Hoje o meu Irmaozão faz anos, e como é lógico este dia tão especial tinha que ficar registado no blog porque TU MERECES!!
Para ti: “Um ano fica para trás e outro chega com novas oportunidades para recheá-lo de sorrisos, abraços e momentos especiais… espero que os teus sonhos jamais desapareçam e que continuem tão vivos e lindos como tu és! E… cuidado com eles porque podem tornar-se realidade!!”
Feliz Aniversário!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijos cósmicos***
quinta-feira, março 31, 2005
31 de Março... Parabéns Miguel Barros!
quarta-feira, março 30, 2005
"What do you want to do with your life?"
Encontrei um site no mínimo curioso que recolhe e sugere possíveis objectivos vitais para os seres humanos. Trata-se de um registo que recolhe as aspirações de todos os que participam e que permite compartilhá-las com outros internautas.
Dêem uma vista de olhos em: www.43things.com
Algumas das belas intenções que abertamente se expressam, para deleite de todos, são viajar pelo mundo, aprender a tocar um instrumento musical, viver apaixonadamente, ter filhos, perder peso, aprender a navegar melhor através da Internet, escrever diariamente, aperfeiçoar um idioma, ir novamente para a universidade, superar a fraqueza, perder menos tempo à frente da TV, passear mais, deixar de fumar, poupar mais, meditar, não preocupar-se com o que os outros pensam, ler mais, ir mais a concertos, apaixonar-se a cada dia… e tu, o que queres fazer com a tua vida?
terça-feira, março 29, 2005
Citando
Leonardo da Vinci
domingo, março 27, 2005
Mourinho em Israel pela paz?
No minimo, é ambiguo, no máximo, a guerra israelo-palestiniana vai recomeçar novamente...
É que ele tem tanto de excelente treinador (aliás, é o melhor e acabou!) como de conflituoso...
sábado, março 26, 2005
Ainda a propósito do Código da Estrada
Só a título de curiosidade e para que todos vejam que esta nova medida de actualizar as multas no novo código de estrada ainda está longe de solucionar o problema da sinistralidade em Portugal:
Em França já reduziram em 30% o número de vítimas de acidentes na estrada. Os radares não estão escondidos, existem cartazes que avisam a sua presença!!!! Têm um sistema automatizado de emissão de multas, que em 48horas já estão em casa dos transgressores!
Na Finlândia, o valor das multas é proporcional ao rendimento do multado. Há três anos o presidente do concelho de administração da Nokia foi multado em 80.000€ por excesso de velocidade.
Só com medidas justas se consegue o único objectivo, o de mudar a atitude de quem vai ao volante e evitar os acidentes nas nossas estradas.Se estas medidas fossem por cá adoptadas, chegaríamos mais tarde mas não duvidem que chegávamos lá!!
Abraço!
Luís Marques Mendes
Um desafio! Um homem! Cinco ideias estruturantes! Uma visão de futuro! Em suma, um RUMO!
"Em primeiro lugar, recolocar o PSD no espaço político que lhe é próprio."
"Em segundo lugar, reabilitar e enriquecer o debate político e o debate de ideias dentro do Partido."
"Em terceiro lugar, liderar a oposição com firmeza e sentido de serviço público."
"Em quarto lugar, a estratégia autárquica. O meu grande objectivo é mobilizar todo o Partido para a vitória nas eleições autárquicas."
"Em quinto e último lugar, a estratégia Presidencial."
Boa Páscoa
Aos agnósticos, ateus e crentes de outras religiões deixo um conselho.......por questões morais.............Trabalhem nos feriados religiosos.
:)
Boa Páscoa para TODOS
Novo Código da Estrada
Tudo o que seja realizado com o objectivo de diminuir a sinistralidade nas estradas, é de salutar.
Na minha opinião o agravamento de multas para a condução sob efeito do álcool ou drogas, excesso de velocidade, manobras perigosas e uso de telemóvel, não será suficiente para diminuirmos os dados estatísticos da sinistralidade.
Conduza com Prudência, Obrigada
sexta-feira, março 25, 2005
Aos Engenheiros Estagiários
Foi finalmente publicada, a Portaria nº 282/2005 de 21 de Março, que, corrigindo a Portaria 268/97, permite o acesso dos Engenheiros estagiários ao estágio profissional apoiado pelo IEFP.
