sexta-feira, setembro 23, 2005

Ora meus amigos...

1º Ponto - Eu posso ir ao jantar.

2º Ponto - Nunca pensei que no blogue cósmico o Sr. Pires decidisse fazer demagogia, mas assim é. Dizer sempre que o dinheiro que se gasta em cultura e em desporto devia ser gasto em água e saneamento básico. À primeira vista parece bonito dizer-se isso, mas gostaria de saber se apenas interessa isso... São necessidades básicas, é certo, mas o entretenimento não o é? O discurso do PSD antes do Euro era precisamente esse, até que percebeu que não poderia continuar a ser e decidiu defender o Euro. Pensemos numa coisa, qualquer obra que se faça dá emprego, não será isso ainda mais importante que a água e saneamento? Pois água e saneamento todos temos, seja camarária ou não. O facto de se colocar Guimarães no centro das atenções com o Euro, com as actividades no Multiusos, com o Centro Cultural de Vila Flor (infra-estrutura com poucos concorrentes no país) é mau? Será tudo isto desperdiçar dinheiro. Diz-me uma coisa, as pessoas de Guimarães não ficaram contentes com o Euro, com o Multiusos, com as piscinas, com o Centro Cultural de Vila Flor, com a promoção do centro histórico a património mundial, com a reabilitação dos centros urbanos, etc, etc? Claro que a resposta do PSD é: só votam PS porque o PS faz as obras bonitas e consegue enganar as pessoas.
Isso, meu grande amigo Pires, é minorar a capacidade dos eleitores. Diz-me um único país do mundo que tenha feito só obra em saneamente e rede de águas municipais e que tenha esquecido tudo o resto. A arte está em ir juntando as duas coisas: as necessidades básicas e as necessidades recreativas. Só assim as pessoas se sentem felizes. Os romanos tinham o seu dito: "pão e circo". E ninguém percebe de política mais do que eles já compreendiam. Pão significa o básico, circo significa o entretenimento. Se fores às ruínas romanas e gregas verás que eles nunca descuraram esses dois pontos. Pensa nisso e diz-me alguma coisa.
Claro que é politicamente mais fácil dizer "estão a ver a crise? aqui está ela, é com estas coisas", achas mesmo que esse discurso é correcto?
Meus caros, não estou apenas a defender a minha cor. Com isto defendo todas as obras estruturantes realizadas no nosso país, sejam as do PS ou do PSD. Não nos esqueçamos que a EXPO '98 é uma obra do PSD e apoiei e apoio este tipo de intervenções. No entanto, também me seria fácil vir aqui dizer que todos pagamos para evoluir apenas a zona de Lisboa, mas todo o país saiu a ganhar...

Sem comentários: