quinta-feira, novembro 24, 2005

OTArios

Portugal e os portugueses preparam-se para mais um projecto megalómano e desnecessário. O que é o mesmo que dizer, dinheiro dos contribuintes mal gerido e hipoteca do nosso futuro por mais 20 anos.

Recentemente ouvi o Sr. Murteira Nabo afirmar que já há largos anos tinha previsto o excesso de tráfego da Portela. Hoje, ouvimos previsões afirmando que a ruptura se dará daqui a 15 anos. Pior, as previsões, caso o novo aeroporto avance, dão como prazo máximo de utilização do mesmo 20 anos. Saliente-se que o aeroporto localizado na OTA não tem capacidade de expansão. Nunca poderá ter mais de 2 pistas.

Com isto quero dizer que não acredito em nenhum dos estudos que possam vir a ser apresentados. Fazer projecções a 20 anos é uma completa tolice. Com a velocidade a que as mudanças ocorrem, derivado dos avanços tecnológicos, como é possível fazer previsões a tão longo prazo? Se os responsáveis pelas estimativas nem num horizonte temporal de 1 ano acertam, quanto mais a 20?

Para além disso, e devido à grave crise económica e financeira que o país atravessa, parece-me muito mais sensato apostar na construção de um aeroporto para voos charter e voos realizados por companhias de baixo custo (estes apresentam taxas de crescimento bastante consideráveis), desviando assim tráfego da Portela. Um aeroporto que ficaria incomparavelmente mais barato. Por exemplo, quem vai a Londres pela Ryanair o aeroporto fica a 40km da cidade e nem sequer mangas de ligação tem.

Mas já está decidido meus amigos. Apesar de não haver um projecto que apresente um VAL (valor actualizado líquido) positivo, já está decidido. Garanto-vos que não há uma empresa racional que avance para um investimento em que o VAL seja negativo ou nem sequer esteja calculado (Ontem, Cavaco referiu precisamente isto).

O choque tecnológico, esse fica na gaveta. Ou então é levado a cabo com muito menos recursos do que teria se o aeroporto não avançasse.

Ai, desculpem, já não é choque, é só plano. Já me parecem os outros quando anunciaram um choque fiscal e subiram os impostos mal chegaram ao poleiro.

2 comentários:

"Fernando Pessoa" disse...

estava a pensar que ninguem ia escrevre nada sobre a OTA,...o post perfeito.

e a opiniao publica e instituicional é toda unanima contra a OTA, com excpção para o Governo e dois ou três lobbies, incluindo claro as empresas do estudo.

Gostei particularmente da frase de criar 65000 empregos...isto é q vai ser produtividade....

Acordem, porque os Portugueses já não dormem.

XanaeR disse...

eu não queria dizer asneiras, mas parece-me que a OTA vai ser mais ou menos como as SCUT's : faça-se agora e quem vier atras que feche a porta.

se bem percebi (ou mal!) vamos andar a pagar a OTA durante anos a fio, sendo que os credores principais sao bancos. é isso?

é que se for, fico mt preocupado. no fundo estaremos a hipotecar recursos. a hipotese de aproveitar aeroportos de menores dimensoes para voos baratos é o que esta na moda!

mas como somos grandes e ricos, fazemos um novo...