sexta-feira, janeiro 27, 2006
Jantar - ACTUALIZAÇÃO!
DIA 4 de FEVEREIRO de 2006
RESTAURANTE “O MURO”
Concentração na PRAÇA DA RIBEIRA do PORTO às 20h00
Presenças CONFIRMADAS:
- Renato Ribeiro
- Xanaer
- Miguel V. Carvalho
- Fernando Pessoa
- Johny
- Rui Damas
- Despertador
- Bequitas
Presenças A CONFIRMAR:
- Nuno Silva Leal
- Lou Andreas-Salomé
- Manuel Fernandes Silva
- Carlos Morgado
- "Amiga" da Bequitas (eheheh)
FALTAS Confirmadas:
- Macedo
- Cokeina
Visão RAIO X
"Eu entendo-te porque reages assim e tu também entendes porque reajo desta maneira".
Comecei a sentir, com uma frequência que me deixava angustiada, que quem tinha de entender sempre tudo era eu. A empatia ocorria maioritariamente num sentido unidireccional. Sempre apelando à minha paciencia, que é bastante diga-se de passagem, chamava a mim mesma uma espécie de personificação do verbo de encher. E fui assim durante muitos anos. Mas felizmente as pessoas crescem, experimentam situaçoes diferentes e conhecem outros sentimentos.
Através do recurso a monólogos interiores, muito do escuro se torna claro e, quando nos afastamos das situaçoes concretas numa tentativa de análise do nosso comportamento, tendo sempre presente as nossas respostas aos comportamentos dos outros - e vice versa - comecei a ver que me punha sempre em 2' plano. Que nao me importava de apanhar por tabela se isso fizesse com que o outro se sentisse bem. Assustei-me pois aí apercebi-me que os meus niveis de autoestima estavam muito aquém do que era suposto. Não, nem pensar numa coisa destas... As pessoas que me desculpem mas antes de gostar muito de alguém ou ajudar alguem tenho que gostar imenso de mim e ajudar-me a mim mesma. Caso contrário, nada funciona ou ha sempre qualquer coisa que falha. E era isto que estava a falhar. Eu fazer notar a minha posiçao, ao invés de encolher os ombros e, sorrindo, mostrar que estava sempre tudo bem! Tendo habituado muitas pessoas a este comportamento, ao me tornar mais EU (e, se fosse preciso, dar dois berros para que se lembrassem que eu estou ali) criei algumas inquietaçoes em quem não estava à espera desta mudança de atitude.
Ao ver estas reacçoes, sou sincera... sinto-me a pessoa mais feliz do mundo. Nao por, para determinadas pessoas, me ter tornado uma espécie de persona non grata (o que nao é motivo de felicidade para ninguem) mas porque assim vejo, com mais facilidade, quem se apelida de meu amigo familiarizando-se com a minha maneira de ser e de estar e não porque, ao usar o termo amizade sem sequer saber o que é, pensa que isso lhe trará benefícios em qualquer coisa. E esta amizade que tem em vista uma espécie de payback posterior, infelizmente, foi o que mais encontrei vida fora.
Mas nem tudo sao más noticias.
Tive azar nas pessoas de quem me aproximei mais... Mais e demais! Mas outras amizades se encetaram e, por incrivel que pareça, de quem menos estamos à espera. A amizade é algo que se constrói uma vida inteira. O processo não tem a duraçao de um ano, de um trabalho, um projecto, um semestre. A sensaçao de ser um pião e alguem puxar a corda e rodarmos, rodarmos, rodarmos (sem saber bem quando vamos parar) aconteceu-me várias vezes. Tendo algumas delas me deixado deveras tonta... tanto que raramente me sentia sobria, estando a minha mente numa constante doença acompanhada por nauseas próprias do enjoo.
Foi no acumular de alguns destes pensamentos que fiz um "pause" no filme da minha vida e pensei recorrendo maioritariamente à razão em detrimento do coração. Concluí que a culpa dos enjoos e do mau estar era toda minha!
Como ser humanos que somos, temos a tendência de deixar a culpa morrer solteira já que ninguém quer ficar com ela... Mas seria cobardia de minha parte lavar as mãos em todo este processo. As pessoas sao todas diferentes e ainda bem que o sao. Nós somos seres inteligentes, temos a capacidade de discernir ou, pelo menos, decidir o que queremos para a nossa vida. Mais importante que essa decisão é a capacidade de sabermos o que não queremos. Eu sei bem aquilo que não quero mas se tiver que conviver com o que não quero, hei-de faze-lo, sem nunca voltar a cair no erro, outra vez, de esquecer a minha individualidade e mostrar quem e aquilo que sou. Ninguém é mais importante que eu.
E se os outros nos fazem sentir mal ou infelizes com alguma coisa, a culpa é nossa porque lhes demos espaço para isso!
Isto não é uma tertúlia de gourmets!!!
Andei arredado do blog devido a bem-aventuranças políticas e todo o tempo livre que dispunha, ocupei-o a escrever uma peça de teatro, que irá para cena em breve.
Mas, não posso de deixar de dizer que o elevado número de textos e comentários referentes ao jantar é manifestamente indigesta e disvirtua a nossa causa.
O elo comum que nos une é a pena e o punhado de sonhos que ela escreve.
Os jantares cósmicos, ébrios e eloquentes, são um meio para os devaneios da nossa alma, mas jamais um fim a se.
Proponho que as alusões a comida e jantares sejam reduzidas ao mínimo indispensável.
Do capital (ou será da Kapital?)
O Renato e o criador cósmico Miguel voltaram com um apelo às armas (ou aos votos...) - o que no dia em que se sabe que a força dos cintos de explosivos e das armas ganharam umas eleições numa democracia de opereta do médio oriente é no mínimo estranho, mas compreensível, face ao reconhecido pessimismo nos partidos políticos (ou nos políticos?), pelo que vos deixo como sugestão de leitura o texto do Pacheco Pereira, no Público e no Abrupto, "A LENTA DISSOLUÇÃO DOS PARTIDOS".
O meu amigo Pires, que me engajou nesta constelação cósmica, trouxe à liça a 1ª encíclica do Papa Bento XVI, falando-nos de Deus e do amor... E sabes, acho que esse é um dos principais problemas da humanidade hoje: não é que haja quem não acredite em Deus, é que haja quem já nem sequer acredite no amor...
Por fim, last but not least, temos o nosso Damas, irreverente e com uma ponta de sofisticação, sempre pronto para atacar o Capital! Mas depois de ler aquela dos cocktails, a primeira coisa que me veio à cabeça é que ele devia estar a sair da Kapital... Brincadeira... Apesar de o fazer de uma forma algo "violenta" (mais influências palestinianas?) ele coloca aqui uma série de questões que me parecem essenciais nos dias que correm.
Que esperamos nós deste Governo? As medidas cegas que tem tomado, a forma arrogante de tratar os problemas que tem assumido? Que esperamos nós do novo Presidente da República? Que seja interventivo como Soares no 2º mandato ou que seja "mosca-morta" como Sampaio nos primeiros 9 anos de mandato? Estaremos nós a entregar o poder, seja ele o autárquico ou o executivo nacional, a pessoas de bem que queiram resolver os problemas que afectam o nosso país? Haverá mais vida para além do défice, como ousou dizer certa vez o ainda Presidente Jorge Sampaio ao então 1º Ministro Durão Barroso? O capital estará mal distribuído para exigir uma correcta redistribuição, sendo culpa dos "capitalistas" todo o mal que assola o nosso país ou estará nas greves, na falta de empenho dos trabalhadores, no excesso do consumismo da sociedade alimentada anos a fio pelo Governo do Eng. Sócrates a causa desta depressão que atravessamos? Irá Scolari convocar Quaresma ao Mundial? E Vítor Baia, irá retomar a baliza do FC Porto ou arrisca-se a ficar no banco e ir ao Mundial por via desse mesmo facto? Tudo perguntas cuja resposta não encontro mas que nem numa pausa de um qualquer chocolate enquanto saboreio um qualquer cocktail me faz discernir assim tão facilmente...
Talvez, quem sabe, essas respostas estejam no Muro, entre um chouriço assado como mandam as boas regras e uma francesinha banhada naquele molho cujo segredo nem pelo amor de Deus o cozinheiro alguma vez confessará...
Bolas, vou mas é dormir que estas cósmicas derivas nocturnas amanhã vão fazer-me adormecer na depois do despertador (não, não és tu, Xavier...) tocar duas vezes, como o carteiro! Safa...
quinta-feira, janeiro 26, 2006
momento KitKat
SE OS VIREM PASSAR, ATIREM-LHES UM COCKTAIL MOLOTOV!!!


Portugueses,
É necessário um golpe de estado para tirar, a estes dois abutres simétricos, ignorantes, mal-formados e oportunistas, a cadeira imerecida do poder!
Portugueses revoltem-se! Saiam às ruas, ocupem as casas dos ricos, ocupem as herdades dos latifundários, persigam os empresários, banqueiros, arrendatários, usurários e demais capitalistas e deportem-nos a todos para o Brasil!
Portugueses, sempre que passarem em frente à Câmara Municipal da vossa localidade peguem numa pedra e partam um vidro. Sempre que virem um automóvel de luxo, furem-lhe um pneu! Sempre que passem por uma mulher que use carteira italiana, assaltem-na!
Pruduzam cocktails molotovs caseiros, e sempre que forem ao cinema ou as compras, num centro comercial ou hipermarcado, não hesitem, façam explodi-lo!
Façam greve, 24 horas por dia, 365 dias por ano, enquanto o capital não seja redestribuído!
Sonhem com o Quinto Império!
É a hora!
VALETE FRATRES!
Abstenção como Arma
Caros observadores cósmicos, sou um democrata convicto, um liberal, quase anárquico, não o sendo na totalidade por saber das perversidades da condição humana e da impossiblidade da manutenção da ordem, da paz e da justiça com semelhante característica associada à nossa espécie. Apenas gosto de dizer quase anárquico como reforço dos valores liberais, quer no campo económico quer no campo das questões sociais, morais e éticas.
Sou um defensor da democracia e como tal não mais pactuarei com a sua morte lenta. As mentiras sucessivas e sem consequências para quem as afirma retiram credibilidade e confiança ao sistema.
Seria muito fácil encontrar um mecanismo de controlo e que garantisse o cumprimento das promessas sob pena do político em causa ser destituído do cargo. Claro que competiria ao Presidente da República essa tarefa de avaliação. Basta haver vontade para que tal se concretize. Mas neste ponto devem estar todos de acordo, de uma ponta à outra da Assembleia, lutando pela impunidade. Vejam lá que os deputados até criaram uma lei que os retira da barra dos tribunais enquanto exercerem o cargo...
A mim não me enganam mais. A mim não me fazem mais sentir um parvo, ignorante e estúpido que cai uma, cai duas, cai três, cai as vezes que for preciso. NÃO. BASTA.
Se na vossa vida pessoal houvesse uma pessoa que mentisse consecutivamente, como reagiriam? Continuariam a depositar confiança nela? Pois, claro que não!!! Então por que carga de água é que temos que depositar confiança em desconhecidos que nos mentem com quantos dentes têm?
Do meu ponto de vista, o povo deve abster-se, retirando assim a confiança e a legitimidade a quem governa.
O POVO ( E AQUI É QUE TÊM QUE ENTRAR OS MOVIMENTOS CÍVICOS) DEVE OBRIGAR OS POLÍTICOS A RESPONSABILIZAREM-SE PELAS SUAS ACÇÕES OU NÃO ACÇÕES.
OU A DEMOCRACIA MORRE. E NÃO TARDA MUITO.
A ARMA DO POVO!
Ser popular é, por vezes, tentadoramente fácil. Ser impopular é, por vezes, necessariamente difícil. Pertencer ao poder é, por vezes, perigosíssimo para qualquer racional que se preze.
Todos os apoiantes do poder (pelo voto, pelas armas, pela exaltação, pela indiferença) participam do poder. Eleitos e eleitores são um indivisível corpo. Governantes e tolerantes formam um conjunto indisfarçável.
Não foi com o meu voto que “ele” foi eleito…mas “ele”, também não me distanciou do poder, pois não sou tido como abstencionista.
Lembro-me bem, com certeza até bem demais! Das cargas policiais na Ponte 25 de Abril, da introdução das propinas e por ai além…até dos famosos “tabus”.
Mas, apesar disso, sou e serei um democrata, um homem livre e não quero de forma alguma perder a cabeça, muito menos abater o meu coração. Acredito e quero um poder escolhido pelo povo, seja ele qual for! E aceito-o de bom grado! Um poder onde o mais impopular posso dizer de sua justiça e a sua opinião tenha o mesmo valor que a do mais popular.
Tenho medo, tenho muito medo…que a nossa democracia comece a degradar-se e a encobrir uma ditadura!
NÃO…NÃO quero que seja verdadeiro aquilo que ouço do meu amigo de infância, do meu colega de café, do meu vizinho e do meu próprio colega de faculdade quando diz: “Eles são todos iguais! Políticos e politica é tudo a mesma coisa, nem quero ouvir falar disso.” Ou pior ainda: “Isto falta é um Salazar!” NÃO...NÃO admito este tipo de pensamento.
Já que os recuados intelectuais dão as cartas da democracia, cercados pelo critério da quantidade, ao menos que seja o povo a ditar o veredicto! Aos inadaptados compete afirmarem-se do contra, sem contemplações. Eu sei que estes, não querem, jamais ouvir, como outros ouviram em tempos idos da boca de D. Pedro: “Desculpa meu povo, por te obrigar a ser livre.”
Não vacilemos, apesar da imensidão do objectivo.
Em época de conturbado refazer doutrinal, no Ocidente e no Oriente, revejam-se éticas e dialécticas. Acima de tudo não nos vamos deixar “nacionalizar” por multidões nem “reprivatizar” pelos seus condutores.
Liberdade ou Morte, o Voto é a Arma do Povo!
quarta-feira, janeiro 25, 2006
"Deus é Amor"
Ler Aqui
A minha nova agência de viagens
De tantos vícios que tenho -adianto já que são muitos, a começar pelo vício da vida- um que aparece imediatamente a seguir caso os listasse é, sem dúvida, o de pensar. Uso o pensamento como objecto de prazer, de sabor, de alienação e construo um mundo longe deste que piso trocando-o por outro, em que levito. E este vício, quem o experimenta, sabe que é terrível. Prende-nos de tal forma que chegamos a sentir estímulos esquizofrenicos várias vezes ao dia, testando o pé na profundidade do mar em que naufragamos. "Ah! Ainda chego fundo... Posso avançar mais!" E lá vamos nós... a sorrir, de olhos fechados e a respirar fundo! Viajo por mundos inteiros, este e tantos outros que nunca vi, que nunca lá estive mas conheço-os bem... pelo cheiro, pela sensação que me causam quando sei que entro neles. As sensações são várias... diria até múltiplas.
Fico-me grande parte das vezes pelo acto de pensar...
São irmãos.
Não gémeos porque nao apareceram ao mesmo tempo mas quase. A escrita ajuda o pensamento na sua organização. O pensamento ajuda a escrita na fantasia e divagação que lhe é intrínseca. Irmãos simbiontes é o que são. E eu sou a mãe destes dois irmãos. Dos meus apenas. Porque filhos destes... já vi que aqui há muitos. E não, não são filhos orfãos.
Tomando esta comunidade como uma bola gigante de sabão, espero contribuir para a leitura assídua de muitos viajantes que, nao podendo sonhar ou andar de olhos fechados o dia inteiro possam, aqui, de olhos bem abertos, ter constantes bilhetes de ida e volta para aqueles mundos que nos fazem tirar os pés do chão.
Como boa cokeina que sou... pura, purinha... a DDR* (dose diária recomendada) será equilibrada. Longe de mim querer provocar overdoses...
K
Cidadania
Confesso que sou um admirador de movimentos de cidadania, pois a sociedade está farta de politicas, políticos, partidos, politiquices,….. mas a forma de cidadania a ser fabricada terá de ser executada por pessoas totalmente independentes, não por pessoas que dedicaram e dedicam a maior parte da vida à causa partidária, como foi o caso de Manuel Alegre, nem poderá estar demasiado amarrada à esquerda, como é o caso do poeta.
O candidato poeta afirmou no dia do apuramento dos resultados eleitorais que estará sempre disponível para dar voz à cidadania e para novos combates e novas causas.
“aquilo que em tão pouco tempo conseguimos, contra tudo e contra todos, contra ventos e marés, foi por assim dizer um milagre cívico. ….. que há mais espaço de cidadania para além dos partidos políticos e que movimentos cívicos desta natureza são necessários à renovação da democracia e dos próprios partidos políticos.”
Vamos aguardar o desenrolar de novos capítulos?
No meu entender, no médio prazo a cidadania do Alegre deixara de ter espaço de acção na sociedade portuguesa, poderá apenas ter algum palco de actuação no congresso do partido, mas que servirá de nada, pois terá de lutar contra o primeiro-ministro e o governo.
terça-feira, janeiro 24, 2006
JANTAR CÓSMICO


Caros Cósmicos:
Pelo que me foi dado a entender, a maioria senão mesmo todos, preferem o DIA 4 de Fevereiro como data para o nosso Grande Jantar/Convívio Cósmico.
Assim, comecei já com os preparativos para o grande festim que se avizinha e tomei a liberdade de escolher um MAGNIFICO Restaurante Típico do Porto, situado numa das famosas muralhas da Ribeira, mesmo “em cima” do Douro, daqueles que têm um ambiente, que penso ser o, exactamente apropriado para o efeito, musica e decoração a condizer…já para não falar dos EXTRAORDINÁRIOS pratos e petiscos típicos da cidade InBicta.
O Restaurante chama-se “O MURO” e situa-se no coração da Ribeira do Porto, os preços são completamente acessíveis a qualquer normal bolsa em crise.
Aconselho desde já o seguinte Menu:
- Chouriço Assado; Broa; Azeitonas; Presunto e afins
- Tripas à Moda do Porto (as melhores que alguma vez comi em toda a cidade); Bacalhau (de qualquer forma e feitio); Francesinha e Cabrito (só disponível em alguns dias)...depois existem sempre os pratos normais para os esquisitos.
- Baba de Camelo; Toucinho-do-céu; Fruta…
- Café e Digestivos a gosto.
CONSELHO: todo este Menu deve ser, do inicio ao fim, regado com o Melhor Vinho Tinto da cidade do Porto e arredores, o famoso "vinho tinto de Cuba" do Restaurante “O Muro”.
Preço estimável: entre 15 a 20 Euros por pessoa.
Programa de Festas:
Dia 4 de Fevereiro de 2006
20h00 – Concentração dos Cósmicos, junto ao famoso “Cubo”, mesmo no centro da Praça da Ribeira do Porto.
20h30 – Inicio do repasto e da tertúlia.
01h00 – Fim (previsto) do referido repasto e tertúlia.
01h30 – Deslocação para sítio a combinar.
MUITO IMPORTANTE:
Contactos:
domingo, janeiro 22, 2006
PR Resultado
CAVACO SILVA 2739331 Votos 50,59%
MANUEL ALEGRE 1122125 Votos 20,72%
MÁRIO SOARES 776618 Votos 14,34%
JERÓNIMO SOUSA 465566 Votos 8,6%
FRANCISCO LOUÇÃ 287631 Votos 5,31%
GARCIA PEREIRA 23584Votos 0,44 %
4257 freguesias apuradas e 3 freguesias por apurar
Portugal!
Ja temos Presidente!
gostava de ver as vossas analises aos resultados, principalmente no que diz respeito ao duelo Alegre/Soares.
parece-me que o PS é o maior derrotado, por ter escolhido uma estrategia errada. mas falamos disso mais tarde. é hora para festejar! (pelo menos pra mim!)
PORTUGAL JA ESTA MAIOR!