O Ministério do Trabalho reconheceu a justiça da posição da Ordem dos Engenheiros sobre a possibilidade dos membros estagiários poderem vir a beneficiar dos estágios financiados pelo IEFP.
Com esta medida a Ordem resolveu um problema que impedia os membros estagiários de usufruirem das condições oferecidas aos não membros, mesmo de outros cursos. Poderemos dizer que é a primeira vitória política, e que nos dará estímulo para as batalhas seguintes.
Posto isto, fico com esperanças de que o meu processo seja aceite apesar de todas as trocas e baldrocas que tive que fazer para conseguir uma resposta positiva... com esta vencida espero que agora não me venham com nenhuma banhada!! Há que esperar para ver... a esperança é a última a morrer!
quinta-feira, março 24, 2005
"Inov-Jovem"
A estratégia do programa passa por dinamiza e inovar as PME com a inserção profissional de 1000 jovens em PME através da contratação imediata, e através de apoios para estágios e incentivos à contratação
Na minha opinião, espero que esta medida consiga criar os muito desejados empregos para os jovens, embora penso que 1000 jovens é insuficiente, mas já é um começo. Tenho apenas receio que esta medida aumente a subsidio-dependência de algumas empresas e receio igualmente que aumente demasiadamente a rotatividade de emprego/estágio dos jovens.
Santa Páscoa / Boas Férias
A todos os agnósticos (o meu caso), ateus e crentes de outras religiões, o desejo de umas boas férias e que o sol volte a aparecer, pelo menos durante este fim de semana.
Hasta.
Em nome da nossa segurança...
Os agentes da Amadora foram chamados porque havia distúrbios no tal café. O colega do Paulo abordou o indivíduo e este deu-lhe imediatamente dois tiros na cabeça e fugiu, o Paulo reagiu e foi atrás dele, o tipo voltou para trás e alvejou-o várias vezes no peito...
O Paulo estava apenas há 6 meses na polícia e devia ter disparado apenas meia dúzia de vezes, era um caloiro e como hábito de praxe, é a patrulhar as zonas mais problemáticas, que se aprende a garantir da forma ingrata a nossa segurança. Não tinha muita experiência mas era um tipo corajoso, sempre o primeiro a ajudar um amigo, sem medo! Estava também a juntar dinheiro para comprar um colete anti balas. Os nossos agentes são responsáveis por comprar a própria farda, por comprar o dito colete à prova de bala, por desembolsar dinheiro até para comprar uma camisa rasgada em serviço!!!
Um agente nem sequer pode sacar da arma a menos que seja ameaçado com outra e, quando é ameaçado com armas de fogo acontece que o criminoso não espera que este saque da sua arma antes de começar a disparar à queima-roupa. Para não falar das armas que possuem e da frota ultrapassada!
O Estado deve intervir urgentemente... a insegurança que cada vez se agrava mais no nosso país é resultado da impotência e das condições que a polícia tem, à luz da lei, para manter a ordem.
Pelos Homens que arriscam a vida em nome da nossa segurança... já basta!
Um grande OBRIGADO
Um grande OBRIGADO pelo convite.
Mas neste momento prevaleçe " ".
Já agora tens visto a tua caixa de mail.
Paredes
quarta-feira, março 23, 2005
Citando e Acrescentando
Ser da esquerda é, como ser da direita, uma das infinitas maneiras que o homem pode escolher para ser um imbecil: ambas, com efeito, são formas da hemiplegia moral.
Ortega y Gasset, in 'A Rebelião das Massas'
ACRESCENTANDO:
No centro está a virtude. Está a capacidade de, sem condionamento moral, aproveitarmos valores de esquerda e direita.
Em questões de liberdade individual sou de centro esquerda (despenalização do aborto, direito à eutanásia, liberalização das drogas que ainda são proibidas). Em questões de política económica sou de centro direita (iniciativa privada como motor da economia, livre concorrência entre as empresas e os trabalhadores, liberalização gradual do mercado mundial em todos os sectores de actividade, o Estado como regulador e não como player).
P.S. - Tenho a ideia que, ao contrário do PSD, a JSD acredita nas convicções de esquerda acima descritas.
1000
Considero que o “Observador Cósmico” começa a ter a audiência desejada e merecida.
Parabéns a todos os “Cósmicos”
terça-feira, março 22, 2005
Futuro do PSD
Esta semana está a decorrer em todos os concelhos do País as eleições para os delegados do XXVII Congresso Nacional do PSD.
Analisando os resultados possíveis de algumas secções Concelhias, podemos constatar que as listas que apoiam a candidatura de Luís Marques Mendes à liderança do partido tem obtido resultados indiscutíveis.
Em Guimarães, com duas listas a sufrágio, a lista que apoia Marques Mendes elegeu a totalidade dos delegados, não podia deixar de fazer referencia, que na referida lista foi eleito como delegado ao congresso o nosso colaborador Nuno Leal.
Parabéns Nuno,
Guimarães está com Marques Mendes
Mal por mal...
No fim falamos
Um obrigada aos dois...
segunda-feira, março 21, 2005
Já é Primavera!!!
21 Março - Dia da Primavera/Dia Mundial da Floresta/Dia da Árvore
Chegou a Primavera e com ela a chuva tanto ansiada!! Eu também prefiro o sol, a luz, as flores, os pássaros, as borboletas e o clima temperado. Também pertenço à maioria que pensa que num dia de chuva esta podia cessar para poder saír de casa sem me molhar. Mas... que raio! Todos sabemos que esta faz falta, que sem ela não há equilíbrio, não se conseguem preservar as matas nativas e a protecção dos mananciais, onde a fauna e a flora encontram ambientes diversificados. Por isso, e como hoje é o "Dia Mundial da Floresta" e em muitos países como p.ex. o nosso, o "Dia da Árvore", fico feliz por me ter que molhar cada vez que vou lá fora... e espero que continue a chover moderadamente por uns dias!!
domingo, março 20, 2005
Bombardier
"Portas garantiu empregos aos funcionários da Bombardier" :) :)
E agora heim?!? Pois... o populismo sempre existiu, quem manda acreditar?
Criança em risco
O Forum Vimaranis - associação que ajudei a fundar - é uma associação de jovens quadros, de Guimarães ou lá sentimentalmente ligados, e que pretende promover e fazer discutir Guimarães nos seus mais diversos quadrantes: políticos, culturais, artisticos, sociais, administrativos, etc...
Assim, já organizou actividades sobre a Cultura Castreja, sobre as Áreas Metropolitanas, sobre as tradicioanais festas dos estudantes de Guimarães, as Nicolinas, convidou o prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo para visitar a cidade, entre outras coisas menos visiveis.
Agora, inaugurando uma nova era de actividades, aceitou o repto da AAC para ajudar na organização de uma série de conferências que pudessem alertar a sociedade para os perigos e riscos a que as crianças estão sujeitas, dentro do espirito que o Estado não pode, por si só, resolver todos os problemas. Cabe por isso à sociedade civil tomar a iniciativa de avançar com acções que cubram pontos onde o Estado não consegue chegar.
Da primeira conferência, com o Dr. Luís Villas Boas, da Associação Apoim Galvão, resultou uma boa casa e a ideia que Guimarães precisa de um Centro de Acolhimento de Emergência Infantil.
O aviso está lançado. Falta saber se o Estado e a sociedade civil saberão dar resposta a este repto...
Núvens?
Pois claro, só nós é que temos as asas!!
sábado, março 19, 2005
Dia do Pai
sexta-feira, março 18, 2005
Nebulosa de Emissão
RUMO À FINAL (II)
Parabéns Sporting,
Por falar em futebol (tema que raramente discuto com fanáticos como alguns colegas do Observador Cósmico) sou a favor da venda de medicamento nos estádios, isto porque apenas dava jeito a alguns adeptos, ora vejamos, os dos Porto é aos 3 e 4 sustos por jogo, os do Sporting, já lutam para o empate no campeonato, os do SLB já andam com a cabeça nas nuvens. Ehehehe
Viva o VSC
O referendo à Europa
Apesar de ser um federalista convicto e, se calhar, esta situação apenas beneficiar o "sim", quero aqui deixar bem claro que sou absolutamente contra essa ideia.
Não tenho dúvidas que para o nosso futuro enquanto povo e nação é muito mais importante e decisiva a questão da Europa do que as autárquicas. As decisões estratégicas e que realmente irão afectar as nossas vidas, serão tomadas no âmbito europeu.
Mas pior do que isso... Todos sabemos o défice de informação da população portuguesa em termos de questões europeias. Portanto, exigia-se que o referendo servisse para informar e esclarecer os portugueses relativamente às alterações introduzidas pelo novo texto constitucional. Se o referendo for na mesma data, a discussão sobre a Europa passará ao lado dos meios de comunicação social e, por conseguinte, ao lado da grande maioria dos portugueses.
É possível que seja do interesse dos políticos nacionais que o povo continue afastado e desinformado sobre os mecanismos de decisão na Europa e não discuta publicamente as políticas europeias que, mais uma vez afirmo, são mais relevantes para o nosso futuro do que as autárquicas.
Uma questão pertinente... Quero votar no referendo e abster-me nas autárquicas. Como farei se ambas forem na mesma data? Entregarão os boletins de voto simultaneamente? Vou ter que recusar os boletins de voto para as autárquicas? Agradeço esclarecimento.
RUMO À FINAL

O SPORTING deu mais um importante passo para a conquista da taça UEFA.
Uma exibição quanto baste para levar de vencida a equipa que ocupa o 5.º lugar do campeonato inglês, e que no seu estádio esta época apenas perdeu com o Chelsea, Manchester United e o SPORTING.
SÓ NÓS SABEMOS PORQUE NÃO FICAMOS EM CASA.
Boltei!
Para comemorar o meu regresso vou homenagear o blog com a imagem do dia: 'A Nebulosa de Emissão NGC 6820'.
As nebulosas de emissão são nuvens de gás e poeira onde novas estrelas se formam. O gás é constituído essencialmente por hidrogénio, enquanto que a poeira é formada por minúsculos grãos de grafite e silicatos. No centro destas nebulosas existem, normalmente, enxames de estrelas recentemente formadas, tal como neste caso. Estas estrelas emitem grandes quantidades de radiação ionizante, o que leva o gás a ser excitado e a emitir fortemente.
Antes que me esqueça não posso deixar de dar os merecidos 'Parabéns' aos sportinguistas do 'obs.cósmico' que pelo que já me apercebi estão em força!
E, ala que se faz tarde...
quinta-feira, março 17, 2005
Ganha o consumidor. Perdem os interesses corporativos.
Lembro que, num passado não muito distante, as fraldas e o leite para recém-nascidos apenas eram vendidos nas farmácias. Hoje em dia compram-se em qualquer supermercardo ou loja de conveniência.
A venda deste tipo de medicamentos representa cerca de 25% do volume de negócios das farmácias. Daí os entraves que estas têm colocado ao processo, alegando que apenas os farmacêuticos têm formação para comercializar este tipo de produtos.
Ora, eu nunca utilizei receita médica para comprar uma pomada para pisaduras ou para queimaduras, e muito menos para uma constipação. Quem for a uma farmácia e pedir uns medicamentos para curar uma constipação, deixando à mercê do farmacêutico a questão da marca, este irá vender aquela onde as suas margens são superiores. Qual a diferença entre um antigripine, um cêgripe, um melhoral, ou um ilvico?
Bem-vindo ao "espaço", Nuno. Adeus boxer Sarmento.
Aproveito as boas-vindas dadas ao novo colaborador pelo meu caro amigo Pires Pereira para lhe responder, com uma pergunta, à directa que me dirigiu.
Caro amigo, se morasses em Castelo Branco e tivesses votado PSD, que sentirias se o tipo que encabeçou a lista viesse agora dizer que não gosta de ser deputado??? Possivelmente enganado.
Pois bem, eu já me sinto enganado à algum tempo. Então, o governo do sr. Barroso, em quem votei, fez transbordar a água do copo. Votei num choque fiscal e subiram o IVA. No entanto, o défice corrente continua a rondar os 5%.
Mas, voltando ao cerne da questão, é urgente que se tomem medidas para prevenir que situações como as provocadas pelo sr. Sarmento voltem a acontecer. Se os políticos já são pouco credíveis, estas atitudes só servem para confirmar que o zé povinho tem razão. São interesses pessoais que regem as acções dos nossos políticos, e não a causa pública.
Meu caro amigo Pires Pereira, eu não alimento estas hipocrisias. Enquanto não houver uma reforma efectiva do nosso sistema político, tão cedo não votarei.
A não ser que o sr. Cavaco avance.
Welcome Nuno
Para nós (principalmente para mim) é uma honra contar com a tua colaboração, para além seres um pioneiro na “blogosfera” admiro muito a tua qualidade intelectual.
O “observador cósmico” considera-se um blog com uma corrente independente, antes das pessoas e dos partidos, “lutamos” pelo desenvolvimento do país, dos portugueses. Mas....
..... não deixamos de ter os colaboradores com ideologias, convicções e mentalidades definidas, neste momento és o único colaborador "enraizado" nos aparelhos partidários, brevemente, teremos outro aparelhista partidário, pois o Miguel Carvalho acho que será candidato no congresso do “Partido do Saramago”, o Partido dos Votos Brancos. ehehehe
Lei Eleitoral Autarquica
Resumidamente, pelo que me foi comunicado, o projecto inclui:
- Limitar os mandatos para os autarcas (três no máximo)
- Terminar com a votação para o executivo da autarquia, votando apenas para a Assembleia Municipal e para a Junta de Freguesia.
Na minha opinião, como sempre defendi a limitação de mandatos é muito importante, mas não chega, antes de limitarmos os mandatos era importante verificarmos uma maior responsabilização pelos actos de gestão (neste ultimo não sei se o projecto refere alguma coisa)
Relativamente ao ponto de extinguir a votação para o executivo, confesso que não tenho opinião formada, pelo seguinte motivo, a eleição para os restantes elementos do executivo será apenas votado pela Assembleia Municipal, o que a meu entender, diminuiria drasticamente a qualidades dos Vereadores, e aumentaria a “politiquice aparelhada local” (não basta a que temos?).
PS: não concordo nada é com o referendo para o Projecto da Constituição Europeia se realize no mesmo dia das eleições Autárquicas, existe a necessidade de um grande empenhamento político para o esclarecimento relativamente a esta matéria, nunca o conseguiríamos se esta eleição fosse no mesmo dia das Autárquicas
quarta-feira, março 16, 2005
Mas...quem é mais intelectual? (II)
Soc.:"Mas que? plesidente da Junta de Freguesia?"
Vit.: "não...., eu querer queria ser plesidente da Républica,...prometo ser tão isento ou pior que o Jorginho"
Soc.: "Mas...num sei, so podemos ter um candidato....e mario já me falou no filhote , o Guterres quer voltar a fazer trapalhada........ e para q é q tu queres ser isso?"
Vit.:"Mas......se calhar tenho perfil...eh pá, que dilema tu tens, mas eu sou quase tão bom que o cavaco, e se fizer como tu, na campanha não prometer nada, so falar em objectivos, talvez ganhe"
Soc.: olha continua a trabalhar no teu escritório, afinal tu nem no programa de governo consegues acertar"
Vit.:"Ok, vou passar mais tempo a ler os grandes intelectuais de esquerda"
Soc.: "Até logo camarada"
Mais um a dar palpites...
Antes de mais, o meu agradecimento ao Luís Pires pelo convite para aqui escrever, que muito me honrou.
Depois, os meus parabéns aos restantes membros pela elevada qualidade dos textos que li com atenção. Não prometo uma participação assidua, pois o meu blog já me preenche bastante o pouco tempo disponível, mas vou dar o meu melhor.
E para começar, uma pequena pergunta: como é que se sabe que um governo é socialista?
É fácil.
Duas em cada três propostas são aumentos de impostos!!!! Tivemos um ministro das finanças e um seu secretário de estado que a primeira coisa que disseram foi que não está fora de hipótese aumentar impostos... Depois temos um governador do Banco de Portugal (socialista...) que diz que se deve aumentar os impostos sobre os combustiveis e os automóveis (que todos usam) para não criar portagens nas SCUT's (que apenas servem alguns). Por fim temos a proposta dos medicamentos de venda livre nos supermercados (e se calhar nas bombas de gasolina e já agora, proponho eu, nos estádios de futebol!). Três tomadas de posições, duas propostas de aumento de impostos...
Já agora... Porque é que Guimarães não tem direito a uma SCUT para o Porto, outra para Braga e outra para Vila do Conde/Póvoa? Afinal, a alternativa às actuais A7 e A3 são as velhinhas estradas nacionais, hoje transformadas em ruas, avenidas e rotundas que unem as diversas populações urbanas desta grande área metropolitana que começa em Viana do Castelo e termina em Aveiro... Eu também quero a minha SCUT!!!! Porque ou há moral ou comem todos...
As promessas Caras
"A alternativa à cobrança de portagens passa por impostos sobre veículos e combustíveis"
Vitor Constâncio
"A promessa socialista de manter as SCUT implica uma perda enorme de receita para o Estado e o Estado não pode prescindir dessa receita........terá de cobrar essa receita noutro lado, nomeadamente através de impostos mais elevados sobre os combustíveis, ou de um aumento do Imposto Automóvel"
Francisco Sarsfield Cabral
.....e os Medicamentos
António Saleiro
Presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis
terça-feira, março 15, 2005
Vitorino meteu o rabo entre as pernas
Ontem li um artigo no público sobre o intelectual francês Raymond Aron, onde o distinguiam de Sartre de acordo com a ética "Weberiana".
Segundo Max Weber existe a ética da convicção (as pessoas são julgadas de acordo com as suas intenções) e a ética da responsabilização (as pessoas são julgadas pelos seus actos).
Esta parece-me também uma diferença entre a esquerda e a direita, entre o idealismo e o pragmatismo.
Segundo Raymond Aron, um intelectual não é aquele que se limita a criticar e a assinar por baixo, mas sim aquele que participa activamente na implementação das suas ideias e que assume plenamente as consequências que delas advenham.
O difícil está em desenvolver as ideias aplicando-as na prática.
Pior ainda, o que os políticos não querem é assumir as responsabilidades das suas políticas. E nisto estão todos de acordo. PS, PSD, PP, PCP e BE ainda não vi da parte de nenhum deles medidas concretas de responsabilização política.
Isto para lhe dizer sr. Vitorino, que de boas intenções e textos lindos tá o mundo cheio e o senhor fugiu às suas responsabilidades. Fugiu à parte difícil, senão não aceitaria realizar o programa eleitoral.
Ou será que tem no horizonte uma candidatura a Belém??? Belém não custa nada, não é???
segunda-feira, março 14, 2005
Australopithecus em Vila do Conde
Fiquei parvo, revoltado e envergonhado com aquele povo vilacondense. Primatas de merda.
A policia depois de devidamente alertada com antecedencia quanto baste para actuar, nao foi capaz de impedir a realizaçao do massacre. Autoridades sem autoridade... Se calhar passaram por la para passar umas multazitas... Que tristeza...
Provou-se mais uma vez que relativamente a leis de protecçao animal somos claramente terceiro mundistas. Desde da caça ilegal passando pelos touros de morte, tudo passa impune.
Mas o que mais me choca e´ ver seres que se dizem racionais a regozijar e a vibrar como caes raivosos com o sofrimento de outros animais. Lamentavelmente a especie humana ainda continua a cometer atrocidades proprias dos homens das cavernas.
Quem aprecia espectaculos desta natureza tem um cerebro mais pequeno que uma mosca, que pousa em tudo que e´ excremento.
domingo, março 13, 2005
O "Choque Tecnologico"
:)
P.S.: Enviem sugestões e enviem igualmentee os links que desejarem para eu actualizar
Já Chegaram....
Tanta Crise, desemprego, défice, etc etc etc, a primeira grande medida:
- Vender Medicamentos sem receita médica nos Supermercados,
A meu ver, já existe poderes instalados (para além da Maçonaria e da Opus Dei, como já aqui mencionado), interesses económicos, não me admirava nada que os laboratórios farmacêuticos e os grandes grupos económicos estivessem por trás desta grande medida.
Enfim,
Se posso comprar medicamentos no supermercado, também quero comprar arroz e batatas na farmácia.
:)
sexta-feira, março 11, 2005
9 anos de Sampaio!
......irra.......
não esquecer que este Presidente foi avisado da crise nas finanças publicas que hoje temos.....o cavaco bem falou no "monstro"
........o presidente que nunca deixou de ser do PS.
Ainda falta um ano?
tanto tempo :(
quarta-feira, março 09, 2005
CURIOSIDADE: O que é a electricidade estática?
A electricidade estática dos corpos, que produz às vezes choques eléctricos quando duas pessoas se cumprimentam ou se toca num carro ou em outras superfícies metálicas aumenta nos períodos de seca.
De acordo com o físico Carlos Fiolhais, a causa para a ocorrência de mais choques deste tipo é o ar seco, que é isolador, e não deixa que as descargas eléctricas se façam de forma contínua. Os choques causados pela electricidade estática --carga eléctrica, positiva ou negativa, que todos os materiais e pessoas possuem – – são habituais e resultam do contacto entre cargas diferentes. Só que, com o isolamento, as pessoas concentram em si mais energia e, quando tocam em outra ou em algum outro material, com carga eléctrica diferente, a descarga é maior e, por isso, mais sentida. Quando o tempo está mais húmido, devido à presença de água na atmosfera, as descargas acontecem com mais regularidade e, por isso, são menos notadas. A humidade no ar facilita a passagem de electricidade, dado que a água é boa condutora, acrescentou o cientista Carlos Fiolhais à Agência Lusa.
Para uma pessoa sentir um choque é preciso ter acumulada uma carga eléctrica entre os dois a cinco mil volts, embora com uma intensidade muito baixa. Apesar de parecer muita tensão, estes choques são inofensivos «já que são quase instantâneos e não deixam efeitos», de acordo com o físico.
terça-feira, março 08, 2005
"PS desvaloriza palavras de Luís Campos e Cunha"
...........não vamos levar a sério as palavras de Luís Campos Cunha ?
mas ele não é o futuro Ministro das Finanças?
Ainda não tomaram posse e as trapalhadas Guterristas já andam na rua.
in "JN"
POEMA: Mistério divino da Mulher
e eu senti ao roçares por mim
o grande mistério da mulher
que vive no coração do universo;
aquele que continuamente
vai devolvendo a Deus
o seu próprio rio de doçura;
a beleza sempre fresca e jovem
da natureza,
que salta nos ribeiros espumantes,
e canta na luz da manhã,
e alimenta com ondas de desejo
a terra sequiosa;
onde o Eterno se parte em dois,
numa alegria
que não pode já conter-se,
e se derrama, dolorosamente,
pelo amor.
Rabindranath Tagore - poeta indiano
P.S. - Não acredito que Deus tenha criado a mulher a partir da costela do homem. Para bom entendedor meia palavra basta...
segunda-feira, março 07, 2005
sábado, março 05, 2005
Novo ministro, mais impostos
Sobre isto eu gostaria de dizer duas coisas.
A primeira é que, mais impostos sobre o rendimento das pessoas iria aumentar as dificuldades da classe média em cumprir com as suas obrigações, nomeadamente pagar as prestações da casa e do carro. Mais impostos sobre o rendimento das empresas, num cenário de competitividade entre Estados para atrair investimento, seria absolutamente errado.
As taxas do IVA em Portugal já são das mais elevadas da Europa e o Imposto Automóvel é um absurdo. Mas arrisco um palpite: o orçamento para 2006 contemplará uma taxa normal do IVA nos 21%. E arrisco outro palpite: em 2006 as receitas do IVA serão inferiores a 2005 por via de um decréscimo no consumo privado. Significa isto que o objectivo não só não foi cumprido como diminuem as receitas do IVA.
Sou contra o aumento da carga fiscal. Se Portugal precisa de crescer a taxas superiores a 3% ao ano para haver criação líquida de emprego, não o fará, com toda a certeza, à custa do aumento das receitas por via do aumento dos impostos. Aumentar os impostos significa atrofiar o crescimento, quer pelo lado do consumo quer pelo lado do investimento.
A segunda é que me parece que este discurso nesta fase quer dizer que o próximo governo não terá a força e a coragem necessária para cortar na despesa pública. A tão desejada reforma da administração pública não acontecerá nos próximos anos, o que impossibilitará que o Estado perca peso na nossa economia, antes pelo contrário. Aquilo que critiquei nos dois governos anteriores - a falta de capacidade para efectuar uma redução efectiva da despesa pública primária - vou com toda a certeza criticar neste. Existe uma diferença: o próximo governo não fala em receitas extraordinárias para equilibrar as contas mas sim em aumento dos impostos, logo aumento do peso do sector público na economia.
Isto é exactamente o contrário do que países como a Irlanda ou a Espanha, tantas vezes apontados como exemplos a seguir, fizeram. Estes países não aumentaram impostos porque iriam perder competitividade num mundo em que os Estados competem entre si para a captação de IDE. Estes países reduziram o número de funcionários públicos porque a massificação dos sistemas de informação e das novas tecnologias assim o permitiram.
Estes países reduziram o peso do Estado porque o vêm como regulador do mercado e não como um jogador activo, que ainda por cima tem fama de batoteiro.
sexta-feira, março 04, 2005
Cavaco a Presidente
Cavaco Silva é o mais bem colocado para suceder a Jorge Sampaio no Palácio de Belém. O ex-primeiro-ministro recolhe apoios até da esquerda; 47 por cento dos portugueses dizem que daria o melhor Presidente. E 62 por cento votariam Cavaco numa segunda volta disputada com Guterres. Muito atrás vem Guterres, que Marcelo também derrotaria
in "O Independente"
quinta-feira, março 03, 2005
quarta-feira, março 02, 2005
terça-feira, março 01, 2005
Curiosidades do Universo (II)
Afinal tinham os dois razão (Santana Lopes e Jorge Sampaio), sob pontos de vista diferentes, claro...
Immanuel Kant - Breve biografia e apresentação
Kant manifestou grande simpatia pelos ideais da Independência Americana e depois da Revolução Francesa. Foi um pacifista convicto.É lendária a forma extremamente regrada como vivia. Conta-se que a população de Konisberg acertava os relógios por ele quando passava pelas suas janelas nos seus passeios diários, sempre às 16h30.Morreu aos 80 anos.
A obra de Kant pode ser dividida em dois períodos fundamentais: o pré-crítico e o critico.
O primeiro (até 1770) corresponde à filosofia dogmática, onde é notória a influência de Leibniz e Wolf. Nesta fase realiza importantes estudos na área das ciências naturais e em particular da física de Newton. Entre as suas obras deste período, destaca-se a História Universal da Natureza e Teoria do Céu (1755), onde apresenta a célebre hipótese cosmológica da "nebulosa" para explicar a origem e evolução do nosso sistema solar.Mostra-se partidário da existência de vida em outros planetas, procura mostrar que Deus existe partindo da ordem e da beleza do universo. A partir de 1762, Kant começa a manifestar um vivo interesse pelas questões filosóficas, em especial para a crítica das faculdades do homem.
O segundo período corresponde ao despertar do "sono dogmático" provocado pelo impacto que nele teve a filosofia de Hume. Escreve então obras como a Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Critica da Faculdade de Julgar, nas quais demonstra a impossibilidade de se construir um sistema filosófico metafísico antes de ter previamente investigado as formas e os limites das nossas faculdades cognitivas.
Respondendo às questões colocadas por Hume, afirmou que todo o conhecimento começa com a experiência, mas não deriva todo da experiência. A faculdade de conhecer tem uma função activa no processo do conhecimento. Este não representa as coisas como são em si mesmas, mas sim como são para nós. A realidade em si é incognoscível, tal como Deus. Esta teoria irá permitir a Kant fundamentar o dualismo "coisa em si" e o "fenómeno" (o que nos é dado conhecer). Concepção que irá ter profundas repercussões na filosofia até aos nossos dias.
http://afilosofia.no.sapo.pt/12Kant.htm