sexta-feira, abril 07, 2006

Portugal no Feminino - Mulher executiva vs. Mãe de sucesso


Caros amigos cósmicos,

Uma vez, que estamos numa de debater o papel da mulher na sociedade, encontrei um site que foca esse tema e decidi partilhar algumas coisas convosco. Espero que apreciem.
Mulher executiva vs. Mãe de sucesso
"Com mais de 92% das mulheres com formação superior empregadas, Portugal possui uma das taxas de emprego feminino mais elevadas da União Europeia. Contudo, os números escondem a escolha radical que as mulheres portuguesas são obrigadas a fazer mais tarde ou mais cedo nas suas vidas: a carreira ou a família. Tudo por causa da ausência de uma política de conciliação entre o trabalho e a família e a necessidade de afirmação num mundo profissional ainda dominado pelo sexo masculino. "
(...)
"Ana Isabel, investiu na vida familiar em detrimento da carreira. Natural da ilha da Madeira, veio estudar para a faculdade de farmácia da Universidade de Lisboa, cuja licenciatura na área terminou com média elevada.
Embora as portas para uma carreira aliciante e sedutora em várias multinacionais farmacêuticas estivessem abertas, Ana Isabel recusou empregos com salários mais elevados e melhores condições de trabalho e optou pela família. Agora com 31 anos e casada há sete, dois filhos de um e quatro anos respectivamente, Ana Isabel desenvolve actividade como farmacêutica no hospital Pulido Valente. Gosta do seu trabalho e está realizada a nível familiar. Mas sente que passou ao lado de uma hipotética carreira de renome.
«É um facto que uma mulher para não ser discriminada no mercado de trabalho, tem que abdicar da família», ressalva. «Numa grande empresa não se pode dar ao luxo de constituir uma família, porque não há política, nem mentalidade enraizada para a conciliação da vida familiar com a profissional», observa. «Mas a vida é feita de escolhas e eu tinha necessidade de ter a minha família»

3 comentários:

NoNick disse...

É verdade que as mulheres têm sempre mais algumas dificuldades na conciliação do trabalho com a família. É que por mais divididas que sejam as tarefas no casal é sempre a mulher que tem o filho, por isso, é sempre um handicap numa carreira que hoje em dia é cada vez mais exigente ao nível de disponibilidade!
Mas como tudo na vida... é preciso encontrar um ponto de equilibrio... de que serve uma grande carreira se não se tem uma estabilidade familiar?
Afina andamos cá nesta 'bola azul' para quê? Para trabalhar? :S
E isto vale pra homens e mulheres!
;)

Fiquem bem!

Bequitas disse...

O título deste post funciona como link a um site com mais informação sobre o assunto, por se estivreme interessados é só clicar :)

"Fernando Pessoa" disse...

Nunca mais é 2007

Viva a Igualdade