Hoje tive um almoço de Natal, mas diferente dos tradicionais almoços de Natal desta época. Não houve troca de prendas mas houve muita confraternização e solidariedade.
Passo a explicar.
Uma associação que ajudei a fundar e da qual sou ainda o Presidente da Assembleia Geral, chamada ASCREV - Associação Social, Cultural e Recreativa de Entre Vales, que tem actuado nas periféricas e carenciadas freguesias de Figueiredo, Leitões e Oleiros, todas do concelho de Guimarães, quase sem apoios e apenas com a boa vontade e muito trabalho de alguns dos seus sócios, organizou um almoço de Natal gratuíto destinado aos idosos (+ 65 anos) das 3 freguesias e que contou com a participação de mais de 90 pessoas!
A ASCREV ainda não é IPSS, apesar de termos a informação que o processo - longo e penoso - está quase concluído e desbloqueado e quase não tem receitas - vive de alguns subsidios das juntas de freguesia ou de outras entidades públicas e das pequenas quotas (12 euros anuais) que recebe de cada sócio. Mas acima de tudo vive da boa vontade e do espirito de solidariedade do João Manuel, do Novais, da Natividade, da Conceição, da Joaquina ou da Aurora, entre outros sócios, que souberam e conseguiram em 3 semanas trazer o vinho do pai de um deles, o pão e broa da mãe de outro, outro ofereceu algum bacalhau, outro trouxe as batatas dos seus campos, as sobremesas foram as mulheres que fizeram, tudo isso em troca apenas do sorriso e satisfação de verem os idosos das freguesias animados e a conviverem e a terem, provavelmente, a sua festa de Natal uma semana antes do que seria suposto...
Já pouco tenho contribuido para a ASCREV com o meu tempo - que é cada vez mais escasso - mas tenho muito orgulho em estar associado e saber que ajudei a fundar e concretizar o sonho e a aspiração de um grupo de pessoas boas que sentem que as suas terras, marginais ao concelho e quase enclaves noutros concelhos vizinhos, merecem mais atenção dos governantes que os cerca de 500 eleitores de cada uma delas faz com que na realidade tenham. Mas o meu contributo financeiro (muito mais limitado que aquele que gostaria de poder oferecer) e de influência no meu circulo de amizades e a fazer contactos em espalhar o nome da ASCREV, isso continuo sempre a dar à ASCREV.
Bem hajam estes meus amigos. Um bom Natal para eles, que bem o merecem!
Macau que se vai perdendo
Há 10 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário