sexta-feira, agosto 07, 2009

Férias... Justiça e Política!


Nota Introdutória:

Bem meus amigos, hoje parto para férias… merecidas, diga-se de passagem!
Serão 2 semaninhas fora de tudo e como tal fora dos computadores, das internetes e afins. Como é óbvio vou deitando o olho aos jornais e aos telejornais, mas o mínimo possível.
Dependendo do tempo disponível entre as idas a praia e a piscina, os churrascos e os copos, tentarei dar uma vista de olhos ao observador.
Quanto a post`s meus, talvez só mesmo daqui a 2 semaninhas!
Para ler, levo comigo o “Desassossego” do Fernando Pessoa - tão actual que ele é – de resto é mesmo só calções e t-shirts.
.....................................................................
No entanto, antes de ir, e no seguimento de anteriores post`s, quero deixar-vos o seguinte pensamento em relação à Justiça e à Politica:
Sim, eu sei que estamos todos um bocadinho desiludidos, fartos e irritados com esta justiça… ou pelo menos com alguma justiça… mas já pararam para pensar que a justiça como a educação, entre outros, são talvez o reflexo do povo, da sociedade em que vivemos?
Trocando por miúdos: embora muitos tentem esquecer-se disso, a verdade é que Portugal é ainda um País analfabeto! Temos de ter isto bem presente, doa a quem doer.
Senão reparem: há 30/40 anos (é um período de tempo absolutamente ridículo no curso temporal da história), o nosso País à beira mar plantado tinha 80% de analfabetos ao passo que na maioria dos países europeus, principalmente os nórdicos, a taxa de analfabetos não ultrapassava os 4% a 5%!!! Impressionante não?
Isto para vos dizer o seguinte: o povo português é engraçado… mas muitas vezes roça o ridículo! e o que interessa é a reacção, a conversa de café, o dizer mal do vizinho, do politico (sobre alguns até teem razão), do “gajo” que enriqueceu não se sabe bem como, etc, etc…
Dizem eles: “esta justiça é lenta, não funciona!”.
Concordo, é verdade… mas é só meia verdade e devemos procurar as razões antes de atirarmos “postas de pescada” para o ar.
No entanto, quando a justiça funciona, olhem por exemplo no caso do Isaltino (levou 7 anos e cheira-me que não vai haver recurso que lhe valha), a outra justiça, a do voto, aquela que todos nós exercemos, não funciona!!! Ou funciona de maneira totalmente inversa a tudo o que era provável e lógico!!!
O que importa é falar mal, reagir contra tudo… a justiça e os políticos… mas no momento da verdade, no momento de fazermos a nossa justiça, no momento em que aqueles que dizem que tudo está mal teem a oportunidade para fazer a justiça adequada, nesse momento esses, os espertalhões, demitem-se de a fazer!!! Não podem ir votar porque está um dia lindo de praia, não votam porque não vale a pena, e mais grave os que votam, vão lá e vão votar Isaltino!!!
Se há povo cobarde neste aspecto, são os Portugueses. Por muito que me custe escrever isto, tenho de o dizer.
Os políticos são ladrões e corruptos, a justiça está um caos, mas vamos lá votar no homenzinho coitado, vamos lá e vamos dar-lhe outra maioria absoluta! Sim porque ele vai ter outra maioria absoluta ou alguém tem dúvidas disso? E a Fátima, a de Felgueiras também e o Avelino e o Major e etc e etc…
A justiça popular dá-lhes mais e mais maiorias absolutas, protege e valida interesses instalados, tenta “comer” qualquer coisinha também… e depois reage porque afinal isto está tudo mal!!!
Não vamos atirar mais areia para os olhos de ninguém meu povo.
Para já vou fazer como os outros, vou molhar os pezinhos, beber um tinto, falar alto com os amigos do café e estupidificar-me ao máximo!!! quando voltar em Setembro logo se vê se estou para me chatear ou se é mais fácil deixar andar…

Abraço a todos e boas férias,

Renato