quinta-feira, setembro 22, 2005

Politica & Futebol - A Velha e Perigosa Aliança!

A pedido de várias familias, quero desmascarar aqui perante todos vós a perigosa e desonesta aliança entre MAUS politicos e o futebol, neste caso em V.N.Gaia.

Surpreendam-se caros observadores cósmicos!!!

Quero confessar, antes de mais, que sou um adepto ferrenho do FC do Porto.
Sócio, com lugar cativo no Estádio do Dragão e que só um caso de força maior me faz perder um jogo do meu glorioso clube. Sofro com as derrotas e fico contente com as vitórias que, felizmente, nos últimos anos, têm sido mais que muitas.
Bem sei que há outros que gostam do Benfica, do Sporting, do Boavista e até de outros clubes. Ninguém é perfeito!!!
Fui e sou daqueles que concordo com a construção do Centro de Estágio do FC
do Porto em Gaia, porque estou convencido que pode ser uma mais valia para o meu Concelho e uma oportunidade soberana para projectar o desporto Gaiense.
Continuo convencido que é possível conciliar os interesses do meu clube - o FC do Porto - com os superiores interesses dos Gaienses que, como cidadão e autarca tenho o supremo dever e a obrigação de defender acima de todo e qualquer outro interesse. Basta que haja bom senso e que cada um dos legítimos interesses vá apenas até ao limite do possível e do legal.
Ao longo do complexo e sinuoso processo do Centro de Estágio do FC do Porto, por várias vezes, discordei da forma e sobretudo do conteúdo de muitas das decisões, por entender que lesavam gravemente o interesse público dos Gaienses. Contudo, a cegueira eleitoral e o populismo do Dr. Meneses acabou por se impor.
Desde o início que o Centro de Estágio, exigia que fosse estabelecida uma fronteira rigorosa e transparente entre aquilo que são os legítimos interesses do FC do Porto e aquilo que é o soberano interesse público dos Gaienses.
Assim não aconteceu, levando a que a Inspecção Geral de Finanças considerasse que o Centro de Estágio teve uma gestão pública calamitosa, referindo, entre outras ilegalidades, que o interesse público do empreendimento não foi salvaguardado, solicitando ao Ministério Público e à Procuradoria Geral da República que decida sobre as ilegalidades cometidas.

Como autarca e sobretudo como Gaiense, não posso, de forma alguma, aceitar que tendo a Câmara de Gaia gasto 17,5 milhões de Euros com o empreendimento, seja o FC do Porto maioritário no Conselho de Administração do Centro de Estágio; que o FC do Porto pague apenas 500 Euros mensais de aluguer; que os clubes Gaienses não possam usar o espaço; que a iluminação esteja toda a noite acesa gastando milhares de Euros pagos pelo cidadão anónimo; que no ano passado a Câmara tenha atribuído um subsídio de 3,5 milhões de Euros e este ano um outro de 1,8 milhões de Euros, etc..etc…etc…

Peço desculpa aqueles que, como eu, gostam muito do FC do Porto e que querem sempre muito para o nosso clube, mas as minhas obrigações de autarca e principalmente a minha própria consciência, obrigam-me a que, por vezes, decida contra aquilo é o desejo do meu coração, colocando os interesses de Gaia sempre à frente dos interesses do meu clube e do meu próprio Partido, mesmo que isso porventura nos faça perder votos.

Paciência eu sou mesmo assim. Comigo, Gaia está sempre primeiro.

1 comentário:

Renato Ribeiro disse...

Caro Johny,

Tenho pena que não tenhas entendido o meu post!!!
Não foi minha intenção fazer qualquer tipo de campanha eleitoral com o meu post, mas simplesmente esclarecer todos sobre o que se passa em relação ao Centro de Estágio do F.C.P em Gaia (minha cidade) e as suas relações com o Municipio. Nada mais que isso!
Não tens de pedir desculpa por nada! e ainda bem que o meu post mexeu de alguma maneira com as pessoas (pelo menos contigo).
Posso-te dizer que realmente, sou candidato a Vereador à Câmara de V.N.Gaia pelo P.S., mas não pretendo de maneira nenhuma utilizar este blog para campanha eleitoral.
Primeiro porque acho que não ganho nada com isso fazendo-o num blog que nem sequer é "ainda" frequentado por pessoas de Gaia, e sobretudo porque penso que a campanha eleitoral deve ser feita na rua, junto das pessoas e não num blog a que poucos, infelizmente, teem acesso.
Simplesmente não me conformo com algumas situações menos claras que se vão passando a minha volta, sejam elas do partido A ou do B ou ainda do clube A ou B.
Se leres atentamente o meu post, certamente vais reparar que em momento algum disse que era melhor ou pior do que qualquer outro!! Esse não é de todo o meu estilo de agir, pensar e de viver...bem pelo contrário.
Em relação ao cartaz ser piroso ou não...bem...gostos não se discutem! mas ainda bem que achas isso! significa que se calhar ele está a mexer com a consciencia das pessoas!!!
Já agora o que achas do anterior? - "UM PRESIDENTE A TEMPO INTEIRO"
Sim porque quando alguem quer ser: Deputado por Braga; Presidente da Câmara do Porto; ou até mesmo lider do P.S.D, como quis o Dr. Filipe Meneses, não pode, de maneira alguma ser um presidente a tempo inteiro. Não concordas?
Fartos de politicos que usam a nossa terra como rampa de lançamento para os seus voos pessoais e que projectam a sua imagem à custa da nossa cidade, estamos nós.
Caro Johny, as verdades são para ser ditas...DOA A QUEM DOER!!!

Abraço