domingo, março 20, 2005

Criança em risco

Na passada sexta-feira realizou-se em Guimarães a 1ª de várias conferências dedicadas ao tema da "Criança em Risco", numa organização conjunta entre o Forum Vimaranis e a Associação de Apoio à Criança (AAC), de Guimarães.

O Forum Vimaranis - associação que ajudei a fundar - é uma associação de jovens quadros, de Guimarães ou lá sentimentalmente ligados, e que pretende promover e fazer discutir Guimarães nos seus mais diversos quadrantes: políticos, culturais, artisticos, sociais, administrativos, etc...

Assim, já organizou actividades sobre a Cultura Castreja, sobre as Áreas Metropolitanas, sobre as tradicioanais festas dos estudantes de Guimarães, as Nicolinas, convidou o prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo para visitar a cidade, entre outras coisas menos visiveis.

Agora, inaugurando uma nova era de actividades, aceitou o repto da AAC para ajudar na organização de uma série de conferências que pudessem alertar a sociedade para os perigos e riscos a que as crianças estão sujeitas, dentro do espirito que o Estado não pode, por si só, resolver todos os problemas. Cabe por isso à sociedade civil tomar a iniciativa de avançar com acções que cubram pontos onde o Estado não consegue chegar.

Da primeira conferência, com o Dr. Luís Villas Boas, da Associação Apoim Galvão, resultou uma boa casa e a ideia que Guimarães precisa de um Centro de Acolhimento de Emergência Infantil.

O aviso está lançado. Falta saber se o Estado e a sociedade civil saberão dar resposta a este repto...

Sem comentários: