quinta-feira, abril 14, 2005

Opinião de leigo, mas um observador atento

Sobre a beleza da casa da música digo isto: É uma obra arquitectónica onde o material que prevalece é o betão, mas não deixa de transparecer leveza para o nosso olhar. Talvez pela forma geométrica que assume, dá a sensação que parte do seu espaço está suspenso.

No entanto, em termos de rentabilização económica do espaço, com a maior sala a levar aproximadamente 1200 pessoas, só lá pra 2050 é que o investimento é recuperado.Para além disso, a funcionalidade é péssima. Não vai poder albergar espectáculos de ópera ou sequer bailado, porque não tem espaço suficiente. Como é possível???
Para já não falar nos atrasos que sofreu e no arrombo financeiro que foi...

P.S. - Desculpa o abuso Nuno, mas a opinião de um arquitecto sobre esta obra é sempre importante. O seu sentido estético, a inserção no espaço envolvente, a opção por aqueles materiais, etc...
Apesar de ser leigo, gosto de ler ou ouvir os artistas (escritores, pintores, arquitectos) a teorizar sobre as suas opções e a dar um sentido - que não está ao alcance dos desatentos ou desentendidos - ao porquê de determinada coisa ser como é.
Por isso te peço, mais uma vez, a tua opinião sabedora sobre este assunto.

2 comentários:

"Fernando Pessoa" disse...

Não perguntes a opiniao ao Nuno,

Como "Portista Doente", Vai já dizer que a culpa é do Rui Rio, ehehehe

Pavão disse...

hehehehe

Desta vez o Rio está fora disso, até porque o projecto e a ideia não foram dele...

Qunato à opinião, por acaso estava mesmo a preparar um post para o meu blog mas vou colocar o mesmo aqui quando completo.