segunda-feira, agosto 17, 2009

Acreditar

Acreditar no país hoje é dificil, em especial para quem lá não está, como eu.

É dificil acreditar na justiça quando vemos todos os dias evidencias que ela não funciona de forma justa. Que funciona, às vezes, quase sempre para o mesmo lado e da mesma forma. Que é usada tantas e tantas vezes para fins diferentes do que o simples "fazer justiça".

É dificil acreditar nos políticos quando eles não cumprem (e fazem gala disso) as promessas mais importantes e quando agora nem prometem nada que não sejam generalidades. Quando defendem uma politica nos dias impares e practicam uma diferente nos dias pares. Quando os politicos confiam mais nas agencias de comunicação do que neles próprios, quando o marketing toma conta da politica, quando a sondagem dita as políticas.

Acreditar mais ou menos, acreditar nos dois ou só num, é nesta altura indiferente. Porque quando duvidamos, só isso já é colocar em causa muita coisa, os fundamentos da democracia. E quando tal acontece, é dificil acreditar que Portugal ainda tem futuro, pois se o presente é este definhar lento e agonizante, quem acreditará que haverá futuro para além disto?

Sem comentários: