sexta-feira, julho 08, 2005

Renunciar aos interesses, Saber lutar

Concordo em grande parte com as palavras do nosso amigo cósmico Nuno Silva Leal. É de facto revoltante a forma como inocentes são atacados, mortos por indivíduos sem escrúpulos conduzidos por valores que escravizam a humanidade.

Fui contra a guerra no Iraque. E a prova está aí... Nada de armas de destruição em massa e atentados contra tudo e todos dia após dia. E o petróleo sempre a subir....

Acabei de ler um livro de Henry Kissinger que se chama "Precisará a América de uma Política Externa?", onde ele faz uma leitura geopolítica do mundo actual. O último capítulo foi o único escrito após os atentados às torres gémeas. Pois bem, concordo com ele que a melhor forma de combater o terrorismo (uma guerra que será longa e nada convencional) seja através de ataques a países que alberguem terroristas de forma oficial, como era o caso do Afeganistão. Mas esta luta é sobretudo dos serviços secretos e de inteligência. Não é uma luta entre exércitos.

Henry Kissinger diz que é absolutamente essencial atacar as escolas de terrorismo, mas é fantástico como não cita a Arábia Saudita. O wahabismo, corrente do islão mais ortodoxa e radical, é ensinada nas escolas da Arábia Saudita. Mas lá os americanos não vão, porque sabem que aquilo lá é um barril de pólvora e a monarquia, aliada dos americanos, está a ser posta em causa como nunca antes foi.

O problema é grave. Temos que atacá-lo com todas as forças e nos sítios certos. A hipocrisia não pode ter lugar quando se trata de vidas humanas.

Os nossos valores de liberdade, justiça, paz e igualdade de oportunidades têm que ser defendidos custe o que custar.

Sem comentários: