terça-feira, outubro 13, 2009

Vitória de Pirro

Foi a mais fraca vitória possível nestas autárquicas. O PSD que tinha ainda há poucas semanas boas perspectivas de reforçar o poder autárquico e até chegar ao Governo, conseguiu perder as primeiras e nestas deste fim de semana, apesar de manter o maior numero de camaras e juntas de freguesia, perdeu municipios emblemáticos (como Figueira da Foz, Leiria ou Barcelos) e não conseguiu o elan necessário para ganhar Braga ou Lisboa. Mesmo as vitórias de Felgueiras ou Faro não são o sal que condimentam uma fraca vitória, que deveria ter sido muito superior.

Em todo o caso, tambem o PS, apesar do melhor resultado de sempre em autarquicas, não pode festejar muito, já que o predominio laranja se mantem.

Destaco ainda Guimarães, em que o PSD conseguiu piorar os resultados 2005 - embora eu admita que a fasquia estava alta e que seria dificil melhorar nesta eleição, mas pedia-se que não piorasse. E isso aconteceu. Menos deputados municipais, menos vereadores, menos juntas de freguesia. E ou o PSD encontra alguem internamente, jovem, com provas dadas na liderança autárquica e bom nome no concelho para avançar em 2013 ou, muito provavelmente, perde essas eleições outra vez. Eu sei quem seria o candidato ideal. Mas não sei se o deva dizer já e lançar o nome. Mas tenho a certeza que esse ganhava. E tinha o meu apoio. Por último, tive pena que o vereador que o PSD perdeu fugisse para o PS e não fosse para o PP, para o Rui Barreira, que terá feito uma excelente campanha (quase dobrou a votação) mas mesmo assim não conseguiu reflectir isso no mandato que era justo ser para ele.

E Gaia, que me dizes, Renato?

1 comentário:

"Fernando Pessoa" disse...

O PSD nacional e local, precisa de uma remodelação urgente.

mas as pessoas parece que continuam a não assumir as derrotas......tudo parace normal

:(