sábado, novembro 05, 2005

Tributo a Miles Davis



03h30m da madrugada de 05/11/05, oiço apaixonadamente “Kind of Blue” de Miles Davis…

Sim, sou completamente viciado em Jazz!

Com este som de fundo, não queria nem podia deixar passar a oportunidade de escrever qualquer coisa sobre aquele que é na minha humilde opinião, o melhor e maior músico de Jazz (e não só), de todos os tempos: Miles Davis, o Anjo Negro do Jazz.
Curvo-me perante o seu génio e a sua magnitude!

É completamente inacreditável mas este álbum é sem de dúvida magistral! O que sinto ao ouvi-lo é indescritível… sensações poderosas trespassam o meu ser! Viajo sem sair da cadeira por lugares absolutamente inesquecíveis e eloquentes! A distancia entre o meu ser e a felicidade fica reduzia ao ridículo…e o céu é já ali ao virar da esquina!

Em “Kind of Blue”, como em muitos outros álbuns seus (tenho-os quase todos), Miles é mestre como nunca ninguém o foi na arte do improviso musical.
O trompete não é indissociável do seu próprio corpo, mas antes um prolongamento deste! Com ele, Miles é capaz de pintar quadros de uma indiscutível e rara beleza.

Miles nunca gostou de explicar a sua musica e como todos os grandes génios da humanidade, reclamava que esta não era para ser explicada mas antes vivida e sentida.
Não posso concordar mais com ele, logo é isso que faço sempre que ouço as suas músicas!

Em “Kind of Blue”, Miles simplesmente pegou nos seus músicos e fechou-se durante duas simples sessões de “rajada” no estúdio em Março de 1959.
Na época, o Jazz “modal” já não era uma ideia totalmente nova, pois ele próprio já tinha tentado qualquer coisa similar em 1958 em “Milesstones” (outro álbum absolutamente genial).

Amigos cósmicos, com certeza conhecem, alguns até bem melhor que eu, a vida e obra deste génio da humanidade. No entanto, deixo aqui o convite a todos para experimentarem o ambiente e saborearem as sensações que Miles Davis nos dá em toda a sua vastíssima obra. Assim, e para quem estiver interessado, deixo-vos aqui alguns títulos, de Miles que recomendo vivamente:

- Kind of Blue (obviamente)
- Miles Electric: a different Kind of Blue
- Miles and John Coltrane: Live at N.Y.1958
- Bitches Brew
- In a Silent Way
- Milesstone
- Friday Nigth at the Blackhawk vol.1
- The Colombia Years 1955-1985
- Aura
- Files the Killimanjaro
- A tribute to Jack Johnson
- The Complete Concert: 1964
- Seven Steps to Heaven
- Miles Smiles
- Miles Ahead
- On the Corner
- Miles Davis and Bill Evans
- Miles Davis Love Songs


Se alguém quiser posso emprestar ou enviar pela net, algum destes ou qualquer outro álbum de Miles, que eu próprio possua ou que possa facilmente arranjar. Fico ao dispor.
Ao morrer há dez anos de uma pneumonia, Miles Davis deixou uma obra extraordinária e um exemplo de vida: sem se enquadrar em modelos, impôs um estilo singular.

Continuo a ouvir “Kind of Blue”…

Sem comentários: