segunda-feira, julho 31, 2006

3ª guerra mundial?

Tenho lido muita coisa sobre este conflito israelo-árabe e num destes dias li um artigo interessante de um estrangeiro (já não sei nem em que dia nem quem era o autor) no Público sobre como este conflito poderá ser o prenúncio de uma 3ª guerra mundial, pois como ele relembrava todos os conflitos costumam nascer de pequenos actos, às vezes individuais como foi o assassinato do arquiduque do império austro-hungaro nos balcãs, por exemplo, que deu origem à 1ª guerra mundial. Ou, como me lembro agora, da encenação promovida pelos nazis na Polónia que levou à sua invasão para "defender" alguns alemães "atacados" pelos polacos, que deu origem à 2ª guerra mundial.

De facto, não sei se isto será o prenúncio ou não de uma nova confrontação à escala planetária. Mas sei que há nesta altura demasiados países alinhados com diversas coisas/causas e que se movem por ódios e invejas que podem fazer desencadear, como uma faísca numa refinaria de petróleo, uma grande tragédia.

Temos uma Coreia do Norte e um Irão próximos de conseguirem armamento nuclear, um Paquistão e uma India que já dominam essa tecnologia, diversas repúblicas do antigo império comunista que ficaram com tecnologia nuclear, antiga e degrdada, mas está lá... Temos a Venezuela e Cuba que estão sempre do outro lado da barricada dos Estados Unidos. Temos uma velha Europa dividida e sem capacidade de afirmação internacional, com os líderes mais fracos políticamente dos últimos 20 anos e uma ONU minada pela corrupção e pelo seu sistema arquético que funcionamento derivado da guerra fria pós-2ª GG.

Temos países árabes sedentos de uma vingança não sei de quê e com um fundamentalismo religioso pior que o da inquisção europeia há uns largos séculos atrás.

Temos um pequeno país, menor que o Alentejo, criado a régua e esquadro pelo ocidente no meio dos desertos árabes, o qual depende desde o seu primeiro dia do exército para poder continuar a existir (não esquecer que no dia seguinte à ONU ter aprovado a criação do estado de Israel todos os países vizinhos declararam-lhe guerra e começaram os combates...).

Temos os Estados Unidos, a grande potência vencedora da guerra fria, com um imenso arsenal e uma tradicional falta de tacto em resolver os assuntos onde poderia melhor do que qualquer outra nação do mundo poder de facto ser o factor decisivo.

Temos alguns aliados seus tradicionais que por vezes deixam de o ser, em especial na Europa ocidental que deles precisou para se defender do perigo do comunismo para lá da cortina de ferro.

Estou preocupado. Neste momento, parece-me claro que o problema não são os israelitas. Digam-me o que disserem, mas um país que se não usar as armas rapidamente deixará de existir não pode, não é o culpado da violência. Israel está cercado de países que patrocinam movimentos de guerrilha, que estão em guerra com Israel. Países que têm importância pelo simples facto de possuírem reservas consideráveis do principal bem energético que o mundo ocidental precisa: o petróleo.

Não sei quais serão os próximos passos. Sei, tenho a certeza, que se os árabes pousarem as armas, rapidamente havará um período de paz. Sei também, tenho a certeza, que se forem os israelitas a pousarem as armas, rapidamente deixarão de existir enquanto país. Por isso estou preocupado, pois não vejo forma de resolver o conflito de tão extremado que ele está!

terça-feira, julho 25, 2006

É ilegal? Não. É imoral? SIM!

Eu desde já me disponho a trabalhar 3 meses da minha vida na RDP (ou na RTP, se preferirem, tanto se me dá!) desde que com isso garanta desde já uma reforma de 9 ordenados mínimos daqui a 30 anos quando me reformar...

Por essas e por outras, por estas legalidades imorais de uma elíte que devia ter vergonha do que fez nestes 30 anos a este país, é que o meu futuro... é negro!

terça-feira, julho 18, 2006

Jogo Zidane

Finalmente Boas Noticias

«Não há dúvidas que a situação económica está a melhorar»

Vítor Constâncio

segunda-feira, julho 17, 2006

Referência

Colaborador Cósmico referenciado no Abrupto, ver aqui

quarta-feira, julho 12, 2006

Bola de Ouro

Zidane poderá perder a Bola de Ouro, prémio por ter sido o melhor jogador do Mundial, devido à cabeçada a Materazzi na final da prova....quem o diz é o presidente da FIFA, Joseph Blatter.

Ver Aqui

O meu Estado da Nação!

Para mim, é a pior desde 1580! Começo a pensar que a culpa ou é do D. Afonso Henriques que começou isto à estalada na mãe ou dos restauradores da independência em 1640!

Estou deprimido, desanimado, desencantado, desmoralizado, pessimista, irritado.

Sinceramente, de há 5 anos a esta parte tenho tido esperanças seguidas de grandes desilusões. Mas neste momento, atingi o limite.

