domingo, janeiro 08, 2006

Candidato da direita?

Acho graça a essa ideia pré-concebida que o Prof. Cavaco é o "candidato da direita"! Porque isso é incorrecto, totalmente incorrecto - e é por não perceber isso que a esquerda, toda ela, não tem um candidato com perfil vencedor... Porque apostou na simples divisão direita-esquerda e não percebeu que ao contrário dos candidatos da esquerda - esses sim, claramente "sectários" e "sectorizados" - o Prof. Cavaco emana de diversos quadrantes, que vão, sim senhor, da direita mas não se fecham aí, abrindo caminho até ao centro-esquerda, o famoso "centrão" que lhe deu 2 maiorias e a actual ao Primeiro-Ministro, José Sócrates.

Contrastando com a pluralidade de apoios e ideais que integram uma candidatura voltada para um objectivo superior a si mesma, que é o progresso de Portugal nas suas mais diversas vertentes - economico, finaceiro, social, laboral, educacional, I&D, etc - temos 5 candidaturas que nasceram e continuam a assumir-se de forma clara e amíude como contra outra candidatura, para além de emanarem 4 delas directamente de partidos e coligações políticas - Jerónimo de Sousa foi indicado pelo PCP em representação da CDU, Francisco Louçã foi escolhido pelo secretariado do BE, Garcia Pereira é o tradicional candidato a tudo do defunto PCTP-MRPP e Mário Soares foi escolhido ou impôs-se ao PS, ainda não entendi muito bem a lógica da candidatura. Sobra apenas Manuel Alegre que se perfilava para ser o candidato do PS e que devido ao episódio-Soares acabou por ser candidato contra o (ex-?)amigo de longa data e contra a vontade do próprio partido. O discurso destes candidatos é por isso confuso: ora estão a "malhar" no "candidato da direita", ora estão a "malhar" nos outros candidatos da esquerda para se tentarem afirmar sobre eles; só raramente falam sobre o país como candidatos a Presidente...

E é isso que o Povo já percebeu... E é por isso que as sondagens dos candidatos da esquerda raramente ultrapassam a casa dos 15/16%, enquanto as do Prof. Cavaco atingem de uma forma consolidada os 50% e chegam aos 60% como ainda ontem o Público anunciou... E isso só se explica se ele for o candidato da direita (da qual eu não me integro) e do centro-direita (com a qual me identifico claramente) e do centro (com o qual tenho vindo a convergir com a idade...) e até do centro-esquerda (como se percebe pelo apoio de muitos ex-comunistas e sindicalistas moderados, por exemplo). E quem não entende isto e insiste em discursos que apelidam de "candidato da direita" o Prof. Cavaco é, claramente, uma pessoa que não está em condições de julgar e avaliar a grave situação que Portugal atravessa, é uma espécie de "alienado" que não percebe que é a falta de preparação, de capacidade para o momento presente e de seriedade que enfermam as candidaturas da esquerda que fazem com que o Povo esteja a ponderar votar, massivamente, no Prof. Cavaco, portador das qualidades que nenhum do "grupo dos 5" possuí para desempenhar hoje, na conjuntura nacional e internacional, este cargo.

Sem comentários: