Bom, parece-me mais do que na altura de fazer referencia a uma das tecnicas de actividade politica mais comum no nosso Cantinho à Beira Mar Plantado: a Técnica do "Em Cima do Joelho".
É muito simples e facil de aplicar, basta reunir uma serie de requisistos e JÁ ESTÁ!
É preciso:
1º) um problema que careça de uma solução mais ou menos urgente;
2º) um Governo que queira resolvê-la rapidamente ( a eficacia da medida é irrelevante);
3º) uma comunicação social que venda tudo como a "Melhor Coisa do Mundo".
EXEMPLO:
Formação em Matemática para Professores do Primeiro Ciclo
Para começar a formação, para já, é so para os professores dos 3º e 4º anos.
Em segundo lugar, não é formação cientifica, mas formação pedagógica. E quem vai dar essa formação pedagógica?! As mesmas pessoas que formaram os professores primarios!
Confuso?
No minimo, meus caros!
Mas no fundo é simples: o Governo em vez de apostar em formação cientifica no campo da matematica junto dos professores primarios, não senhor, prefere formar a sua pedagogia no "Universo dos Números".
E voltam assim a encontrar os antigos professores...
passo a citar parte da noticia do DN de Quinta-feira, 8 de Setembro, para ajudar a perceber:
"A ideia é que, pelo menos uma vez por mês, um professor da ESE (Escola Superior de Educação) assista e participe numa aula, ajudando o professor a desenvolver novas competências pedagógicas no ensino da matemática."
Este é um bom exemplo daquilo a que podemos chamar "Medida Em Cima do Joelho"!
Reparem que não se vai à raiz do problema!
Os curriculos dos cursos para professores primarios foram alterados, de maneira a ter uma componente matemática mais profunda? É claro que não!
E porque não? Porque estes professores são alunos derivados das áreas de Humanidades que não tem uma disciplina de Matemática durante 2 anos, logo não se pode pedir muito deles!
Até porque uma parte significativa fugiu da Matemática no Secundário, como o Diabo foge da Cruz!
Vai daí, aplica-se a solução mais fácil. E daqui a a uns tempos, estão outra vez a arranjar mais uma maneira de combater o insucesso na matemática. Porque em vez de tomar uma medida decente, que ataque a raiz do problema, não, optam por "Medidas Em Cima do Joelho"...
... até quando?
Macau que se vai perdendo
Há 10 anos
1 comentário:
parece-me k o numero de profs nas ESE mantem-se +/- constante, entre outras coisas pelo k o(?) lou andreas-salome disse: mts entram pra ali pk n cnseguem entrar noutro sitio! mas n me parece k fomente a entrada de novos alunos nas ESE.
agora entre n fazer nada e fazer um remendo mal feito, sinceramente, prefiro n fazer nada. e a componente cientifica a que me refiro nos cursos das ESE é uma componente cientifica basica, coisa que nem todos tem... infelizmente.
Enviar um comentário