sexta-feira, agosto 05, 2005

Sophia...

Como me parece que isto anda pelo elogio às mulheres e a grandes mulheres de determinadas áreas, decidi, como sou das letras, fazer referência a um grande nome da literatura: Sophia de Mello Breyner Andresen. Já muito se falou sobre a senhora, muito se disse, mas fica sempre bem acrescentarmos a nossa opinião pessoal.

O primeiro contacto que tive com Sophia, isto é, o primeiro contacto com a sua literatura, foi no 12º quando li alguns dos seus poemas, admito desde já que pouco ou nada me fascinaram (chamem-me herege...). Percebi toda a amplitude da escritora este ano, quando tive que leccionar aos miúdos o conto Saga, incluído no livro Histórias da Terra e do Mar. Percebi, aqui, o quanto perdi de Sophia.

Com uma escrita simples, mas, ainda assim, floreada, cheia de belas imagens e metáforas, fazendo uma descrição do Porto, pelos olhos de Hans que ainda não tinha deslumbrado. Depois dediquei-me a ler os seus poemas mais atentamente. Após algumas leituras, fiquei fascinado, principalmente pela sua vertente interventiva. Vertente que aprecio em todos os escritores. Bom, para quem não sabe por onde começar a ler esta escritora, aconselho o livro supracitado.

É sempre bom começarmos a ler os poetas ou os escritores pelos livros de contos. Afinal, os contos são próximos da poesia, sempre carregados de sentimentos e de simbologias, mas, ao mesmo tempo, são prosa. Um bom poeta, normalmente, é um bom contista.

Sem comentários: