quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Bush visita Europa. Será a velha ou a nova?

O sr. Bush está de visita à Europa, e pelos vistos aqueles a quem ele chamou de "velha Europa" à cerca de um ano atrás (entenda-se Alemanha e França que não apoiaram a guerra contra o Iraque), rejuvenesceram.

Temas tão importantes como as sanções ao Irão, a questão da venda de armas à China que está em guerra fria com Taiwan, o protocolo de Quioto, O Tribunal Internacional Penal, entre outros, são questões que devem ser discutidas multilateralmente e no âmbito das Nações Unidas.

No entanto, os E.U.A. continuam a tomar decisões que dizem respeito a todos de forma unilateral, com a certeza de que a velha "Europa" lhes apertará a mão depois de passadas as tempestades originadas por tais decisões. A Europa, tal com Portugal, também precisa de novos líderes. Que saudades de Jacques Delors.

Sou um federalista convicto. Precisamos de um Estado Europeu forte e unido para termos voz na esfera global. Mas já que não temos, ao menos "levantemos" de vez um dos pilares da União estabelecidos no tratado de Maastrischt - A Política Externa Comum.

Sem comentários: