quinta-feira, agosto 25, 2005

Ainda os Incêndios

Se a memória não me falha, este é o terceiro/quarto ano consecutivo em que o país é varrido por um verdadeiro tsunami de fogo, de norte a sul. Se a memória não me falha, este é também o terceiro/quarto ano consecutivo em que o governo do momento apresenta um plano de prevenção de incêndios.

Eu pergunto: Que falhas na salvaguarda da nossa floresta foram detectadas nos planos de prevenção de incêndios? Quais as medidas que foram tomadas tendo por base os tais planos? Onde está a avaliação e os resultados da implementação dos planos?

Pelo menos a uma das três perguntas sou capaz de responder: os resultados estão à vista de todos. Ah!, e uma das medidas foi disponibilizar telemóveis aos pastores para um aviso mais rápido aos bombeiros...

Apresentar um plano de prevenção de incêndios depois de termos a floresta ardida está a tornar-se um hábito dos governantes. Já me parece a palavra reforma antes de umas eleições...

Toda a gente se queixa da falta de meios, mas preferimos comprar dois submarinos que dariam seguramente para 10 helicópeteros de combate aos fogos. A limpeza das matas, de quem o Estado é o maior proprietário, é igualmente fundamental na prevenção de focos de incêndio. Mão pesada para os criminosos. E a televisão, em vez se passarem apenas imagens sensacionalistas, que realce os criminosos e noticie as penas a que estes estão sujeitos, assim como casos passados de incendiários que ainda estão na prisão. Estarão? Eu creio que sim, mas até tenho curiosidade em saber.

É mesmo caso para dizer que os nossos políticos só falam e não fazem nada. É uma vergonha. Tem que haver responsabilização política, com consequências na "carteira" de quem elabora e apresenta estes planos e depois os resultados são estes que estão à vista. Porque, será que uma equipa da Protecção Civil, um Secretário de Estado ou um Ministro que apresentem planos cujos resultados são estes, mereceram ganhar o que ganharam?

Apesar de saber que as condições atmosféricas dificilmente poderiam ser mais adversas, começam a ser muitos anos seguidos sem resultados visíveis e sempre a apresentarem novos planos.

P.S. - Envergonha-me e entristece-me ver bombeiros a pedir nos semáforos e nas rotundas... Ainda temos algumas coisas de terceiro mundo...

1 comentário:

Anónimo disse...

A "boa" notícia: daqui a 3/4 anos, a continuarmos com este ritmo, o governo já n precisará de preocupar-se com planos de prevenção...