quinta-feira, dezembro 15, 2005

Eram tao amigos...

ontem vi o meu primeiro debate destas presidencias: SOARES vs ALEGRE!

apesar do numero de debates ser em numero excesivo, so ontem consegui ver um debate e mesmo assim em diferido!

falando do debate, digo muito sinceramente: apetece-me votar no Candidato Poeta!

e digo isto porque ao ouvir Alegre, uma qualquer parte do meu pensamento politico (que eu nao sei qual!) é estimulado! possivelmente fruto de uma visao um pouco idealista do Estado e das Instituições, no fundo, da propria sociedade, visao que todos, no nosso ideario devemos partilhar.

Alegre emana uma calma quase budista, tipicamente poetica. e eu gosto disso. a figura de Alegre no debate contrastou completamente com a figura de Soares...!

o decano dos politicos, o homem que ja chegou a uma idade em que pode dizer o que bem lhe apetece, apresentou-se do alto da sua catedra com uma opção tão clara como a sua prepotencia e arrogancia intlectual: diminuir Alegre.

ao longo de todo o debate, a palavra chave para Soares foi "EXPERIENCIA". e de facto, Soares possui uma experiencia que poucos podem gabar-se de ter. no entanto, isso nao me parece uma lacuna num candidato presidencial! Alegre possui mt experiencia politca e não me parece que isso o diminua perante Soares! porque se assim fosse ninguem poderia candidatar-se a PR, a nao ser num segundo mandato!

Para alem disso, a unica questao que eu gostava de colocar (ou que algum candidato lhe fizesse!) era : O QUE FEZ MARIO SOARES POR PORTUGAL!

(porque nao sei mesmo o que fez ele pelo meu Pais. ate hoje ainda nao percebi toda aura que se atribui a Soares, mas se algum Cosmico me quiser explicar, fico agradecido.)

Soares foi arrogante, repito-o. Soares procurava constantemente enconstar Alegre as cordas, fazendo perguntas de forma repetitiva, procurando jogar sempre a carta "dissolução da AR" para a mesa de jogo, ao que Alegre respondeu superior e cobjectivamente, elencando os motivos que o levariam a dissolver a AR.

Alegre mostrou, em alguns pontos, alguma insegurança nas respostas que deu; mas ainda assim superou Soares que confrontado com a questao da OTA, disse que nao tinha opiniao!

Sousa Tavares interpelou-o dizendo que todo o pais fala da OTA e do TGV, como era possivel um candidato a PR nao ter opiniao sobre uma questao da importancia da OTA?!verdadeiramente inacreditavel!

Concluindo, parece-me que, pela imagem que passou, Alegre saiu a ganhar com o debate.

Soares procurou, naquele seu estilo inconfundivel, trazer pequenas questiunculas que denegrissem a imagem do adversario, como o facto de nao ter suspendido o cargo de deputado e vice presidente da AR, a que Alegre respondeu bem; Soares tentou sublinhar a "traição" de Alegre ao PS, mas Alegre passou por cima com classe; e para mim a cereja no topo do bolo foi, sem duvida, o facto de Soares não ter opiniao sobre a OTA!

Tenho que ver um debate com Cavaco Silva para voltar a perceber que o que esta em jogo é Portugal...

Sem comentários: