terça-feira, fevereiro 22, 2005

Uma Medida Para Reformar o Sistema Político

De facto meu caro amigo Luís Pires, apesar de estar longe de seguir os ideais do Saramago, o voto em branco nestas eleições significou para mim, e com certeza para muitas outras pessoas que votaram como eu, que não houve um partido nestas eleições que apresentasse uma medida clara de responsabilização política pelo não cumprimento do programa eleitoral apresentado aos portugueses. E muito menos falasse na limitação de mandatos ou na questão das reformas vitalícias.

Uma medida tão simples como a seguinte: nas mais diversas áreas de Estado, desde a justiça, ao ambiente, à saúde, à educação, à administração pública, os partidos políticos apresentariam 3 medidas que no seu entender seriam essenciais.
Teriam que estar todas muito claras para os portugueses.
No fim da legislatura, quem governasse o país seria remunerado em função do número de medidas que apresentou e foi capaz de implementar. Digamos que é indexar o salário dos políticos à sua produtividade. Não acredito que houvesse políticos que quisessem chegar ao fim da legislatura e só recebessem metade daquilo que poderiam receber em condições normais.

Em 2002 votei num choque fiscal, pois só assim seriamos capazes de atraír mais IDE. Chegaram ao poderem e subiram o IVA. Isto é que é um choque fiscal?

Em 2002 fui enganado. Em 2005 ninguém me enganou.
(As cores não são por acaso)

Sem comentários: