segunda-feira, abril 10, 2006

Ponte Pedonal (Gaia/Porto)



Antes de mais, peço desculpa a todos os cósmicos pela minha ausência durante todo este tempo, mas na verdade, estes dois últimos meses foram “de loucos” para mim, dai não ter podido contribuir como desejava, com novos textos para o nosso blog. No entanto fui passando por cá e gostei de ver que o observador continua, como sempre, concorrido e a suscitar o debate sobre os mais variados temas entre todos os que nos visitam. Fico contente por isso.
Uma breve nota também para vos pedir desculpa pela “não organização” do nosso jantar/convívio cósmico!!! Agora como estou novamente mais disponível, fico a vossa disposição para levar em frente e de uma vez por todas o nosso adiado encontro no Porto, basta que assim o desejem e me avisem.

Sobre o tema de hoje:

Gaienses e Portuenses, sobretudo aqueles que vivem nas duas ribeiras, voltaram na semana passada, a receber a antiga promessa de uma ponte pedonal a ligar as duas margens.
Ficou mais uma vez prometido que dentro em breve, uma nova passagem para a outra margem surgirá, evitando assim as longas e maçadas caminhadas pelo tabuleiro inferior da ponte D. Luiz (com Z como verdadeiramente ela se chama).
Quando mais não fosse, já neste ponto começo a estar de acordo, pois todos temos de concordar que não é de todo em todo fácil a um qualquer noctívago, que depois de ingerir umas belas bejecas no cais de Gaia o obriguem a ir “dar a volta” pela ponte D. Luiz para poder ir beber um traçadinho à ribeira do Porto.
No entanto, e porque ao contrario de outros, a minha memoria não é curta, lembro-me que já em Janeiro de 2001, o líder da Câmara de Gaia, fez uma promessa idêntica, apresentando com a pompa e circunstancia que já lhe é habitual, um projecto da uma ponte pedonal, desenhada exactamente pelo mesmo Eng.º Adão Fonseca, e a verdade é q até hoje nem sequer estaleiros lá vi!!!
Desta vez, para que a festa não fosse repetitiva, esperava que o líder da Câmara de Gaia, tivesse, pelo menos, convencido o seu companheiro partidário e seu homologo da Autarquia Portuense a estar presente no apoio ao projecto, uma vez que uma ponte, se não me engano, precisa de duas margens para que se possa chamar ponte!!! Mas uma vez mais, o Presidente da Câmara de Gaia ficou sozinho a falar sobre o assunto…estranho, no mínimo…
Ficou prometido a todos os santinhos que dentro de 3 anos existirá naquele local uma ponte pedonal, transparente e ultramoderna, construída pela módica quantia de pouco mais de 10 milhões de euros. Sendo que metade desse valor será a cargo da Autarquia Portuense, mesmo que nada se saiba da vontade politica do autarca da outra margem…nem interessa, pelos vistos!!!
Em tempos de “vacas magras”, sou forçado a elidir que o ruidoso silêncio do Presidente da Câmara do Porto, se deve ao facto de este estar mais preocupado em resolver os elementares problemas das gentes do Barredo, da Sé, de Miragia e de São Nicolau, do que em assistir a mais um “foguetório” lançado pelo Presidente da margem esquerda.
A zona do Cais de Gaia, bem como toda a zona do centro histórico, desde a ponte D. Luiz até à ponte da Arrábida, tem realmente sido pródiga em promessas, desde escadas rolantes, teleféricos, reabilitação habitacional, construção de habitações estudantis, parques de estacionamento, Centro Cultural, etc…etc…etc….um sem numero de projectos ilusórios e sem qualquer tipo de execução à vista (pelo menos desarmada)!!! E não fosse o Governo do Eng.º António Guterres e a direcção da APDL e com certeza nem sequer o tão famoso Cais de Gaia ainda existia.
É de certa forma preocupante, mas ao mesmo tempo humorístico, como sempre que existe no horizonte a possibilidade de eleições internas no P.S.D, logo é assumido e anunciado ao Concelho de Gaia um chorrilho de promessas, nunca concretizadas, com a clara intenção de distrair os Gaienses e de impressionar o País, fazendo crer que somos um Município de sucesso.
Desta vez foram ao fundo da gaveta e ressuscitaram o velho projecto da ponte pedonal…a ver vamos como tudo estará daqui a mais 3 anos!!! Quase que aposto que já sei a resposta, infelizmente…
Há dias, um amigo com boa dose de ironia, dizia-me: “meu caro, o que é preciso é dar-se a ideia de que se está a fazer, os jornais publicitam e o povo até acredita que se faz mesmo”.

Será a velha lógica de que uma mentira contada muitas vezes se torna verdade?!?!

1 comentário:

Bequitas disse...

Amigos cósmicos,

Embora todos esperem ver cumpridas promessas políticas como pontes pedonais, penso que existem outras necessidades públicas bem mais importantes do que essa. Vocês devem estar agora a pensar: "Afinal a Bequitas está a falar do quê?"
Pois é meus amigos, nem todos vocês são de Vila Nova de Gaia, mas eu sou, nascida e criada bem aqui no coração da cidade. Lembro-me bem de quando era pequena existir um edifício na Rua Álvares Cabral, onde tem agora o airoso parque de estacionamento privativo camarário, que era o edifício onde se situavam as casas de banho públicas. Pois bem, após ter sido destruído nunca mais foi substituído, nem ali nem noutro sitio qualquer, nem mesmo àqueles Wc's de moeda temos direito! É triste o simples cidadão que anda na rua, ter de se dirigir a um estabelecimento comercial para poder aliviar as suas necessidades fisiológicas, o prejuízo é do comerciante que paga a água gasta no mesmo, quando o cidadão nem um cafezinho toma. Triste, é mais ainda quando as necessidades surgem numa altura em que já não há estabelecimentos abertos, e o cidadão quando do sexo feminino que remédio tem senão apertar a bexiguinha, isto pra não falar de outra necessidade fisiológica, enquanto que o cidadão do sexo masculino pode sempre encostar-se a um cantinho e aliviar-se à maneira. E claro, nós gostamos sempre de ter dessas visões maravilhosas quando vamos na rua, e sentir aqueles odores que se vão acumulando e se tornam mais intensos ao longo dos tempos e principalmente quando lhes bate o solzinho!
Posto isto, não acham mais importante a implantação ou construção de WC’s públicos?!
Aqui fica a sugestão!
Fiquem bem!