quarta-feira, abril 05, 2006

Mulheres na Política 3

De facto, a Salomé tem razão no que toca à necessidade de mudar algo na política e a participação maior das mulheres poderá ser importante para se mudar um pouco a mentalidade do nosso governante "comum".

Sou à partida contra qualquer imposição de quotas do que quer que seja, mas de vez em quando até entendo que só assim é possível mudar algo. Por exemplo, a concorrência desleal que a China faz à Europa só pode ser minorada com a introdução de quotas às importações europeias à China.

Também da mesma forma entendo que poderíamos experimentar a introdução de quotas no caso único e excepcional das mulheres nas listas - e nunca de religiões, por exemplo, já que o Estado é laico mas não é assexuado! - de forma a obrigar os políticos a adaptarem-se às políticas... Como disse muito bem a Salomé, nos países nórdicos que têm uma mentalidade muito mais moderna que a nossa só depois de introdizida essa quota é que as mulheres - e os homens e os países - se habituaram à ideia e de tal forma que agora se a quota fosse lá retirada com toda a certeza ninguém daria por ela...

Desta vez, e excepcionalmente, concordo com a introdução obrigatória da participação de pessoas na política. Porque normalmente acho que deve ser de forma voluntária que a participação deve ocorrer, como é o meu caso.

Sem comentários: