segunda-feira, agosto 29, 2005

Será desta?

Recentemente tive conhecimento de duas sondagens feitas em Vila do Conde em que a vitória era atribuída ao candidato do PSD.

Se assim for, será uma das maiores alegrias políticas que terei. Não por ser o PSD a ganhar ao PS, não, mas antes por ser uma demonstração de alguma maturidade democrática, por sinal tardia, do povo da minha terra. Se fosse o PSD que tivesse lá plantado à mais de 25 anos, o meu voto iria direitinho para o partido da rosa encarnada.

Imagino que a percentagem de municípios onde ainda não tenha havido rotatividade partidária seja bastante reduzido. Esses, do meu ponto de vista, estão consciente e/ou inconscientemente subjugados ao aparelhismo local.

A renovação geracional poderá vir a ser o factor decisivo para a mudança. Por isso, acredito que, se há alguma classe ou grupo ou faixa etária capaz de derrotar o PS em Vila do Conde, são os jovens. E aí sim, dariamos uma lição aos adultos e idosos da nossa terrinha, aqueles da geração do 25 de Abril...

2 comentários:

Pavão disse...

Se assim for, dou os parabéns ao povo de Vila do Conde. Do que conheço do candidato, ele estará pronto para tomar conta do municipio e dar um novo impulso, diferente, à terra.
Só gostava que o mesmo se passasse aqui em Guimarães, onde o poder rosa já leva 16 anos (mas já lá andam metidos há mais de 20, eram vereadores de oposição antes e alguns com pelouro oferecido pelo PSD...) e os mesmos actores querem chegar aos 20!

Anónimo disse...

A essência da democracia reside na alternância equilibrada do poder entre as diversas forças políticas. A vigência de um "status quo" de governação por parte de uma só força política durante várias décacadas leva à rotura, à ursupação e ao desinteresse generalizado pela participação dos cidadãos na causa pública. Os governantes, que tanto tempo estão no poder, apesar de eleitos democraticamente, tornam-se em autênticos ditadores, déspotas agarrados à cadeira presidencial, cegos em relação ao mundo, alimentando a cada dia que passa um infinita sede de poder.Dizem-se democráticos, mas não permitem a liberdade de expressão,controlando os "media locais" que silenciam a oposição. Dizem-se modernos, mas as ideias que sustentam são velhas. Dizem que criam emprego, mas a única coisa que fazem é estender os tentáculos do partido vigente a todos os ramos da sociedade.Estes pequenos deuses caseiros, nos quais a democracia portuguesa é prole, conseguiram subverter a democracia e queimar em hasta pública os sonhos saídos do 25 de abril.
Não importa a cor partidária, não interessa o curriculo ou o nome do candidadato da oposição, é preciso correr de uma vez por todos com estes caudilhos! Alberto joão jardim, Avelino Ferreira Torres e Mário de Almeida, os senhores envergonham a República e a democracia. Bem haja quem vos tirar dessa poltrona bafienta onde se sentam há demasiado tempo!