Não tenho orgulho na nossa economia, débil, estatizada, excessivamente carregada de impostos, medíocre e sem salvação possível quanto ao défice.

Não me revejo nos nossos políticos, que nos têm arrastado para o fundo, que são arrogantes, sem visão, geralmente incompetentes, não sabem o valor do dinheiro nem o que custa ganhar, são muitas vezes mal-educados e arruaceiros, violentos na linguagem (e, se calhar, nos actos) e perpetuam-se nos lugares defendendo-se uns aos outros.

Não tenho gosto do nosso “povinho” que apenas anda sempre no “desenrasca” e que tenta sempre ultrapassar, contornar e violar as leis e os princípios de urbanidade mínimos, adepto da cunha e da pequena corrupção aliada à ineficácia da Justiça que defende-se a si primeiro, ao Estado depois, aos poderosos a seguir e, se houver necessidade disso, ao injustiçado poderá arranjar algum compromisso para que não seja muito prejudicado! Não há respeito pelos outros, atropela-se tudo e todos e de preferência o Estado que no fundo somos todos nós!

Não me revejo nas nossas elites que salvo raríssimas excepções são ainda piores do que aquilo que disse sobre o “povinho”.

Estou cansado. Estou desanimado. Fala-se muito, discute-se muito, mas o pouco que se faz é, na maior parte das vezes, mal feito!

Estou desencantado com a geração que está no poder, que no 25-A estava de calções nas escolas a comemorar ou em manifs nas faculdades com cabeleiras e bigodes inimagináveis para o bom gosto de hoje. Porque não tem coragem de fazer o que deveria ser feito, de matar os velhos fantasmas do marxismo que ainda nos povoam a economia, de matar os fantasmas da direita que nos povoam a política, porque atrás dos pseudo-planos de investimentos e tecnológicos e pip’s e o diabo a quatro apenas se vê maketing eleitoral, gastos sumptuosos de dinheiro em obras de fachada enquanto as infra-estruturas essenciais continuam a aguardar por melhores dias.

É este o Portugal do Século XXI. Tem estádios que custaram fortunas ao erário público mas que não são utilizados (o estádio Nacional em Oeiras e o estádio do Algarve em Faro-Loulé). Tem Internet de alta velocidade em todo país embora tenha cada vez menos gente na maior parte desse mesmo país, restando aí muitas vezes as crianças na pré-escola com os avós idosos analfabetos. Tem cine-teatros e auditórios em todas as cidades mas quase não tem companhias de teatro. Tem piscinas em todas as cidades e continuam a morrer afogados no mar pessoas por não saber nadar nem respeitar regras tão básicas como as bandeiras. Tem hospitais e centros de saúde mas não tem médicos e fecha por isso os serviços, centralizando-os nas grandes cidades. Tem 3 aeroportos no continente, dois deles quase novos, mas insiste em fazer outro que não vai servir BEM ninguém em particular e vai roubar tráfego aos outros dois. Ainda não consegue tirar o máximo do rendimento das linhas de comboio que tem e já está a pensar em fazer novas linhas de comboios de alta velocidade.

Estou triste porque não é este o país que eu quero para os meus filhos. Não é este o país que eu quero para mim.

Se calhar, sou eu que estou a mais neste país.

O Estado da Nação?
Mejor fueramos castellanos, iríamos bien mejor que hoy…

Estado da Nação

Aos meus amigos cósmicos, fica o desafio: qual a vossa opinião sobre o Estado da Nação que hoje se vai discutir na Assembleia da República?

Vou reflectir um pouco e talvez ainda hoje apresente aqui um texto, espero por outras opiniões também.

terça-feira, julho 11, 2006

E...

...se o IVA fosse igual ao de Espanha, será que cada Opel Combo ainda custava mais 500€ num total de mais de 35 milhões de euros por ano de diferença em relação à fábrica da GM em Espanha para onde vão transferir a produção do automóvel?

...será que não era mais fácil atrair investidores estrangeiros?

...será que não era mais fácil manter cá mais investidores, estrangeiros e nacionais?

...será que a economia não acordava e se revitalizava?

...não acabava com muito contrabando de produtos, bem como com os abastecimentos de combustivel nas bombas espanholas mesmo de quem mora a mais de 50Km da fronteira?

quarta-feira, julho 05, 2006

Scolari

o que diz um treinador num jogo do Mundial....(Ver Aqui)

PS: Obrigada ao Zé Maia pelo link

terça-feira, julho 04, 2006

LINDOOOO!!!!

POR FAVOR ouçam e vejam este video!!!
Nuno Luz, reporter da Sic no seu melhor... depois do Cristiano Ronaldo marcar o penalty que mandou os bifes para casa, Nuno Luz diz aquilo que Portugal inteiro queria dizer!!!

http://www.youtube.com/watch?v=_ppfw64CqoM&mode=related&search=portugal%20vs%20inglaterra