sexta-feira, julho 01, 2005

Hasta la vista, barnabé...

Pelo que me apercebi o famoso blogue "Barnabé" vai encerrar por falta de entendimento e graves discordâncias (quiça insultos) entre os seus membros. É triste, e de certa forma espelha a cultura política de falta de tolerância dos portugueses. Algo que no observadorcósmico, acredito, jamais acontecerá... Apesar de não ser um leitor do Barnabé, fico com uma ideia sobre o blogue, muito provavelmente errada mas corrijam-me se tal for o caso, era um blogue de muita demagogia política. E disso está o país cheio...

Considero isto um pronuncio da crise que se vive actualmente. A hora da verdade chegou. As medidas não podem mais ser adiadas e , como seria de esperar, estão a levantar uma enorme celeuma na esquerda e na direita. Na esquerda quando afecta os funcionários públicos que não são de topo (que até se podem compreender melhor), mas que são muitos mais e logo representam muito mais despesa para o Estado. Na direita quando afecta os funcionários públicos de topo. Qualquer medida para cortar previlégios a estes, vêm logo os neo-conservadores do PP dizer que o Governo está a fazer demagogia política....

O meu querido pai já vem dizendo à algum tempo: A nossa democracia não dura 50 anos.

Eu refuto esta ideia, dizendo que estamos inseridos na Europa e na Nato e que será impossível ocorrer uma guerra civil. Continuo a achar o mesmo, mas não tão convictamente...

Digo-vos caros cósmicos, porque começo a sentir na pele (coisa que nunca me aconteceu até agora), as coisas estão NEGRAS.

Esperemos por melhores dias, mas não o façamos sentados...

2 comentários:

Pavão disse...

Que a democracia não dure 50 anos, dúvido. Mas que esta República, a III, não completará os 50 anos, isso não tenho a mais pequena dúvida! Porque ela está podre e a rebentar pelo interior...
A III República está a morrer, viva a IV República!!!!

despertador disse...

Por falar em IV República, aconselho-vos a leitura do blogue: http://quartarepublica.blogspot.com/ - entre os colaboradores pode-se encontrar David Justino, Miguel Frasquilho, entre outros. Foi dos poucos blogues politizados que tenta ser neutro, já o leio há cerca de meio ano e é dos melhores que podemos encontrar (apesar de ser de direita :P).

Num optimismo e num gosto que tenho pelas características do português (que muitos usam para acusar-me de ser irrealista), não sei se a República vai mal, o que vai mal é este pessimismo que nos persegue. Havemos de resolver tudo, acredito piamente que sim. Quero, com todas as minhas forças, acreditar. Não é por ser Sócrates ou o PS, pois já o dizia no tempo do Durão. Este país ainda há-de mostrar ao mundo e, principalmente, a nós que devemos ter orgulho de ser portugueses.