Falta pouco...!
Cavaco Silva, será, na minha opiniao, um justo vencedor. principalmente pela postura estadista que demonstrou durante toda a campanha.
e parece-me claro que não havera segunda volta!
a ver vamos...
sábado, janeiro 21, 2006
Antes que se possa dizer que já a gaivota caga na bóia...
Agradeço a tua provocação. Tenho aqui gravado num ficheiro no computador um ensaio daquilo que pretendia ser um texto onde explicaria aquilo que eu leio da realidade política actual (seja lá o que isso for!). Contudo, e porque as eleições são já daqui a umas horas e um trabalho de mestrado urge ser terminado, e os tempos cronológico e intelectual apresentam-se-me como insuficientes para, cabalmente, poder verberrar sobre o assunto, grandes dissertações sobre a matéria serão inviáveis. Limito-me, contanto, a dizer que os tempos televisivos dedicados a cada candidato poderão (se calhar só como acto de fé se pode afirmar tal alarvidade) corresponder a uma distribuição com proporcionalidade próxima da unidade aos publicos que cada candidato possuirá.
Creio que o homem que não dá cavaco aos opositores vencerá. Ainda bem, digo eu.
Como disse há dias, não simpatizo especialmente com tal personagem (mas ele também não se importará muito com isso), mas é, com toda a certeza (numa análise que evidencie, friamente, a capacidade de cada um poder efectivamente contribuír para o bem geral), o mal menor. Outros há que se concorressem teriam o meu voto.
Quando os tempos me permitirem, voltarei, que nem rato de esgoto, para chafurdar!
E agora ou dedicar-me a Jean Dumarchey.
Critiquem!!
sexta-feira, janeiro 20, 2006
JANTAR CÓSMICO
Tal como tinha ficado combinado, pelo menos implicitamente, estou disponível para organizar o próximo Jantar Cósmico em Gaia.
Como já vos disse, só preciso de saber o DIA e a HORA que mais convêm à maioria!!!
Se for o desejo da maioria também posso tentar desencantar umas entradas em Guest List numa das muito boas discotecas do Porto, ou então planear um programazinho mais calmo num dos magníficos bares da cidade Invicta.
Desde já proponho como data, as únicas noites livres que tenho nos próximos tempos:
Sexta, DIA 3 de Fevereiro 2006
Sábado, DIA 4 de Fevereiro 2006
Fico à espera de comentários, sugestões e afins…
P.S.1- Para jantar preferem tasco típico, onde se come “piorzinho” mas se bebe MUITO BEM…ou restaurante “normal” onde se come melhor mas se bebe pior?!? Heheh…fica à consideração.
P.S.2- Tirem da ideia irmos ao Passerelle depois de jantar porque o dono tá preso!!! Ao Club Champanhe também não deve dar muito jeito porque vão meninas!!! Ihihih…escusam de me mandar Mails a implorar!!! heheh...
quinta-feira, janeiro 19, 2006
Soares de novo...?
permitam-me corrigi-lo (a idade nao perdoa...):
SOARES APARECEU SEMPRE QUANDO PRECISOU DE PORTUGAL!
o que fez soares por portugal? ainda ninguem me respondeu...
Parabéns
Hoje o nosso Cósmico, Miguel Carvalho, festeja mais um Aniversário, está quase um trintão...:)
Muitos Parabéns
Como quem com porcos se mistura farelos come...
Como quem com porcos se mistura farelos come, sinto-me na obrigação de também aqui falar um pouco de política, melhor, da campanha… só o cheiro já me enjoa!
Prountos, antes que vomite aqui vai disto.
Sobre esta campanha o primeiro pensamento que convosco gostaria de partilhar é este: antes quero asno que me leve do que cavalo que me derrube. Trocando por miúdos (expressão que aqui utilizo como mero conectivo textual e exercício retórico – faltam-me os pensamentos e palavras bonitas e inteligentes para mais), não gosto de nenhum dos candidatos em apreço, mas por exclusão de partes fico com o Cavaco. Esta mijinha é só para marcar o meu território.
Agora sim, o Dossier Presidenciais 2006.
Está disponível no site da Marktest e permite acompanhar a cobertura mediática dos candidatos às próximas eleições presidenciais. Afirma que na primeira semana de 2006 foi Cavaco Silva o candidato presidencial que protagonizou mais tempo de informação televisiva, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Daqui em frente só cito.
Na semana em análise, foram 275 as notícias dos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI protagonizadas pelos candidatos às eleições Presidenciais de Janeiro. Estas notícias tiveram uma duração total superior a 13 horas, números muito acima dos registados nas duas semanas anteriores, certamente como reflexo da quadra festiva que então se celebrou.
A TVI, com 83 notícias em que estas personalidades foram protagonistas, foi o canal que mais peças difundiu. Estas notícias representaram 30.2% do total protagonizado por estes candidatos e tiveram uma duração total superior a 3 horas.
A SIC foi a estação que nesta semana, tal como nas duas anteriores, mais espaço em grelha ofereceu a estes candidatos enquanto protagonistas, com mais de 5 horas, repartidos por 66 matérias. Estas notícias representaram 24.0% do total protagonizado por estas personalidades e 39.0% do espaço de emissão total que lhes foi dado, enquanto protagonistas, no período considerado.
Toca a eructare!
quarta-feira, janeiro 18, 2006
Uniao Europeia...?
depois do fracasso da Constituição Europeia, mais um fracasso, desta vez orçamental.
parece-me que este fracasso é muito mais grave que o da Constituiçao.
o Reino Unido tomou para si o papel principal neste ultimo tropeçao europeu, no entanto, devemos estar atentos ao que sucederá a Durao Barroso, que ate agora nao tem tido um mandato nada facil. pode, eventualmente, ficar no historia da UE por motivos que nada nos deverao alegrar... a ver vamos.
muito mais importante que isto:
QUANDO HA OUTRO JANTAR COSMICO?!
PORQUE É QUE A MALTA DO PORTO OU DE GAIA (entendam-se!) NAO SE CHEGA Á FRENTE PARA ORGANIZAR O DITO CUJO?!
aguardo comments...
terça-feira, janeiro 17, 2006
PR 15
Manuel Alegre
Mais um problema fictício
Para mim não é nada polémico e considero um absurdo perder-se tempo a discutir essa questão. Acrescento ainda que acho anúncio pouco atractivo.
Quando todos os dias ouvimos dizer que precisamos divulgar a marca Portugal no mundo, não vejo qual é o problema da utilização do hino nacional.
Haverá algum símbolo superior ao próprio nome da nação? E a bandeira nacional nas marcas de texteis nacionais, pode-se usar?
Alguém anda a querer desviar os portugueses dos assuntos que verdadeiramente afectam as suas vidas. E a comunicação social, no papel de incubadora de polémicas, alimenta esta discussão em torno de temas inúteis.
Gaiorto ou Portaia?!?
Razões para isso não me faltam…a começar pelo seu vinho, que é rotulado do Porto mas produzido no Alto Douro e engarrafado em Gaia.
Só quem não conhece realmente o Porto, é que não pode gostar dele… de esquina em esquina, de cada escada de pedra mal acabada até ao beco mais recôndito, o Porto “sente”, “vibra”, e “ensina-nos” sempre coisas novas! É mesmo verdade, sinto-me muito bem no Porto.
Mas…sou e sempre serei Gaiense… daqueles que, sentado na Ribeira do Porto, por entre uma conversa de amigos, olha para a outra margem e admira a sua cidade, que se estende desde a Serra do Pilar até ao velho casario…
Já não é novidade nenhuma a ideia de alguns políticos, entre eles os Presidentes das Câmaras das referidas cidades, da união entre Porto e Gaia. Mas, cuidado que o povo já não se ilude e há muito que aprendeu a distinguir entre aquilo que é encenação politica e aquilo que é a verdadeira necessidade de ambas as Autarquias travarem entre si um dialogo aberto e leal na procura de tão desejada e benéfica cooperação.
Numa época em que a fusão de empresas, está na ordem do dia, e em que a regionalização fracassou, importa que haja bom senso e que não se deixem de lado aspectos da maior importância como são a identidade e a história de uma comunidade, assumindo que os Municípios não são empresas e que a historia nos ensina que, muitos deles até são fruto de duras lutas pela sua emancipação.
De forma muito sintética quero só referir alguns pontos interessantes e indispensáveis da história da “minha” cidade, Vila Nova de Gaia:
- Em 1255, Gaia, recebe de D. Afonso III o seu 1º Foral com o nome de “Mea Vila de Gaia”;
- Em 1288 recebe de D. Dinis o seu 2º Foral com o nome de “Vila Nova do Rei”
- Em 1384 o Mestre de Aviz, futuro D. João I, sujeita Gaia à dependência do Porto
- Em 1518 recebe de novo e agora de D. Manuel I o seu 3º Foral com o nome de “Vila Nova e Gaia”
É em 16 de Maio de 1832, pelo Decreto nº23 que a Rainha D. Maria II cria definitivamente o Município de Vila Nova de Gaia, ficando constituído pelas freguesias que presentemente o formam à excepção da Afurada, de Guetim que hoje pertence ao Município de Espinho, e de Crestuma (a minha freguesia), Avintes, Sandim e Grijó, uma vez que na época eram elas mesmas um Município próprio.
Finalmente, em 28 de Maio de 1834, tomou posse a 1ª Comissão Administrativa do actual Município de V.N.Gaia, presidida por António Rocha Leão, que ao longo dos anos se tem afirmado, sempre e cada vez mais, como um dos maiores Municípios de Portugal.
Gaia e Porto são duas cidades gémeas que obviamente têm “muito a dizer” uma à outra, mas cada uma delas com a sua personalidade própria, as suas genuínas características e as suas variadas potencialidades.
Todos sabemos que o Porto em si, não tem mais para onde crescer, e é realmente urgente, uma união de esforços, entre Gaia e Porto, em sintonia com os restantes Municípios da Área Metropolitana, para que se crie uma autêntica e poderosa “Região” a todos os níveis. Mas isso não pode ser feito à custa de uma qualquer “anexação” sem geopolítica, fazendo com que Gaia e não só sejam ainda e cada vez mais um mero dormitório do Porto. Gaia tem e merece ter cada vez mais “vida própria”.
É pela Área Metropolitana do Porto, constituída pelo conjunto dos seus nove Municípios, que passa todo o desenvolvimento equilibrado, harmonioso e justo desta Região e nunca pela simples junção/anexação de dois Municípios.
Mas, se a tal junção das cidades é mesmo assim tão benéfica como alguns proclamam, então quero deixar uma proposta no ar: porque não começar por unir, por exemplo, o F.C. Porto, o Boavista F.C., o Vilanovense e os Dragões Sandinenses para que se consiga uma super equipa Europeia?!?
E já agora, se algum dia essa ideia da junção for em frente, proponho que, em vez da futura cidade se chamar Vila Nova do Porto, como sugeriu em tempos o Sr. Presidente da Câmara da Invicta, se utilize uma coisa talvez mais moderna do género “dois em um”, tipo:
Fica à consideração!!!
segunda-feira, janeiro 16, 2006
Porto+Gaia?
Pessoalmente, julgo que isso era uma excelente iniciativa, a vários titulos.
Em primeiro porque demonstrava a muitas outras terras do país que é possivel a união territorial de forma a criar concelhos e freguesias mais fortes, com mais massa critica e peso orçamental e eleitoral, esse sim o factor essencial reivindicativo junto do poder central.
Em segundo porque iria permitir criar um núcleo urbano muito forte, não só do ponto de vista espacial que já existe (e se prolonga pela Maia e Matosinhos) mas também do ponto de vista político, importante para se confrontar com os fortes núcleos galegos em formação (em esepcial Vigo, Compostela e Corunha).
Em terceiro porque internamente iria criar uma cidade com peso político próximo ao de Lisboa, importante para mudar o tipo de crescimento que os poderes políticos pós-25 de Abril apostaram (fortalecer Lisboa).
Em quarto porque a política aconselhada pelos actuais estudos urbanisticos, geográficos e sociológicos vai no sentido de se apostar nas cidades-médias e na criação das cidades-região, conceito que uma cidade Porto+Gaia iria cumprir na perfeição. Afinal, ambas são separadas por um rio apenas, coisa que na maior parte das grandes cidades europeias serviu para unir ambas as margens numa grande metrópole (por exemplo, Hamburgo, Budapeste, Roma, Paris, Londres...).
Protesto contra a falta de atitude em defender a inclusão do Estádio D. Afonso Henriques no Euro 'Sub-21
Ex.mo Senhor
Secretário-Geral da
Federação Portuguesa de Futebol
Após o anúncio pela Federação Portuguesa de Futebol da inclusão do Estádio D. Afonso Henriques na Fase Final do Campeonato Europeu de Sub-21, fui surpreendido agora com a divulgação do respectivo calendário no site da UEFA, onde o mesmo Estádio deixa de constar, sem que surja qualquer justificação para esta escandalosa decisão e, consequentemente, para a exclusão de Guimarães do Campeonato Europeu de Sub-21.
Em todas as ocasiões em que iniciativas promovidas pela UEFA e/ou pela Federação Portuguesa de Futebol decorreram em Guimarães, sempre a Cidade respondeu com empenho, entusiasmo e espírito de colaboração, postura que certamente não foi alheia ao sucesso alcançado por todas elas, destacando-se, evidentemente, o EURO '2004.
Guimarães vive o futebol de forma acalorada, participativa, mas organizada e pacífica.
Por isso, podemos e devemos exigir um tratamento mais respeitoso e responsável por parte de quem criou fortes expectativas que agora vem defraudar, ainda por cima de forma totalmente injustificada. Mais grave ainda, não vi pela parte da FPF até ao momento qualquer tomada de posição no sentido de defender a inclusão deste estádio novamente como estava previsto inicialmente!
Como adepto do futebol e habitante de Guimarães tenho o direito a exigir da parte dos responsáveis federativos todos o máximo empenho no sentido de defender a inclusão do estádio D. Afonso Henriques nos grupos do Euro 'Sub-21. É o mínimo que podem fazer perante as gentes desta terra d'onde nasceu Portugal!
quarta-feira, janeiro 11, 2006
PR 14
Pedro Santana Lopes
domingo, janeiro 08, 2006
Candidato da direita?
Contrastando com a pluralidade de apoios e ideais que integram uma candidatura voltada para um objectivo superior a si mesma, que é o progresso de Portugal nas suas mais diversas vertentes - economico, finaceiro, social, laboral, educacional, I&D, etc - temos 5 candidaturas que nasceram e continuam a assumir-se de forma clara e amíude como contra outra candidatura, para além de emanarem 4 delas directamente de partidos e coligações políticas - Jerónimo de Sousa foi indicado pelo PCP em representação da CDU, Francisco Louçã foi escolhido pelo secretariado do BE, Garcia Pereira é o tradicional candidato a tudo do defunto PCTP-MRPP e Mário Soares foi escolhido ou impôs-se ao PS, ainda não entendi muito bem a lógica da candidatura. Sobra apenas Manuel Alegre que se perfilava para ser o candidato do PS e que devido ao episódio-Soares acabou por ser candidato contra o (ex-?)amigo de longa data e contra a vontade do próprio partido. O discurso destes candidatos é por isso confuso: ora estão a "malhar" no "candidato da direita", ora estão a "malhar" nos outros candidatos da esquerda para se tentarem afirmar sobre eles; só raramente falam sobre o país como candidatos a Presidente...
E é isso que o Povo já percebeu... E é por isso que as sondagens dos candidatos da esquerda raramente ultrapassam a casa dos 15/16%, enquanto as do Prof. Cavaco atingem de uma forma consolidada os 50% e chegam aos 60% como ainda ontem o Público anunciou... E isso só se explica se ele for o candidato da direita (da qual eu não me integro) e do centro-direita (com a qual me identifico claramente) e do centro (com o qual tenho vindo a convergir com a idade...) e até do centro-esquerda (como se percebe pelo apoio de muitos ex-comunistas e sindicalistas moderados, por exemplo). E quem não entende isto e insiste em discursos que apelidam de "candidato da direita" o Prof. Cavaco é, claramente, uma pessoa que não está em condições de julgar e avaliar a grave situação que Portugal atravessa, é uma espécie de "alienado" que não percebe que é a falta de preparação, de capacidade para o momento presente e de seriedade que enfermam as candidaturas da esquerda que fazem com que o Povo esteja a ponderar votar, massivamente, no Prof. Cavaco, portador das qualidades que nenhum do "grupo dos 5" possuí para desempenhar hoje, na conjuntura nacional e internacional, este cargo.
sábado, janeiro 07, 2006
Escolher Um Presidente da República
No nosso sistema constitucional, o Presidente da República deve ser um moderador, um congregador, um árbitro, um regulador político, um provedor e uma referência permanente para os cidadãos, a Nação e o Estado.
As funções de um Presidente da República são eminentemente políticas e, por isso mesmo, as qualidades que se exigem dele são sobretudo, políticas.
Um Presidente da República deve ter experiência de poder e capacidade para unir e concertar, para projectar valores, para mobilizar e para gerar confiança…
Por todas estas razões, um candidato a Presidente da República tem o dever de demonstrar que está nas melhores condições para exercer o cargo, por ter uma noção rigorosa das funções e uma história política que prova a capacidade para as desempenhar.
Para escolher um Presidente da República, a biografia política de um candidato também conta. E não há biografia sem História.
NÃO HÁ HOMENS PROVIDENCIAIS
A crise económica é um dos principais problemas do País. Para vencer a crise, é preciso crescer mais e melhor. Mas atingir esse objectivo não depende de um só homem, providencial e ambíguo. Muito menos de um perito em Finanças, com uma visão estreita e economicista, na chefia do Estado.
Depende, antes de mais, do Governo, da solidariedade institucional entre órgãos de soberania e, sobretudo, da vontade e empenho dos portugueses.
O Presidente da República tem de ser um político competente, sabedor e experiente. Não é, nem tem de ser um especialista.
Tem de garantir, isso sim, a fiscalização pública das políticas do Governo, estimulando a expressão das diferentes opiniões. Tem de defender os direitos de oposição. Tem de assegurar que há transparência nas decisões e na utilização dos recursos do país. São essas as funções essenciais de um Presidente da República…
EM POLÍTICA NINGUÉM TEM RAZÃO SOZINHO
O candidato da direita invoca permanentemente o seu passado e as suas realizações, reivindicando a exclusividade dos méritos. Mas omite sistematicamente os erros e omissões pelos quais é responsável, tal como os tabus em que se refugiou e os silêncios a que se remeteu. Isto é um claro sinal da sua arrogância, auto-suficiência e presunção.
E no entanto, foi o Governo do Bloco Central, chefiado por Mário Soares e constituído pelo PS e pelo PSD, que garantiu a adesão à C.E.E. (hoje União Europeia), que restabeleceu o equilíbrio das contas externas e recuperou a credibilidade internacional do País, transmitindo a melhor e mais rica herança que algum Governo alguma vez recebeu, em Portugal, no século XX.
O candidato da direita também esquece propositadamente que, quando foi primeiro-ministro, beneficiou de condições políticas únicas, de estabilidade e equilíbrio institucionais, que lhe foram proporcionadas pelo então Presidente da República Mário Soares...
EM POLÍTICA É PRECISO SABER UNIR
O passado político intermitente do candidato da direita demonstra que ele não é capaz de congregar equipas, de preparar sucessores e de gerar continuidade. Tal como um eucalipto, seca tudo à sua volta. Secou o seu próprio partido. Só sabe existir sozinho. Nunca governou em coligação e saiu de cena quando pressentiu que não conseguiria obter nova maioria absoluta. Desfez o tabu e fugiu.
Em contrapartida, Mário Soares chefiou um Governo com apoio minoritário e dois Governos de coligação, uma com o CDS/PP e outra com o PPD/PSD. Quando foi eleito
Presidente da República pela primeira vez, o País estava praticamente dividido ao meio e ele soube congregá-lo, mobilizá-lo e uni-lo. Cinco anos depois, foi reeleito por mais de 70 por cento dos votos, designadamente com o apoio do próprio partido chefiado pelo então primeiro-ministro e hoje candidato da direita.
Caso para perguntar: Quem está em melhores condições para unir, mobilizar, moderar e arbitrar? Quem esta em melhores condições para voltar a ser de facto, o Presidente de todos os Portugueses?
EM POLÍTICA É PRECISO SER CLARO E FRONTAL
O candidato da direita e frequentemente ambíguo e dissimulado. Para além dos silêncios e tabus que todos lhe conhecemos, nem sempre diz o que pensa e, as vezes, não pensa nas consequências daquilo que diz. Afirma que a sua candidatura é suprapartidaria e esconde os dirigentes do PPD/PSD e do CDS/PP que o apoiam, como se a candidatura não estivesse a ser preparada já há muito tempo, em articulação e com a colaboração do seu partido. Evita posições claras e frontais sobre questões difíceis, como a guerra do Iraque, o Orçamento de Estado, as políticas do Governo e as reivindicações corporativas. Promete resolver tudo, mas não diz como, nem porquê, nem com que poderes? Que o Presidente da República não tem, porque não estão inscritos na Constituição.
Ora, o Presidente da República deve ser sobretudo, um factor de união, de moderação, de estabilidade e de equilíbrio, situando-se acima dos partidos políticos e das instituições da sociedade civil, garantindo a normal e saudável concorrência entre eles.
A história, a prática política e as provas concretas que já deu, valorizam
Mário Soares para o desempenho destas funções. Tem uma experiência ímpar, esteve sempre presente nos momentos mais difíceis, nunca se eximiu a dar as suas opiniões, nunca virou a cara às dificuldades e desafios, foi capaz de governar o País em tempos de crise económica e política muito complexos, foi capaz de unir, de congregar, de mobilizar e de constituir equipas. Soube sempre concentrar-se no essencial? E essa é, seguramente, uma das mais importantes qualidades de um dirigente político.
Mário Soares tem, por isso mesmo, todas as condições indispensáveis para ajudar a devolver a confiança aos Portugueses e para ajudar a reforçar a confiança em Portugal.
sexta-feira, janeiro 06, 2006
Responde o atendedor de chamadas da Casa de Saúde:
"Obrigado por ter ligado para o Júlio de Matos (Instituto de Saúde Mental), a companhia mais adequada aos seus momentos de maior loucura."
* Se você é obsessivo-compulsivo, marque repetidamente o 1;
* Se você é co-dependente, peça a alguém que marque o 2 por si;
* Se você tem múltipla personalidade, marque o 3, 4, 5 e 6;
* Se você é paranóico, nós sabemos quem é você, o que você faz e o que quer. Aguarde em linha enquanto localizamos a sua chamada;
* Se você sofre de alucinações, marque o 7 nesse telefone colorido gigante que você, e só você, vê à sua direita;
* Se você é esquizofrênico, oiça com atenção, e uma voz interior lhe indicará o número a marcar;
* Se você é depressivo, não interessa que número marque. Nada o vai tirar dessa sua lamentável situação;
* Porém, se VOCÊ votou Sócrates, não há solução, desligue e espere até 2009. Aqui atendemos LOUCOS, não atendemos PARVOS ou INGÉNUOS! Obrigado!
A SURPRESA
"O Presidente da República, Jorge Sampaio, elogiou hoje "o sentido de coragem, de determinação e de decisão" do primeiro-ministro, José Sócrates, e do seu executivo, ao qual se referiu como "o Governo de que Portugal precisa",
in Publico, 06/01/2006
nunca pensei que depois de ter interpretado tao bem o sentimento geral dos portugueses ha coisa de um ano Sampaio fizesse um elogio tao profundo a este Governo...
... porque não me parece que o "sentimento geral" sinto o mesmo que as suas palavras.
é sem duvida a surpresa do ano.
QUEM DISSO ISTO?!
é uma afirmaçao anedótica! quem a tera dito?!
aguardam-se palpites!
a) Pina Moura
b) Jose Socrates
c) Fernando Rocha
d) Manuel Pinho
e) Marco Horácio
f) Bruno Nogueira
quinta-feira, janeiro 05, 2006
O "se" do costume
Eu pergunto: será que a alta do preço do petróleo apenas foi sentida em Portugal? E de quem é a culpa do descalabro das nossas contas?
Somos um país de cenários e de lamentos.
A electricidade não vai aumentar em 2006 aquilo que se previu. As empresas portuguesas verão assim os seus custos com energia equiparados à vizinha Espanha, tornando-as deste modo mais competitivas. Este esforço será mais tarde (cerca de 2 anos) sentido por todos os consumidores.
Os sindicatos já vieram demonstrar a sua discordância por tal medida.
TRABALHADORES: SE ESTIVEREM SINDICALIZADOS NÃO PAGUEM AS QUOTAS. OS GAJOS QUE VOS DEVIAM REPRESENTAR SÓ VOS PREJUDICAM.
E este é o país em que eu vivo... Em que nós vivemos...
quarta-feira, janeiro 04, 2006
Bilderberg
No referido artigo é exposto os nomes de alguns portugueses que já estiveram em reuniões, entre a imensa lista encontram-se os nomes de:
Francisco Pinto Balsemão
Mira Amaral
Joaquim Ferreira do Amaral
António Barreto
Durão barroso
António Borges
Maria Carrilho
António Guterres
Vitor Constâncio
João Cravinho
José Cutileiro
José Manuel Galvão
Marçal Grilo
Miguel Horta e Costa
Margarida Marante
Vasco de Mello
Carlos Monjardino
Murteira Nabo
Carlos Pimenta
Francisco Lucas
Ricardo Salgado
Jorge Sampaio
Nicolau Santos
Artur Santos Silva
Marcelo Rebelo de Sousa
Miguel Veiga
António Vitorino
Oliveira Martins
Ferro Rodrigues
Santana Lopes
José Sócrates
Nuno Morais Sarmento
A ler aqui e também aqui
A arquitectura aos arquitectos!
A arquitectura deve ser exercida apenas e só pelos arquitectos. É assim que se passa na União Europeia, mas em Portugal um engenheiro, um engenheiro-técnico, um agente-técnico (vulgo "desenhador") ou até um engenheiro de minas poide subscrever um projecto de arquitectura! Quando temos dores de dentes não vamos ao oftalmologista, ao enfermeiro ou ao "bruxo"; serão todos técnicos especializados mas aquele que foi preparado para nos tratar dos dentes é o dentista. Nós, "pobres" arquitectos subjogados pelo vestuto Decreto-Lei 73/73, não podemos ter essa honra de nos prepararmos para depois ver "cão e gato" a fazer o nosso serviço! Sendo que os louros do que é bom raramente recaem sob os arquitectos mas constantemente a sociedade nos recorda do péssimo urbanismo e "mamarachos" espalhados por aí que muitas das vezes nem são de autoria de arquitectos!
Serve esta introdução para dizer que foi já admitido no Parlamento a iniciativa legislativa promovida pela Ordem dos Arquitectos que visa a revogação parcial do Decreto-Lei 73/73 e cujo historial do processo pode ser conhecido neste aqui.
PR 12
"Todos os portugueses estão convocados para fazer aquela escolha que melhor pode salvaguardar o futuro de Portugal"
Cavaco Silva
terça-feira, janeiro 03, 2006
Olha quem acordou...!
e dessa maioria, um deputado da Nação em particular me motiva a escrever hoje.
mas primeiro, a minha definição de deputado à Assembleia da Republica:
um cidadão que pelas suas capacidades em dada area da actividade social, se destacou, e que por ser considerado dos mais capazes (genericamente) entre os seus pares, foi eleito para representar os demais cidadaos da melhor forma que for capaz, colocando sempre acima de tudo, os mais elevados interesses da Nação e dos Cidadãos que representa.
infelizmente tenho consciencia da realidade parlamentar portuguesa...
mas por não perceber como é o dr. JOAQUIM Augusto Nunes PINA MOURA capaz de conciliar os "os mais elevados interesses da Nação e dos Cidadãos que representa" com o cargo administrativo que ocupa na IBERDROLA é que escrevo este artigo.
não consigo encontrar resposta clarificadora para seguintes perguntas:
como pode um deputado da Nação ser director executivo de uma empresa como a IBERDROLA, quando a incompatibilidade dos cargos é gritante?!
como pode a comissao parlamentar de etica continuar em silencio quando a empresa espanhola que o deputado PINA MOURA dirige se prepara para assaltar a rival portuguesa EDP?!
como pode a consciencia colectiva do PS permitir-se ao silencio, quando um seu deputado coloca os interesses corporativos e pessoais à frente daquilo para que foi eleito?!
a minha resposta às tres questoes, de uma so vez: NAO PODE!
NAO PODE o dr. PINA MOURA ser deputado, quando tem interesses privados muito fortes, susceptiveis de porem em causa os superiores interesses nacionais;
NAO PODE a comissao parlamentar de etica (composta por 22 deputados, 22 consciencias!) continuar calada, quando estamos perante um caso de incompatibilidade obvia, e principalmente, quando o deputado PINA MOURA actua contra os principios que para mim deveriam ser sagrados para um deputado;
NAO PODE o PS continuar a assobiar para o ar, quando casos verdadeiramente escandalosos como este ocorrem com deputados seus e, neste caso, ex - minitro tambem, sob o risco de contaminar de forma irremediavel a opiniao dos portugueses acerca da politica e dos seus agentes, nomeadamente os partidos politicos.
e por fim, o presidente da republica (para justificar o titulo)...
sera recordado como o PR que acordava sempre quando a casa ja quase ruia, depois de muito arder.
infelizmente, ja o demonstrou por diversas vezes.
desta vez, foi fiel a si mesmo.
so depois de estar uma proposta em cima da mesa para a direcção da EDP é que o PR acorda estremunhado para dizer que afinal quer saber como é que vai ser o futuro da EDP;
acorda para perguntar o que se esta a passar, quando o mais importante ja se passou; e enquanto ressonava, um seu camarada de partido preparava-se para tomar de assalto uma das mais importantes empresas portuguesas, a EDP.
espero para ver o que fará a seguir o "moribundo" jorge sampaio.
espero para ver as cenas dos proximos capitulos na EDP, tendo quase como adquirido que o deputado PINA MOURA continuara a ocupar o lugar para que foi eleito na AR, assim como o cargo que ocupa na IBERDROLA.
e espero que a comunicação social acorde tambem.
sábado, dezembro 31, 2005
PR 11
Garcia Pereira - O também candidato à Presidência da República
PR 10
José Sócrates em entrevista ao "Correio da Manhã"
sexta-feira, dezembro 30, 2005
Pró ano é que é...
Tivemos sismos, tivemos uma lesão no joelho do primeiro ministro, e tivemos a esposa do Manuel Alegre acompanhada do seu marido no programa da Fátima Lopes hoje de manhã.
The end is near... but there is a new beginig ahead (em inglês para ser fiel ao pensamento que me ocorreu)!
Desejo a todos os cósmicos e a todo o seu vasto auditório um grande ano com inúmeros sucessos,nomeadamente com Cavaco a presidente, com a consequente recuperação económica, com edições discográficas melhores que em 2005 (o que não será fácil) , e o segundo prémio do euromilhões já que o primeiro é meu (mesmo assim acho que vos chegará perfeitamente)...acho que também seria bom para todos que o FCP fosse campeão...ah, e a desejada profissionalização de todos os observadores e deste blog, a bem do país!!!!
...e sem medo de me tornar banal, desejo AMOR SAÚDE E ALEGRIA a todos vós...
quarta-feira, dezembro 28, 2005
Finalmente...
sábado, dezembro 24, 2005
Um Santo e feliz Natal e um ano de 2006 em cheio...
PR 9
Cavaco Silva: 52%
Mario Soares: 22%
Manuel Alegre: 12,5%
Jerónimo Sousa: 6,9%
Francisco Louçã: 5,7%
PR 8
sexta-feira, dezembro 23, 2005
quarta-feira, dezembro 21, 2005
Soares - 1 Cavaco - 5
assim que começou a segunda parte, soares disse que cavaco "não chega aos portgueses". fico entao com uma duvida que é: como sera possivel explicar, à luz do que disse soares, a sublevação popular (no sentido positivo!) em torno da candidatura de cavaco silva?
soares - 0
cavaco - 1
soares manteve a sua estratégia de ataque gratuito, sacando daquele que soares pensou ser o seu maior trunfo para o debate: a magnifica MAQUINA DO TEMPO!
no entanto, o facto de soares estar sempre a ir ao bau rebuscar memorias poeirentas deste ou daquele pormenor, serviu para cavaco sublinhar a sua visao de futuro e o seu sentimento de confiança.
recordo uma situação caricata: cavaco acaba de falar de uma questao do tempo em que era PM e soares interpela os jornalistas sobre o facto de cavaco silva estar sempre falar do passado; assim que lhe concedem a palavra, ele proprio, mario soares, introduz uma questao relacionada com a sua presidencia da republica e governação de cavaco, ou seja, de ha muitos anos atras!
soares - 0
cavaco - 2
no decorrer do debate, soares situa cavaco silva à direita, no panorama politico, dizendo que cavaco nao pertence de facto ao quadrante social democrata. chega mesmo a dizer que cavaco tem "vergonha" do PSD... cavaco responde bem, dizendo que teve que subir a custo na vida e que suou muito para conseguir tudo o que conseguiu, e foram as dificuldades por que passou que lhe incutiram uma consciencia social que o enquadra na social democracia. mais uma vez, cavaco utiliza um ataque de soares para publicitar os seus ideias: responde de forma breve e superficial aos ataques venenosos de soares e passa de imediato ao essencial, ou seja, as propostas sobre a Presidencia da republica.
na verdade, cavaco silva foi entrevistado por 3 pessoas: 2 jornalistas e mario soares. ja que soares, fazendo perguntas em catadupa, procurou entalar cavaco, principalmente no que dizia respeito aos poderes presidenciais (tema recorrente ao longo do debate, mas ja la iremos!).
e graças à estrategia de soares, cavaco foi um mero "respondedor"!
esse papel de "respondedor" beneficiou-o, ja que soares raramente deu respostas para as perguntas que colocava, enquanto cavaco silva aproveitava para apresentar o seu ideal para a PR.
soares - 0
cavaco - 3
o tema dos poderes presidenciais foi recorrente ao longo do debate. na minha opiniao soares tem razao quando diz que cavaco nao vai governar a partir de belem. julgo que cavaco silva esta iludido com a PR, pois está convencido que podera ter um papel directo no desenvolvimento de portugal, quando a verdade é que essa acção sera apenas indirecta e muitas vezes superficial.
mas cavaco explicou bem como pretende ajudar o governo (qualquer governo!)a dar a volta aos problemas porque o pais passa: dialogando com o maximo de agentes de desenvolvimento que lhe seja possivel, exercendo de forma tranquila, mas preocupada, a magistratura de influencia.
soares tentou, mais uma vez, forçar ao erro de cavaco silva, perguntando-lhe qual seria a solução preconizada por cavaco enquanto PR para uma serie de problemas como greves, conflitualidade social, etc, pondo sempre em cima da mesa a questao da convivencia entre belem e s. bento.
cavaco respondeu com a cartilha: dialogo e afins... e talvez este tenha sido a unica falha de cavaco: a repetição das suas ideias chave.
no entanto ficou clara a postura dos dois candidatos relativamente à PR: de um lado uma visao construtivista do outro uma visao conflitualista, reflectindo talvez a forma de estar e as experiencias passadas como PM e como PR dos candidatos...
avançando no debate, soares insinuou que cavaco nao teria opiniao formada sobre determinados temas, dando como exemplo a globalização. naturalmente, cavaco "ensinou" a soares algo mais sobre globalizaçao...
soares tentou ainda dimunuir cavaco silva, dizendo de uma forma baixa: "bem
sei o que me diziam de si, os meus amigos de bruxelas..." cavaco acabou por entrar no jogo de soares, respondendo directamente ao adversario, mas mantendo um nivel que soares nunca consegue acompanhar.
soares voltou a carga, tentando, reduzir cavaco silva ao seu pensamento economicista, apesar de ter sido notorio durante todo o tempo uma diferença abismal de pensamento e visao politica para o cargo a que ambos se candidatam!
soares, que me parece ter a sensação de ter construido a democracia portuguesa sozinho, afirmou que teve um plano para portugal no pos 25 de abril, insinuando que esse tal "plano" concretizou melhorias significativas no pais...! agora eu pergunto: ELE ESTAVA A FALAR DE QUE?! O QUE FEZ ELE POR PORTUGAL?!
soares - 0
cavaco - 4
MENSAGEM FINAL (descontos de tempo)
soares, pela primeira vez (que eu visse) nao se agarrou às cabulas, falando de forma aberta (e talvez por isso tenha tido alguns lapsos no discurso...): abordou a questao da crise politica, afirmando-se como garante de tranquilidade e estabilidade politica; voltou tambem a sublinhar a questao da função e dos poderes do PR.
nos descontos de tempo, soares foi completamente o oposto do que foi no tempo regulamentar, onde foi conflituoso, pouco concreto e onde o seu discurso foi redondo e inquisidor para com o adversario.
cavaco manteve-se igual a si mesmo, mantendo a imagem tranquila e confiante que tem trabalhado: falou ao eleitorado em geral e aos indecisos em particular, apelando ao voto em si, voltando a chamar a atençao para a importancia do futuro de Portugal que se joga nestas eleiçoes.
soares - 0
cavaco - 5
por fim, os tempos de posse de bola: cavaco teve mais 42 segundos de palavra.
parece-me injusto.
por isso, eu proprio marco um golo por soares.
RESULTADO FINAL
soares - 1
cavaco -5
terça-feira, dezembro 20, 2005
Soares - 0 Cavaco - 0
soares nao quis desvendar a estrategia que iria seguir, mas tb nao era preciso, porque toda a gente ja sabia que iria ser uma estrategia de ataque e de confronto. no fundo, o tipico. aguardo ansiosamente a altura em que soares começara a jogar baixo, ja que esse é o seu tipico jogo politico.
cavaco permanece fiel a imagem que construiu nos ultimos anos e ao que quer transmitir enquanto candidato: tranquilidade e confiança. cavaco esta calmo, responde para a frente e nao para os lados, apresentando a visao que tem para um portugal de confiança e de futuro.
vamos ver o que acontece nos proximos rounds...!
PR 7
Cavaco Silva: 57.9%
Manuel Alegre: 16.2%
Mario Soares: 14.8%
Francisco Louçã: 5.8%
Jerónimo Sousa: 5.3%
segunda-feira, dezembro 19, 2005
Sobre o TUDO
Pois pergunta o meu amigo “Fernando Pessoa” se eu terei tempo para escrever sobre tudo? Tempo tenho eu! Vamos lá ver é se tu o tens para compreender isto. Há muito gajo que morreu sem o conseguir. Observemos então:
O tudo poderia ser explicado pela teoria de tudo (só isto já chegaria, mas eu continuo). Seria a teoria que unificaria todos os fenómenos físicos, incluindo as quatro forças fundamentais (gravidade, electromagnetismo, a força nuclear fraca e a força nuclear forte) - um mecanismo pelo qual as partículas interagem mutuamente, e que não pode ser explicado por nenhuma força mais fundamental - a mecânica quântica (parte da física que estuda o movimento das partículas muito pequenas) e a gravitação (força de atracção que existe entre todas as partículas com massa no universo) apenas num tratamento teórico e matemático.
…
Ups, parece-me que isto tem algo de cósmico... foi sem querer!
SE É PARA ESCREVER SOBRE NADA… AQUI FICA
Nunca fui muito de olhar para as estrelas ou quaisquer outros corpos celestes, isto é (guloso!), excepção feita aos casos em que tais substantivos passavam a adjectivos e caracterizavam uma bela fêmea, daquelas que, quais rebuçados, apetece desembrulhar e… bom, dessas. Nem sequer para a lua. Mas aprendi a estar atento. Burro, perdi boas oportunidades de degustar umas… digamos, doses de arroz com perna de cabrito à moda de Monção, tendo muitas vezes de contentar-me com um Achirus lineatus mal passado, se é que me entendem. Tudo porque negligenciava “os poderes da lua”, que desconhecia à partida, bem como de outros astros!
Em toda a minha vida nunca fui, está fácil de ver, um observador cósmico. Fui, para mal dos meus pecados, muitas, mas mesmo muitas vezes, um observador cómico. Estilo babão, eu bem lambia com os olhos (só, porque com o resto nunca tinha conseguido experimentar!), mas não conseguia dar o passo em frente, em direcção ao abismo, quero dizer, à fenda tectónica… pronto, racha (agora já disse, satisfeitos?... e fiquei vermelho), por isso riam-se de mim, o observador cómico!
Não serei diferente agora que me deixam escrever algumas idiotices como esta neste blog… que sirva de lição para nunca mais convidarem alguém como eu!
Um almoço diferente
Passo a explicar.
Uma associação que ajudei a fundar e da qual sou ainda o Presidente da Assembleia Geral, chamada ASCREV - Associação Social, Cultural e Recreativa de Entre Vales, que tem actuado nas periféricas e carenciadas freguesias de Figueiredo, Leitões e Oleiros, todas do concelho de Guimarães, quase sem apoios e apenas com a boa vontade e muito trabalho de alguns dos seus sócios, organizou um almoço de Natal gratuíto destinado aos idosos (+ 65 anos) das 3 freguesias e que contou com a participação de mais de 90 pessoas!
A ASCREV ainda não é IPSS, apesar de termos a informação que o processo - longo e penoso - está quase concluído e desbloqueado e quase não tem receitas - vive de alguns subsidios das juntas de freguesia ou de outras entidades públicas e das pequenas quotas (12 euros anuais) que recebe de cada sócio. Mas acima de tudo vive da boa vontade e do espirito de solidariedade do João Manuel, do Novais, da Natividade, da Conceição, da Joaquina ou da Aurora, entre outros sócios, que souberam e conseguiram em 3 semanas trazer o vinho do pai de um deles, o pão e broa da mãe de outro, outro ofereceu algum bacalhau, outro trouxe as batatas dos seus campos, as sobremesas foram as mulheres que fizeram, tudo isso em troca apenas do sorriso e satisfação de verem os idosos das freguesias animados e a conviverem e a terem, provavelmente, a sua festa de Natal uma semana antes do que seria suposto...
Já pouco tenho contribuido para a ASCREV com o meu tempo - que é cada vez mais escasso - mas tenho muito orgulho em estar associado e saber que ajudei a fundar e concretizar o sonho e a aspiração de um grupo de pessoas boas que sentem que as suas terras, marginais ao concelho e quase enclaves noutros concelhos vizinhos, merecem mais atenção dos governantes que os cerca de 500 eleitores de cada uma delas faz com que na realidade tenham. Mas o meu contributo financeiro (muito mais limitado que aquele que gostaria de poder oferecer) e de influência no meu circulo de amizades e a fazer contactos em espalhar o nome da ASCREV, isso continuo sempre a dar à ASCREV.
Bem hajam estes meus amigos. Um bom Natal para eles, que bem o merecem!
sexta-feira, dezembro 16, 2005
Aréopago
s. m.,
nome de uma colina de Atenas e do tribunal que ali se reunia;
por ext. qualquer tribunal;
qualquer assembleia de magistrados, sábios, etc.
Para que conste, in Priberam, Dicionário On-Line da Texto Editora.
quinta-feira, dezembro 15, 2005
Ota e TGV
"preferia que no próximo Orçamento de Estado, em vez de dois grandes projectos, houvesse 50 projectos de 30, 40 ou 50 milhões de euros.....Porque esse Orçamento tem de ter uma orientação estratégica e a construção do novo aeroporto e da linha ferroviária de alta velocidade não são prioritários......há coisas mais simples e óbvias a tratar”
No País do Futebol e da “Futebolada”
Segundo a Federação Portuguesa de Futebol, os jogos do Grupo A realizam-se em Braga, Guimarães e Barcelos e os do Grupo B em Aveiro, Águeda e Bessa.
As selecções participantes são a Portugal, Itália, Alemanha, França, Ucrânia, Dinamarca, Holanda e Sérvia e Montenegro, o sorteio dos jogos realizar-se a 8 de Fevereiro.
PR 6
Cavaco Silva
Eram tao amigos...
apesar do numero de debates ser em numero excesivo, so ontem consegui ver um debate e mesmo assim em diferido!
falando do debate, digo muito sinceramente: apetece-me votar no Candidato Poeta!
e digo isto porque ao ouvir Alegre, uma qualquer parte do meu pensamento politico (que eu nao sei qual!) é estimulado! possivelmente fruto de uma visao um pouco idealista do Estado e das Instituições, no fundo, da propria sociedade, visao que todos, no nosso ideario devemos partilhar.
Alegre emana uma calma quase budista, tipicamente poetica. e eu gosto disso. a figura de Alegre no debate contrastou completamente com a figura de Soares...!
o decano dos politicos, o homem que ja chegou a uma idade em que pode dizer o que bem lhe apetece, apresentou-se do alto da sua catedra com uma opção tão clara como a sua prepotencia e arrogancia intlectual: diminuir Alegre.
ao longo de todo o debate, a palavra chave para Soares foi "EXPERIENCIA". e de facto, Soares possui uma experiencia que poucos podem gabar-se de ter. no entanto, isso nao me parece uma lacuna num candidato presidencial! Alegre possui mt experiencia politca e não me parece que isso o diminua perante Soares! porque se assim fosse ninguem poderia candidatar-se a PR, a nao ser num segundo mandato!
Para alem disso, a unica questao que eu gostava de colocar (ou que algum candidato lhe fizesse!) era : O QUE FEZ MARIO SOARES POR PORTUGAL!
(porque nao sei mesmo o que fez ele pelo meu Pais. ate hoje ainda nao percebi toda aura que se atribui a Soares, mas se algum Cosmico me quiser explicar, fico agradecido.)
Soares foi arrogante, repito-o. Soares procurava constantemente enconstar Alegre as cordas, fazendo perguntas de forma repetitiva, procurando jogar sempre a carta "dissolução da AR" para a mesa de jogo, ao que Alegre respondeu superior e cobjectivamente, elencando os motivos que o levariam a dissolver a AR.
Alegre mostrou, em alguns pontos, alguma insegurança nas respostas que deu; mas ainda assim superou Soares que confrontado com a questao da OTA, disse que nao tinha opiniao!
Sousa Tavares interpelou-o dizendo que todo o pais fala da OTA e do TGV, como era possivel um candidato a PR nao ter opiniao sobre uma questao da importancia da OTA?!verdadeiramente inacreditavel!
Concluindo, parece-me que, pela imagem que passou, Alegre saiu a ganhar com o debate.
Soares procurou, naquele seu estilo inconfundivel, trazer pequenas questiunculas que denegrissem a imagem do adversario, como o facto de nao ter suspendido o cargo de deputado e vice presidente da AR, a que Alegre respondeu bem; Soares tentou sublinhar a "traição" de Alegre ao PS, mas Alegre passou por cima com classe; e para mim a cereja no topo do bolo foi, sem duvida, o facto de Soares não ter opiniao sobre a OTA!
Tenho que ver um debate com Cavaco Silva para voltar a perceber que o que esta em jogo é Portugal...
quarta-feira, dezembro 14, 2005
vale a pena!
http://errodeparalaxe.blog.pt/
segunda-feira, dezembro 12, 2005
Crise de Coesão
Eu chamar-lhe-ia antes a crise do orçamento ou a crise da coesão, provocada pelos caprichos de dois do Estados Membros - Reino Unido e França.
O primeiro quer que lhe seja devolvido um cheque negociado pela Sra. Tatcher. O segundo quer manter a maioria dos recursos comunitários afectos à Política Agricola Comum.
O RU está a reivindicar uma compensação negociada antes da queda do muro de Berlim, quando ainda não se fazia a mais pequena ideia que a Europa nesta fase seria consitituída por 25 Estados-membros e para a qual, mais do que nunca, é necessário um esforço de coesão. Significa que os ricos têm o dever de contribuir para que os mais pobres de aproximem dos níveis de desenvolvimento médio da União. Ora, com esta proposta de orçamento, os países do alargamento são aqueles que mais perdem, tendo todo a legitimidade para se sentirem enganados pelas promessas feitas pela Europa.
A França, apesar de ter aprovado a Estatégia de Lisboa (estabelece como prioritário para o desenvolvimento da União uma aposta clara na inovação, no desenvolvimento e no conhecimento, condições indispensáveis para vencer no mundo globalizado e competitivo em que vivemos)continua sem abrir mão dos benefícios que lhe traz uma política esbanjadora e injusta como é a PAC. Numa altura em que se torna prioritário a aplicação dos recursos em políticas viradas para a educação e formação, não se compreende como é que a França quer adiar por mais 8 anos (o orçamento que se discute é para o período 2007-2013) uma estatégia estabelecida em 2000.
Torna-se imperioso que estas duas potências europeias deixem para trás os caprichos nacionais e que tenham em conta os verdadeiros interesses da União no médio e longo prazo. Ambas têm que ceder. Este entrave na aprovação do orçamento pode ser um bom indicador do quanto estes dois países estão empenhados na construção de uma Europa mais unida, mais solidária, mais capaz de enfrentar potências como os EUA, a China, a Rússia ou a Índia.
Porque só unidos seremos capazes de defender os nossos interesses nas mais diversas organizações mundiais.
EU ACREDITO NA EUROPA, PORQUE NÃO ACREDITAR É DEIXÁ-LA MORRER LENTAMENTE.
"Jantar" do Blog
É sempre agradável conviver com colegas que gostam de discutir os mesmo temas, diga-se uma grande panóplia de temas. Desde futebol, política, economia, história passando por ovni's e vida extraterrestre. Conspirou-se, conspirou-se e conspirou-se.
A comida estava horrível. Aqui deixo o meu pedido de desculpas públicas aos restantes observadores. Para a próxima jantamos em Vila do Conde, e espero que nunca mais digam que a Vila é igual à Póvoa. ;-)
No fim do jantar, seguiu-se uma tertúlia em casa do nosso amigo Damas acompanhada com J&B e Super Bock e ao som de Jorge Palma.
Ficou deliberado que em 2010 os Observadores Cósmicos liderarão uma revolução se nesta data se verificarem os seguintes cenários em conjunto:
- as contas públicas não estiverem equilibradas;
- não houver ainda culpados no caso Casa Pia;
- Não houver ainda culpados no caso Apito Dourado;
P.S. - No título, jantar está entre aspas porque, na minha opinião e excepção feita ao leite creme, a comida estava uma verdadeira porcaria. Mais uma vez, peço desculpa a todos os presentes, em particular ao Xana e ao Pires que vieram de Guimarães de propósito para comerem tão mal.
sábado, dezembro 10, 2005
PR 5
Cavaco Silva
Mundial 2006
GRUPO D
11/06 17:00 México - Irão (Nuremberga)
11/06 20:00 Angola - PORTUGAL (Colónia)
16/06 20:00 México - Angola (Hannover)
17/06 14:00 PORTUGAL - Irão (Frankfurt)
21/06 20:00 PORTUGAL - México (Gelsenkirchen)
21/06 20:00 Irão - Angola (Leipzig)
Força Portugal, novamente a caminho da Final
quarta-feira, dezembro 07, 2005
Jantares de Natal!!!
Não há pior seca que desperdiçar aquelas horas da nossa existência no mais complexo exercício de cinismo a que tal função nos obriga. Há mesmo caso de relatos de trabalhadores que entram em delirum tremens na véspera do famigerado jantar e até de outros que optaram por se atirar da janela para o precipício ao soarem as badaladas das oito.
O que É difícil de saber É aquilo que mais nos agonia. Se o sorriso idiota do chefe que ainda ontem nos deu uma rabecada só por a gente se ter atrasado a conferir as facturas do mês e que agora nos passa a mão pelo pêlo.
Se o cheiro do sovaco da dona Guilhermina que nos calhou em sorte, ao lado, na mesa. Se o discurso baboco do patrão, com aquelas tretas nojentas que somos todos uma grande família quando se está mesmo a ver nos olhos do gajo
Que o tipo se prepara para cortar a cabeça a metade da malta que ali está.
Também faz parte desta infeliz tradição misturar o maralhal todo para fingir que até somos todos iguais e que lá isso de uns ganharem dez vezes mais que os outros não tem importância nenhuma, pois o que importa É que estejam todos a contribuir para o bem comum, ou seja, para a felicidade dos tipos lá de cima, que com a distribuição dos lucros da firma sempre podem sacar umas gajas boas para dar umas voltinhas sem terem de se sujeitar ao refugo de bares de segunda ou umas viagens a Bragança.
É assim perfeitamente normal que fiquemos entalados na mesa entre o electricista da manutenção, que arrota entre cada pastel de bacalhau que abocanha, e a dona Aurora da secção de pessoal, mulher portadora de uma grande rodagem de estrada, mas que a idade fez encostar as boxes, e que se vai roçando languidamente pelas nossas pernas acima à medida que vai emborcando copos de branco.
É então que se coloca o problema de saber o que se há-de dizer àqueles seis ou sete marmanjos com quem repartimos a mesa. Contar anedotas porcas pode ser perigoso, porque nunca sabemos se o administrador que para ali está a fingir que é igual a nós não será mar*icas e nos limpa o sebo logo no dia a seguir. Falar de gajas e futebol equivale a sermos fulminados pelo mulherio que nos fica de trombas para o ano todo. De trabalho, nem pensar, porque isso fazia logo com que cada um começasse a puxar pelos galões lá se ia por agua abaixo a fraternidade. A única saída é mesmo a de ficar calado, com um sorriso idiota nos lábios, dizendo para o da esquerda que a sopa está melhor do que a do ano passado e para o da direita que o bacalhau está uma delícia.
A melhor safa destas coisas É mesmo arranjar-mos maneira de ficar ao lado da estagiária que entrou o mês passado, gastarmos o jantar nos preliminares do paleio e partirmos a seguir para uma visita as iluminações de Natal.
Com um bocado de sorte, recebemos logo naquela noite um presente caído do céu.
Manuel Ribeiro
In "Notícias Magazine" de 07.DEZ.2003
terça-feira, dezembro 06, 2005
Humor(ou n): Teoria da Conspiração
Em vésperas da eleição de Aníbal, para Presidente da República, o referido amigo, afirma que o PSD encontra-se em decadência por esvaziamento interno, isto é, as principais figuras dos últimos vinte anos estão a abandonar o partido.
“Dane Tuga Vrone”, faz referencia ao surgimento de um movimento de tipo “Eanista”, acima dos partidos políticos e que, se pode constituir num futuro próximo como partido político e fazer em Portugal o que o PRD, do general Ramalho Eanes, não conseguiu fazer. Igualmente lembrando que o próprio Ramalho Eanes está à frente da Comissão de Honra de Aníbal.
A partir da Comissão de Honra do professor Aníbal e esvaziando o PSD pode, finalmente, criar-se uma espécie de partido da Regeneração, um PRD 2, ou melhor, o movimento do "Bloco Central", acima dos partidos.
O processo já está em curso no centro-direita, mesmo antes da eleição de Aníbal, isto é, está em curso a bastante tempo, tornando-se notório apenas desde que Marques Mendes acabou com o debate do Orçamento do Estado e a posição que definiu ao seu partido relativamente ao assunto. Em resposta, ou como pretexto, várias figuras do cavaquismo começarem publicamente a demarcar do actual líder do PSD, iniciando repentinamente com a Ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, principal apoiante de Aníbal, depois, seguida pelas maiores figuras também ligadas às finanças públicas do PSD, como Miguel Beleza, Eduardo Catroga e António Borges.
“Dane Tuga Vrone”, num discurso muito mais pormenorizado, clarifica assim como o PSD começa a ser esvaziado por dentro, dando corpo ao grupo de apoiantes de Aníbal, uma Comissão de Honra aberta, à qual estão a aderir, todos os dias, novos nomes.
PS(D): algumas destas indicações, incrivelmente surgiram e surgem na imprensa nacional do nosso país.
segunda-feira, dezembro 05, 2005
Jantar
DIA 7 MEGA JANTAR CÓSMICO DE NATAL.
Todos os candidatos presidenciais (neste caso não temos "as", o que lamento) requisitaram a sua presença através do nosso email. Respondemos que podiam vir, mas teriam que pagar o jantar. Imediatamente se indignaram e afirmaram que assim não vinham, que não faltavam sítios onde comer de borla. Durante a pré-pré-campanha, durante a pré-campanha e durante a campanha eleitoral terão 100 almoços e jantares à borlix??? Provavelmente mais, e começo a perceber porque é que interessa começar cedo as lutas eleitorais... Voltando ao que importa;
Presenças confirmadas: Lou, Bequitas, Silvinha, Johny, Pires, Macedo, Damas, Miguel.
P.S. - Amigo Damas, fala com o Manuel. Amigo Pires, fala com o Alexandre e com o Xavier. Penso que são os únicos que ainda não disseram nem sim nem não... Peço desculpa se estiver enganado... Abraço cósmico...
domingo, dezembro 04, 2005
PR 4
Marques Mendes
Pergunta inocente
Cavaco não ganha à primeira volta, Alegre é o 2º mais votado. 2ª volta Cavaco vs Alegre.
Pergunta inocente:
Quem vai apoiar José Sócrates, líder do PS, depois das trocas de galhardetes e públicas repreensões que o PS tem feito nas últimas semanas?
Camarate
Acidente ou Atentado?
PR 3
Manuel Alegre
sábado, dezembro 03, 2005
PR 2
Proposta do manifesto da organização “Mário Soares Presidente 3” (MP3)
sexta-feira, dezembro 02, 2005
Ovnis, wormholes, controlo da mente e outras histórias...
Uma das curiosidades deste site, são as dezenas de fotografias tiradas pela sonda SOHO, no âmbito do programa do SETI, onde se descortinam fenómenos singulares, como wormholes, orbs e stargates.
Aconselho, vivamente, a perderem umas horas descobrindo este site... Vale mesmo a pena! Mesmo para os mais cépticos...
PS: Não se esqueçam de clicar em "Especial Antárctida"... Onde a história do fim da 2a guerra mundial é reescrita, entre muitas outras teorias e provas surpreendentes...
Assembleia Cósmica
Presenças Confirmadas: Lou, Bequitas, Silvinha, Johny, Pires, Macedo, Damas, Miguel.
Assim, está marcado para dia 7 de Dezembro, quarta-feira, a próxima reunião cósmica. O local será em Vila do Conde às 20.30. O restaurante carece de confirmação, mas amanhã já conto aqui informar o local exacto. Avanço desde já que estava a pensar no Zé das Letras, que fica na nossa vizinha Póvoa de Varzim.
Silvinha, é óbvio que podes vir...
Renato, também não quero acreditar que o teu post foi censurado. Eu não tive oportunidade de o ler e pedia-te que o publicasses novamente.
Abraço Cósmico.
P.S. - Aos cósmicos que ainda não confirmaram a sua presença, podem fazê-lo sobre a forma de comentário a este post.
Post Apagado?!?
Obrigado
quinta-feira, dezembro 01, 2005
PR 1
"Os protestos dos sindicatos são úteis, porque a democracia é feita de conflitualidade"
Mario Soares

