quinta-feira, abril 28, 2005

O que não se Ensina nas Escolas

Recebi por mail, alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu numa conferência numa escola secundária:
1 - A vida não é fácil; habituem-se a isso.
2 - O mundo não está preocupado com a vossa auto-estima. O mundo espera que vocês façam alguma coisa útil por ele ANTES de vocês se sentirem bem convosco próprios.
3 - Vocês não vão ganhar 5 000 EUR por mês assim que saírem da Universidade. Vocês não serão directores de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes de terem conseguido comprar o vosso próprio carro e telefone.
4 - Se vocês acham que os vossos professores são rudes, esperem até terem um Chefe. Ele não vai ter pena de vocês.
5 - Vender jornais ou trabalhar nas férias não está abaixo da vossa posição social. Os vossos Avós têm uma palavra diferente para isso: chamam-lhe "oportunidade".
6 - Se vocês fracassarem, a culpa não é dos vossos Pais. Por isso não os culpem dos vossos erros; aprendam com eles.
7 - Antes de vocês nascerem, os vossos Pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as vossas contas, lavar as vossas roupas e ouvir vocês dizerem que eles são "ridículos". Antes de quererem salvar o planeta para a próxima geração, desejando consertar os erros da geração dos vossos Pais, tentem limpar o vosso próprio quarto.
8 - A vossa escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas vocês não chumbam mais de um ano e têm tantas hipóteses quantas vocês precisarem até acertar. Isto não tem NADA a ver com a vida real. Se pisarem o risco, são despedidos... Façam bem à primeira!
9 - A vida não é dividida em semestres. Vocês não terão sempre os Verões livres e é pouco provável que os outros empregados vos ajudem a cumprir as vossas tarefas no fim de cada período.
10 - A televisão NÃO é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que largar o "barzinho" ou a boîte e ir trabalhar.
11 - Seja simpático com os "estudiosos", aqueles estudantes que muitos julgam que são uns idiotas. Existe uma grande probabilidade de vocês virem a trabalhar PARA ELES, um dia.

Sem comentários: