quarta-feira, janeiro 25, 2006

Cidadania

Com o resultado de mais de 20% da candidatura de poeta Manuel Alegre à presidência da república, varias questões se colocam actualmente, existe espaço para um movimento de cidadania? Existe espaço para mais um partido de esquerda? Quererá o Alegre sair do PS?....?

Confesso que sou um admirador de movimentos de cidadania, pois a sociedade está farta de politicas, políticos, partidos, politiquices,….. mas a forma de cidadania a ser fabricada terá de ser executada por pessoas totalmente independentes, não por pessoas que dedicaram e dedicam a maior parte da vida à causa partidária, como foi o caso de Manuel Alegre, nem poderá estar demasiado amarrada à esquerda, como é o caso do poeta.

O candidato poeta afirmou no dia do apuramento dos resultados eleitorais que estará sempre disponível para dar voz à cidadania e para novos combates e novas causas.
“aquilo que em tão pouco tempo conseguimos, contra tudo e contra todos, contra ventos e marés, foi por assim dizer um milagre cívico. ….. que há mais espaço de cidadania para além dos partidos políticos e que movimentos cívicos desta natureza são necessários à renovação da democracia e dos próprios partidos políticos.”

Vamos aguardar o desenrolar de novos capítulos?
No meu entender, no médio prazo a cidadania do Alegre deixara de ter espaço de acção na sociedade portuguesa, poderá apenas ter algum palco de actuação no congresso do partido, mas que servirá de nada, pois terá de lutar contra o primeiro-ministro e o governo.

Sem comentários: