sob pena do político em causa ser destituído do cargo. Claro que competiria ao Presidente da República essa tarefa de avaliação. Basta haver vontade para que tal se concretize. Mas neste ponto devem estar todos de acordo, de uma ponta à outra da Assembleia, lutando pela impunidade. Vejam lá que os deputados até criaram uma lei que os retira da barra dos tribunais enquanto exercerem o cargo...

A mim não me enganam mais. A mim não me fazem mais sentir um parvo, ignorante e estúpido que cai uma, cai duas, cai três, cai as vezes que for preciso. NÃO. BASTA.
Se na vossa vida pessoal houvesse uma pessoa que mentisse consecutivamente, como reagiriam? Continuariam a depositar confiança nela? Pois, claro que não!!! Então por que carga de água é que temos que depositar confiança em desconhecidos que nos mentem com quantos dentes têm?

Do meu ponto de vista, o povo deve abster-se, retirando assim a confiança e a legitimidade a quem governa.

O POVO ( E AQUI É QUE TÊM QUE ENTRAR OS MOVIMENTOS CÍVICOS) DEVE OBRIGAR OS POLÍTICOS A RESPONSABILIZAREM-SE PELAS SUAS ACÇÕES OU NÃO ACÇÕES.

OU A DEMOCRACIA MORRE. E NÃO TARDA MUITO.

3 comentários:

Dalma Hauer disse...

Abstenção nao! Nem pensar. E publicitar isso, a meu ver, é um perigo! Concordo ctg em muito do que referes no tecto, principalmente nas mentiras sucessivas e ao descrédito a que a política cada vez mais se associa. Mas abstinência nao. Isso seria um crime no sistema democrático em que FELIZMENTE vivemos. Que ARDUAMENTE conseguimos. Que se chegou a ele depois de muitos calarem e pagarem os malefícios de um regime ditatorial. Agora se me disseres, o voto em branco... isso sim, concordo ctg. A abstinência é usada mtas xs como desculpa precisamente de todos os teus argumentos. E as xs nem é essa a razao da recusa da ida às urnas. É mesmo o comodismo e a preguiça de de sair de casa ou do sitio onde se está pois "que é que vou la fazer, se nada muda?". Entao se nada de facto muda... acabam-se as eleiçoes. O povo nem sker la poe os pés!
Daí dizer k é perigosa essa publicidade à abstinencia. Defendo mais depressa a ida às urnas e o voto em branco (tb é uma bofetada sem mão. E que bofetada!) do que a abstinência.
Se o voto é um direito, a ida às urnas um dever!
Sem isso... estamos perdidos.

Renato Ribeiro disse...

Miguel!!!

Não posso acreditar no que acabei de ler! Nunca pensei ler uma coisa destas escrita por ti!
Abstenção? dar de barato o nosso direito, aquilo que temos de mais sagrado na vida da sociedade? Nem pensar...Jamais vou deixar que escolham por mim! Bem ou mal é a minha escolha.
Que legitimidade terei para criticar isto ou aquilo, se nem sequer fui lá dizer de minha justiça?
Concordo em absoluto ctg qd pedes que exista uma forma de controlo sobre as promessas que os politicos fazem. Agora, deixar de ter voz? deixar isto ao sabor do vento? Não... JAMAIS DEIXAREI isto "entregue à bicharada".

Volto a afirmar: O VOTO É A ARMA DO POVO ... e que arma!

E se um dia isto chegar ao ponto que todos temos medo, ou seja, se as pessoas se alhearem de tal forma ao ponto de apareçer um novo "messias" ditador todo o poderoso! então nesse caso, ficam vcs já todos a saber hoje, JURO SOLENEMENTE que me juntarei a um qq movimento (armado se necessãrio) e lutarei até morrer!

"Fernando Pessoa" disse...

JA tardava.....ha muito q não referenciavas o teu partido..o partido do Voto Branco.

Como já referi anteriormente não concordo minimamente