quinta-feira, julho 28, 2005

É hoje que alteram a lei? Despachem-se...

Como será a postura do PSD hoje, quando chegar a altura da aprovação da proposta de limitação de mandatos. Ontem resolveu adiar a comissão para hoje... Será que foi por estarem a chover pressões vindas de todo o lado? Parece-me que sim...

Sobre isto tenho um pressentimento que a lei pouco vai mudar. E, se mudar alguma coisa, não acredito que tenha efeitos retroactivos.

O que implica, no meu caso, "levar" com o presidente Mário de Almeida mais 12 anos em Vila do Conde. Serão mais 12 anos sem água potável nem saneamento básico em grande parte do concelho. Leiam esta carta aberta publicada no jornal Primeiro de Janeiro (secção de Vila do Conde) cujo autor é um dos fundadores do PS em Vila do Conde, e depois digam-me se a limitação de mandatos não tem que ser aprovada imediatamente e com efeitos retroactivos...

Um à parte. Vi (mais atento a primeira parte do que a segunda) a última entrevista de Marques Mendes no Canal 1. Eu, que apoio o Ganda Nóia desde a sua primeira candidatura à liderança do partido, não poderia ter ficado mais insatisfeito. O discurso, a falta de ideias, o criticar fácil deste governo (sem apresentar alternativas) foi para mim uma grande desilusão.

Ao dizer isto espero estar errado. Mas se estiver certo, estou a admitir que estava errado à cerca de 6 anos atrás.

Mais me convenço que, só alguém vindo de fora do aparelho dos partidos, alguém como Carrapatoso ou Borges poderá fazer algo útil por Portugal e mudar mentalidades. A classe política que está no poder, e aquela que se prepara (a nova geração), serão mais do mesmo.

Temos que mudar o regime. Do género, passar de um sistema democrático partidário, para um sistema em que a equipa governativa e a própria Assembleia da República pudessem ser constituídas por cidadãos comuns que apresentem um plano de governo ao país e que se sujeitem a eleições.

Mas voltando ao assunto, vamos ver se a classe política que lá está consegue alterar as leis que os protegem e beneficiam. Sinceramente, não acredito...

Sem comentários: